A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499 |
Resumo: | Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
id |
UNICAMP-30_31108e66e8653fe9f0f190eda819faf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::771546 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogiaThe reading process for the teaching background : a study on how the literacy concept was read and meant on an immediate context in the "Theoric-methodological foundations of the Portuguese language" subject in the pedagogy majorFormação inicial do professorLeituraLetramentoInitial formation of teachersReadingLiteracyOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tematiza as mediações da professora no processo de leitura de alunos de um curso de Pedagogia, no contexto da disciplina de Fundamentos Teórico-metodológicos de Língua Portuguesa. Nele, assumiu-se como referencial teórico a perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, por compreender que essa abordagem possibilita a compreensão da interação verbal instaurada pela leitura, em suas condições concretas de produção. Metodologicamente, trabalhou-se com a análise das interlocuções produzidas na sala de aula a partir da leitura e nas situações de leitura, buscando-se nesse material, indicadores dos sentidos em circulação no processo vivido. Para tanto, foram tomados como documentos do processo de leitura vivido toda a atividade de planejamento e seleção da professora e a produção oral e escrita das estudantes no decorrer da disciplina, cujo eixo temático foi o conceito de letramento. Os dados produzidos na pesquisa evidenciam a dimensão intersubjetiva, tanto do processo de leitura vivido pelos alunos quanto da professora em relação ao seu papel de mediadora deste processo. Destaca-se a tese de que aprender a cotejar textos possibilita a formação de um leitor autônomo, que vai se constituindo pela mediação, transformando o sujeito ao longo de experiências vividas compartilhadamente nas práticas culturais em que se inserem, sejam elas a prática da leitura ou da docência.Abstract: This work deals with the topic of Teacher mediation in the reading process of students in a Pedagogy course in the context of the discipline of Theoretical and Methodological Foundations of the Portuguese language. It?s been assumed as a theoretical perspective, discursive enunciation of Bakhtin, to understand that this approach enables the understanding of verbal interaction introduced by reading in its concrete conditions of production. Methodologically, it?s been worked on the analysis of dialogues produced in the classroom from reading and reading situations, seeking in this material, indicators of sense on the living process. For this purpose, it?s been taken as documents the reading process lived, all planning activity and selection of the teacher, both oral and written production of students during the course, whose main theme was the concept of literacy. The data produced by the survey highlight the intersubjective dimension of both the reading process experienced by students and the teacher in relation to her role as mediator in this process. There is the argument that learning to collate texts facilitates the formation of an autonomous reader, which is constructed by mediation, changing the subject throughout the sharing of experiences in cultural practices in which they operate, whether the practice of reading or of teaching.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Assoline, Filomena Elaine PaivaPayer, Maria OniceAyoub, ElianaAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-20102010-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf175 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771546porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:56:00Zoai::771546Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia The reading process for the teaching background : a study on how the literacy concept was read and meant on an immediate context in the "Theoric-methodological foundations of the Portuguese language" subject in the pedagogy major |
title |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
spellingShingle |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- Formação inicial do professor Leitura Letramento Initial formation of teachers Reading Literacy |
title_short |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
title_full |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
title_fullStr |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
title_sort |
A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia |
author |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
author_facet |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952- Assoline, Filomena Elaine Paiva Payer, Maria Onice Ayoub, Eliana Almeida, Maria José Pereira Monteiro de Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial do professor Leitura Letramento Initial formation of teachers Reading Literacy |
topic |
Formação inicial do professor Leitura Letramento Initial formation of teachers Reading Literacy |
description |
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-09-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499 OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499 |
identifier_str_mv |
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 175 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138470860423168 |