Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465 |
Resumo: | Orientadores: Juliana Freitag Borin, Luis Fernando Gomez Gonzalez |
id |
UNICAMP-30_2e25b5bd4089d73e89da7780aa316eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1248397 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotasIdentification and recovery of inconsistencies in routed vehicle systemsInternet das coisasAprendizado de máquinaCidades inteligentesInternet of thingsMachine learningSmart citiesOrientadores: Juliana Freitag Borin, Luis Fernando Gomez GonzalezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Sistemas de Transporte Inteligente são uma área da Internet das Coisas que possibilitou otimizar várias questões relacionadas a mobilidade urbana, como por exemplo os usuários de transportes públicos poderem visualizar, por meio de um aplicativo móvel, a localização dos ônibus em tempo real, permitindo se organizarem para chegar no ponto no momento correto. Sistemas desse tipo necessitam de algoritmos que identifiquem inconsistências em tempo real para poderem manter a qualidade do serviço, de modo a evitar a exibição de informações incorretas para seus usuários. É possível encontrar na literatura diferentes abordagens para identificação de inconsistências em sistemas de transporte inteligente, porém apenas uma que utiliza inferência de trajeto de veículos para esse propósito, e ela não obtém resultados em tempo real. A disponibilização de resultados em tempo real permitiria recuperar da inconsistência mais cedo, mas tornaria o problema ainda mais difícil sendo que há poucos dados a serem considerados no momento em que o ônibus inicia seu trajeto. Este trabalho propõe algoritmos que inferem em tempo real trajetos de veículos que possuem uma rota predefinida permitindo a identificação de inconsistências em sistemas de transporte inteligentes. Os algoritmos propostos foram analisados e comparados com um algoritmo de referência utilizando dados de sistemas reais. O primeiro estudo de caso considerou um sistema de transporte de um dos campi da Unicamp. Foram elaborados algoritmos preditivos e alcançou-se um resultado de 95% de acurácia para trajetos completos para o melhor algoritmo; adicionalmente, foi possível estimar que esse sistema possui 2,14% de seus trajetos com inconsistências. Posteriormente, foi investigado como os algoritmos propostos se comportariam com grandes volumes de dados provenientes do sistema de ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o que resultou na proposta de um novo algoritmo com maior escalabilidade para lidar com grandes volumes de dados. Neste segundo estudo de caso, o melhor algoritmo de inferência alcançou 73% de acurácia, e foi estimado que 1,5% dos trajetos dessa massa de dados apresentam inconsistências, afetando 315 trajetos por dia. Por fim, foi detalhado um passo a passo para se obter um sistema que monitore e alerte esse tipo de inconsistência em tempo real utilizando o melhor algoritmo encontradoAbstract: Intelligent Transportation Systems are an area of the Internet of Things that has enabled the optimization of several issues related to urban mobility, such as public transport users being able to see the location of buses in real time, allowing them to organize themselves to get to the bus stop at the right time. Systems of this kind need algorithms that identify inconsistencies in real time in order to maintain the quality of service, so as to avoid displaying incorrect information to its users. It is possible to find in the literature different approaches to identify inconsistencies in intelligent transportation systems, however, only one that uses vehicle path prediction for this purpose and it does not obtain real-time results. Providing real-time results would allow the system to recover from its inconsistencies sooner, but it would make the problem even more difficult as there is few data to consider when the bus starts its journey. This paper proposes algorithms that infer in real time vehicle trajectories that have a predefined route, allowing the inconsistencies identification in Intelligent Transportation Systems. The proposed algorithms were analyzed and compared with a reference algorithm using data from real systems. The first step was to work on a transportation system of an Unicamp campi, elaborating predictive algorithms and reaching 95% accuracy for complete routes for the best algorithm, and it was found that this system has 2.14% inconsistencies paths. Later, it was evaluated how these algorithms would behave for a large volume of data from the bus system of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro, and a new algorithm with higher scalability was proposed. It was found that the best algorithm achieved 73% accuracy, and it was estimated that 1.5% of the routes in this mass had inconsistencies, affecting 315 routes per day. Finally, a step-by-step approach was detailed to obtain a system that monitors and alerts this type of inconsistency in real-time using the best algorithm foundMestradoCiência da ComputaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Borin, Juliana Freitag, 1978-Gomez Gonzalez, Luis Fernando, 1985-Pinto, Allan da SilvaSilva, Fabrício AguiarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Leonardo Alves de, 1995-20222022-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (63 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465MELO, Leonardo Alves de. Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas. 2022. 1 recurso online (63 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248397Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T10:03:54Zoai::1248397Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-31T10:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas Identification and recovery of inconsistencies in routed vehicle systems |
title |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
spellingShingle |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas Melo, Leonardo Alves de, 1995- Internet das coisas Aprendizado de máquina Cidades inteligentes Internet of things Machine learning Smart cities |
title_short |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
title_full |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
title_fullStr |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
title_full_unstemmed |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
title_sort |
Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas |
author |
Melo, Leonardo Alves de, 1995- |
author_facet |
Melo, Leonardo Alves de, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borin, Juliana Freitag, 1978- Gomez Gonzalez, Luis Fernando, 1985- Pinto, Allan da Silva Silva, Fabrício Aguiar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Leonardo Alves de, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet das coisas Aprendizado de máquina Cidades inteligentes Internet of things Machine learning Smart cities |
topic |
Internet das coisas Aprendizado de máquina Cidades inteligentes Internet of things Machine learning Smart cities |
description |
Orientadores: Juliana Freitag Borin, Luis Fernando Gomez Gonzalez |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-07-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465 MELO, Leonardo Alves de. Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas. 2022. 1 recurso online (63 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465 |
identifier_str_mv |
MELO, Leonardo Alves de. Identificação e recuperação de inconsistências em sistemas de veículos com rotas. 2022. 1 recurso online (63 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5465. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1248397 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (63 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183977160704 |