A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499
Resumo: Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
id UNICAMP-30_31108e66e8653fe9f0f190eda819faf4
oai_identifier_str oai::771546
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogiaThe reading process for the teaching background : a study on how the literacy concept was read and meant on an immediate context in the "Theoric-methodological foundations of the Portuguese language" subject in the pedagogy majorFormação inicial do professorLeituraLetramentoInitial formation of teachersReadingLiteracyOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tematiza as mediações da professora no processo de leitura de alunos de um curso de Pedagogia, no contexto da disciplina de Fundamentos Teórico-metodológicos de Língua Portuguesa. Nele, assumiu-se como referencial teórico a perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, por compreender que essa abordagem possibilita a compreensão da interação verbal instaurada pela leitura, em suas condições concretas de produção. Metodologicamente, trabalhou-se com a análise das interlocuções produzidas na sala de aula a partir da leitura e nas situações de leitura, buscando-se nesse material, indicadores dos sentidos em circulação no processo vivido. Para tanto, foram tomados como documentos do processo de leitura vivido toda a atividade de planejamento e seleção da professora e a produção oral e escrita das estudantes no decorrer da disciplina, cujo eixo temático foi o conceito de letramento. Os dados produzidos na pesquisa evidenciam a dimensão intersubjetiva, tanto do processo de leitura vivido pelos alunos quanto da professora em relação ao seu papel de mediadora deste processo. Destaca-se a tese de que aprender a cotejar textos possibilita a formação de um leitor autônomo, que vai se constituindo pela mediação, transformando o sujeito ao longo de experiências vividas compartilhadamente nas práticas culturais em que se inserem, sejam elas a prática da leitura ou da docência.Abstract: This work deals with the topic of Teacher mediation in the reading process of students in a Pedagogy course in the context of the discipline of Theoretical and Methodological Foundations of the Portuguese language. It?s been assumed as a theoretical perspective, discursive enunciation of Bakhtin, to understand that this approach enables the understanding of verbal interaction introduced by reading in its concrete conditions of production. Methodologically, it?s been worked on the analysis of dialogues produced in the classroom from reading and reading situations, seeking in this material, indicators of sense on the living process. For this purpose, it?s been taken as documents the reading process lived, all planning activity and selection of the teacher, both oral and written production of students during the course, whose main theme was the concept of literacy. The data produced by the survey highlight the intersubjective dimension of both the reading process experienced by students and the teacher in relation to her role as mediator in this process. There is the argument that learning to collate texts facilitates the formation of an autonomous reader, which is constructed by mediation, changing the subject throughout the sharing of experiences in cultural practices in which they operate, whether the practice of reading or of teaching.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Assoline, Filomena Elaine PaivaPayer, Maria OniceAyoub, ElianaAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-20102010-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf175 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771546porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:56:00Zoai::771546Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
The reading process for the teaching background : a study on how the literacy concept was read and meant on an immediate context in the "Theoric-methodological foundations of the Portuguese language" subject in the pedagogy major
title A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
spellingShingle A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Formação inicial do professor
Leitura
Letramento
Initial formation of teachers
Reading
Literacy
title_short A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
title_full A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
title_fullStr A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
title_full_unstemmed A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
title_sort A leitura no processo de formação de professores : um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia
author Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
author_facet Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Assoline, Filomena Elaine Paiva
Payer, Maria Onice
Ayoub, Eliana
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial do professor
Leitura
Letramento
Initial formation of teachers
Reading
Literacy
topic Formação inicial do professor
Leitura
Letramento
Initial formation of teachers
Reading
Literacy
description Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-09-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499
identifier_str_mv OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos teórico-metodológicos de língua portuguesa, do curso de pedagogia. 2010. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612499. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
175 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138470860423168