A teoria cartesiana da substância e a possibilidade de direito da união substancial entre alma e corpo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635070 |
Resumo: | Orientador: Enéias Junior Forlin |
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A teoria cartesiana da substância e a possibilidade de direito da união substancial entre alma e corpoThe cartesian theory of substance and the possibility of substancial union between soul and bodyDescartes, René, 1596-1650MetafísicaSubstancia (Filosofia)DualismoMetaphysicSubstance (Philosophy)DualismInteraction (Philosophy)Orientador: Enéias Junior ForlinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Nesta tese de doutorado, pretendendo demonstrar a possibilidade de direito para haver a união substancial a partir da distinção real, interpretamos que Descartes concebe corpo e alma como substâncias distintas porque têm raízes diferentes e, principalmente devido aos seus interesses científicos, diz que elas são princípios de si mesmos. Ser substância é ser formada com raízes diferentes. Se não for radical, não é substância e não há distinção real. Todavia, mesmo sendo uma distinção radical, ela não impossibilita a união substancial nem esta a anula. Assim, desejamos mostrar que é preciso não confundir radical (de raiz) com contradição entre os seres, ou seja, não confundir exclusão que uma substância faz de sua natureza com a exclusão do ser. Corpo e alma não são "ser" e "não-ser", matéria e anti-matéria um do outro: o pensamento é imaterial e nunca será material, e não que seja anti-matéria; o corpo é material e nunca se espiritualizará, e não que seja anti-espiritual. E valendo-nos também das Respostas às Objeções e das Cartas à Regius e a Elizabeth, criticamos i) Gouhier e Gueroult, para quem a teoria da distinção real gera a impossibilidade de direito de corpo e alma se unirem e interagirem, fato possível unicamente porque Deus é todo poderoso e opera este milagre contrariando a distinção real; ii), Cottingham e Kambouchner que apoiando-se nas cartas à Elizabeth (e a Regius) dizem que a teoria das noções primitivas é crucial e revolucionária na metafísica de Descartes: Cottingham conclui que, no composto substancial, o dualismo acaba à medida que as sensações são o terceiro aspecto distinto do homem além do pensamento e da extensão - donde surge o trialismo cartesiano; Kambouchner diz que sendo impossível explicar a união com a distinção real e conceber como substâncias distintas podem interagir, Descartes teria cedido ao hilemorfismo aristotélicoAbstract: In this research, which aim is to show the (legitimate) possibility of the substantial union through the real distinction, we understand that Descartes conceives body and soul as autonomous substances because of their different roots and, primarily for his scientific interests, says that soul and body are principles in themselves. For them to be substances is to come from different roots. If it is not radical then it is not substance and there is no real distinction. Anyway, even if it were a real distinction, it did not preclude the substantial union and vice-versa. We want to show that it is indispensable to not mistake radical (from root) for the opposition of the beings, to not mistake the exclusion that a substance do for its nature for the exclusion of the being. Body and soul are not "to be" and "not to be", matter and antimatter for each other; the body is material and will never become spiritual, which does not means that it is antispiritual. And drawing on Objections and Replies and on letters to Regius and Elizabeth, we will criticize i) Gouhier and Gueroult, for whom the theory of real distinction generates an impossibility of body and soul unite and interact, which is possible only because God is almighty and operates this miracle against the real distinction itself; ii) Cottingham and Kambouchner who, relying on the letters to Elizabeth (and Regius), say that the theory of the primitive notions is crucial and revolutionary at the metaphysics of Descartes: Cottingham concludes that, at the substantial composite, the dualism ends as the sensations are the third distinct aspect of man after the thought and the extension - where comes the Cartesian triad; Kambouchner says that once it is impossible to explain the union from the real distinction and to conceive how two distinct substances are able to interact, Descartes would have given in the Aristotelian hylomorphismDoutoradoFilosofiaDoutor em FilosofiaFAPESP2013/25335-5BEPE2015/27024-2[s.n.]Forlin, Enéias, 1964-Custódio, Márcio Augusto DaminHulshof, MoniqueBattisti, César AugustoPerez, Daniel OmarOliveira, Erico Andrade Marques deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ednaldo Isidoro da, 1983-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635070SILVA, Ednaldo Isidoro da. A teoria cartesiana da substância e a possibilidade de direito da união substancial entre alma e corpo. 2018. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635070. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063414Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T13:28:01Zoai::1063414Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-18T13:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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