Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027 |
Resumo: | Orientador : Ubiratan d'Ambrosio |
id |
UNICAMP-30_2ee31b7fd153c5723721a8d947d1f46f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::48368 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematicaLógica simbólica e matemática - Estudo e ensinoEducação matemáticaOrientador : Ubiratan d'AmbrosioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo:Esta dissertação procura sugerir uma forma de trabalhar a iniciação à Lógica Simbó1ica (matemática), forma essa já experimentada com os alunos da Licenciatura Plena em Ciências que prepara profissionais para atuarem no ensino de Ciências do 1º grau. Num processo lento de ação e de reflexão sobre o trabalho em sala de aula, chegamos a proposta que ora apresentamos. Descrevemos aqui essa proposta e registramos as conclusões a que chegamos, as quais são os limites ou os alcances do trabalho proposto. Ela se baseia no processo dialético teoria-prática, onde a modelagem e a estratégia que faz com que o aluno tome consciência do seu modo de pensar a realidade. Este processo dialético, que faz uso da modelagem explicitado na descrição do trabalho. Esta dissertação mostra um trabalho que pode ser a atividade normal de qualquer educador, ou seja, reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem em sala de aulaAbstract: Not informedO exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)MestradoMestre em Matemática Aplicada[s.n.]D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-2021Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Matemática AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuhl, Vera Jussara Lourenzi19891989-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf84 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027MUHL, Vera Jussara Lourenzi. Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica. 1989. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48368porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-07T11:26:17Zoai::48368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-07T11:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
title |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
spellingShingle |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica Muhl, Vera Jussara Lourenzi Lógica simbólica e matemática - Estudo e ensino Educação matemática |
title_short |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
title_full |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
title_fullStr |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
title_sort |
Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica |
author |
Muhl, Vera Jussara Lourenzi |
author_facet |
Muhl, Vera Jussara Lourenzi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-2021 Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muhl, Vera Jussara Lourenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lógica simbólica e matemática - Estudo e ensino Educação matemática |
topic |
Lógica simbólica e matemática - Estudo e ensino Educação matemática |
description |
Orientador : Ubiratan d'Ambrosio |
publishDate |
1989 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1989 1989-05-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027 MUHL, Vera Jussara Lourenzi. Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica. 1989. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027 |
identifier_str_mv |
MUHL, Vera Jussara Lourenzi. Uma proposta alternativa para o ensinode introdução a logica matematica. 1989. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578027. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 84 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188733917855744 |