Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998
Resumo: Orientador: Angélica Maria Bicudo
id UNICAMP-30_2de1d80f7e6dfcd4dbbc6083a5bec289
oai_identifier_str oai::1157418
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúdeImplementation and analysis of interprofessional discipline in health area coursesRelações interprofissionaisCurrículosEnsino - MetodologiaInterprofessional relationsCurriculunsActive methodologiesOrientador: Angélica Maria BicudoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: As mudanças no perfil etário da população e os diagnósticos de doenças crônicas cumulativas, exigem atendimentos, estabelecendo-se demandas em relação ao ensino nas profissões da saúde buscando a integralidade do cuidado. A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade para a criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Após a análise descritiva da implantação da disciplina de Atenção em Saúde e suas implicações acadêmicas, foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a resignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofessional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estímulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionaisAbstract: The changes in the age profile of the population and the diagnoses of chronic cumulative diseases, require care, establishing demands in relation to teaching in the health professions seeking the integrality of care. The reorientation of vocational training through public policies offered the opportunity for the creation of curricular components, to train students who exercise interprofessional practices. This work makes an analysis of the context and implications for the implementation of an interprofessional discipline in health courses in a public university. After the descriptive analysis of the implementation of the Health Care discipline and its academic implications, a study with an exploratory profile of a qualitative approach was carried out using focus groups composed of tutors, preceptors and students. Defining the categories and their descriptors was used the 3P model for content analysis and results. It is worth emphasizing the resignification of the teaching role, the students' perception of the challenges of interprofessional teaching and the approach to the health service. We discuss in the general discussion of this text lines of discussion together with assistance to the person, sociology and pedagogy. The innovation proposed by the interprofessional discipline of Attention in Health followed the idea of an international agenda. The reports of tutors, preceptors and students were a decisive stimulus to continue advancing in the other series of courses, in collaborative activities and interprofessional practicesDoutoradoEnsino em SaúdeDoutor em Ciências[s.n.]Bicudo, Angélica Maria, 1955-Batista, Nildo AlvesRibeiro, Eliana Claudia OteroFerreira, Beatriz JansenZanolli, Maria de LurdesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Clínica MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiguel, Edson Roberto Arpini, 1962-20192019-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 83 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998MIGUEL, Edson Roberto Arpini. Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde . 2019. 1 recurso online ( 83 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157418Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T16:10:38Zoai::1157418Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-18T16:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
Implementation and analysis of interprofessional discipline in health area courses
title Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
spellingShingle Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
Relações interprofissionais
Currículos
Ensino - Metodologia
Interprofessional relations
Curriculuns
Active methodologies
title_short Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
title_full Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
title_fullStr Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
title_full_unstemmed Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
title_sort Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde
author Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
author_facet Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bicudo, Angélica Maria, 1955-
Batista, Nildo Alves
Ribeiro, Eliana Claudia Otero
Ferreira, Beatriz Jansen
Zanolli, Maria de Lurdes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Edson Roberto Arpini, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interprofissionais
Currículos
Ensino - Metodologia
Interprofessional relations
Curriculuns
Active methodologies
topic Relações interprofissionais
Currículos
Ensino - Metodologia
Interprofessional relations
Curriculuns
Active methodologies
description Orientador: Angélica Maria Bicudo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998
MIGUEL, Edson Roberto Arpini. Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde . 2019. 1 recurso online ( 83 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998
identifier_str_mv MIGUEL, Edson Roberto Arpini. Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde . 2019. 1 recurso online ( 83 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639998. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157418
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 83 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189167005958144