Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399
Resumo: Orientador: Miguel Juan Bacic
id UNICAMP-30_303ded96bfd04397ae77701dfb9a7fba
oai_identifier_str oai::210152
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbanoGestão da qualidade totalISO 9000Transportes coletivosTransporte urbanoOrientador: Miguel Juan BacicDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação CientificaResumo: Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de medidas de desempenho - e a definição de um quadro de indicadores - para análise critica da gestão de sistemas da qualidade pela alta administração de uma organização, conforme as normas internacionais da família ISO 9000, revisão 1994, ou mesmo para as revisões mais recentes de tais normas. Este modelo de medidas de desempenho é baseado na metodologia desenvolvida por Kaplan & Norton (1997), no início da década de 1990, denominada The Balanced Scorecard. Essa metodologia foi utilizada por permitir uma análise gerencial sobre os processos de negócios e suas interseções a partir de quatro perspectivas básicas - financeira, clientes, processos e aprendizado e crescimento - ao mesmo tempo em que proporciona uma visão sistêmica do desenvolvimento da estratégia de uma organização empresarial na gestão do sistema da qualidade. O modelo proposto foi aplicado na gestão do sistema da qualidade de uma empresa de serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, a partir da necessidade de adequar este sistema à gestão global da empresa, com ênfàse na qualidade como um diferencial na vantagem competitiva do negócio. Os resultados obtidos demonstram que o modelo de medidas de desempenho proporciona um retomo simples sobre o cumprimento dos objetivos da empresa, permitindo um gerenciamento eficaz e eficiente sobre os processos de negócios, de tal forma a assegurar a conformidade do sistema da qualidade e meJhorar continuamente a sua eficácia, em atendimento aos requisitos das normas internacionais da família ISO 9000Abstract: This resource paper was developed in order to purpose a model of measures of performance, establish a table of contents as well - provide the top management a critical analysis of quality tmnagement systems, according to the international standards ISO 9000, review 1994, or even though for the most recent reviews of such standards. This model of measures of performance is based on Kaplan & Norton (1997) methodology, which was developed early 1990's, called The Balanced Scorecard. This methodology was used for allowing a managemente analysis of business processes and its intersections, starting ftom four basic perspectives: finance, customer, process and learning and growing - at the same time its provides a systemic vision of a company's strategy development conceming its quality system management. The purpose model was applied at a bus service transportation company in order to suit its quality system to the company global management; enphasizing qualiy as a different of advantages on the business competitive market. The results achieved ftom this study show evidences that the model of measures of performance provides a clear feedback about the company's goal accomplishment, allow an efficacious and efficient business process management - ensure its quality system conformity and a continuos improvement of efficiency, according to the international standards ISO 9000MestradoMestre em Qualidade[s.n.]Bacic, Miguel Juan, 1954-Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira dePetenate, Ademir JoséUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em QualidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIgnácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-20012001-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf166 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399IGNÁCIO, Paulo Sérgio de Arruda. Indicadores de desempenho para analise critica: aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano. 2001. 166 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210152porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-08T12:42:37Zoai::210152Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-08T12:42:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
title Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
spellingShingle Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
Gestão da qualidade total
ISO 9000
Transportes coletivos
Transporte urbano
title_short Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
title_full Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
title_fullStr Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
title_full_unstemmed Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
title_sort Indicadores de desempenho para analise critica : aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano
author Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
author_facet Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bacic, Miguel Juan, 1954-
Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de
Petenate, Ademir José
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Qualidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
ISO 9000
Transportes coletivos
Transporte urbano
topic Gestão da qualidade total
ISO 9000
Transportes coletivos
Transporte urbano
description Orientador: Miguel Juan Bacic
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399
IGNÁCIO, Paulo Sérgio de Arruda. Indicadores de desempenho para analise critica: aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano. 2001. 166 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399
identifier_str_mv IGNÁCIO, Paulo Sérgio de Arruda. Indicadores de desempenho para analise critica: aplicação em um sistema de qualidade de uma empresa de transporte coletivo urbano. 2001. 166 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590399. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
166 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188851978076160