A máquina performática : pequena coreografia de um fascismo da escola neoliberal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12395 |
Resumo: | Orientadores: Alexandrina Monteiro, Antoni Verger |
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A máquina performática : pequena coreografia de um fascismo da escola neoliberalThe performatic machine : small choreography of a fascism of the neoliberal schoolPolítica e educaçãoNeoliberalismoCulturaPerformatividadeEducation policiesNeoliberalismCulturePerformativityOrientadores: Alexandrina Monteiro, Antoni VergerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universitat Autónoma de BarcelonaResumo: No campo atual das políticas educacionais se vê proliferarem programas, bases, diretrizes curriculares, que visam a todo momento reformar o ensino e propor estratégias de privatização, sustentados pelos discursos de crise da educação. Estes programas estão cada vez mais inclinados às exigências das Agendas Globais, que buscam trazer para as escolas mais autonomia na gerência, menos burocratizações, numa política de responsabilizações e transparências, com vistas a otimizar os processos de ensino na obtenção de melhor qualidade e desempenho educacional. Tais agendas tendem a determinar e padronizar o conhecimento através de políticas públicas e avaliações de larga escala que vêm disseminando uma cultura da performatividade. Essa cultura, por sua vez, se infiltra não somente no panorama dos espaços públicos, mas afeta o nível capilar do detalhe subjetivo, governando as condutas a novos modos de ser e estar no mundo. Passam a ser constituídas subjetividades preocupadas com o desempenho, a competitividade, a visibilidade, o resultado, a excelência. No entanto, compreendendo que as políticas, quando no contexto das práticas, são reinterpretadas e ressignificadas, questiona-se: como a cultura da performatividade, alinhada às políticas de educação global neoliberalizadas, vem operando no contexto escolar? Desdobrando-se em outras: O que ela vem produzindo? Como os sujeitos resistem ou se acomodam à homogeneização? Para tanto a pesquisa objetiva: problematizar a cultura da performatividade no contexto escolar contemporâneo a partir de uma cartografia maquínica, tendo como ferramenta de produção de dados os registros em diário de campo. Os sujeitos de pesquisa são os estudantes e professores de escolas públicas dos seguintes campos investigativos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o traçado da cartografia, aciona-se em diálogo com a Educação autores da perspectiva epistemológica crítica e pós-critica, das áreas da Filosofia, da Sociologia e das Ciências Políticas. A tese sustenta que a cultura da performatividade, ao generalizar uma forma empresarial para todas as formas de conduta, se constitui numa maquinaria microfascista cada vez mais irredutível; porém, na tensão entre os organismos que buscam nos estratificar e as forças que buscam escapar, evidencia-se que tal cultura não garante total cristalização do sujeito empreendedor. Nessa dupla possibilidade, invoca uma micropolítica do esgotamento, na qual o governo das condutas é constrangido por práticas contraperformativasAbstract: In the current field of educational policies, one sees the proliferation of programs, bases, curricular guidelines, which aim at all times to reform teaching and propose privatization strategies, supported by the discourses of the education crisis. These programs are increasingly inclined to the requirements of the Global Agendas, which seek to bring schools more autonomy in management, less bureaucratization, in a policy of accountability and transparency, with a view to optimize the teaching processes in order to obtain better quality and educational performance. Such agendas tend to determine and standardize knowledge through public policies and large-scale assessments that have been spreading a culture of performativity. This culture, in turn, infiltrates not only the panorama of public spaces, but affects the capillary level of subjective detail, governing conduct towards new ways of being in the world. Subjectivities concerned with performance, competitiveness, visibility, results and excellence begin to be constituted. However, understanding that policies, when in the context of practices, are reinterpreted and re-signified, it is questioned: how has the culture of performativity, aligned with neoliberalized global education policies been operating in the school context? Unfolding into others: What has it been producing? How do subjects resist or accommodate to homogenization? Therefore, the research aims to: problematize the culture of performativity in the contemporary school context, based on a machinic cartography, using field diary records as a data production tool. The research subjects are students and teachers from public schools in the following investigative fields: early childhood education, elementary and high school. In order to draw up the cartography, authors from the critical and post-critical epistemological perspective, from the areas of philosophy, sociology and political sciences, are engaged in dialogue with education. The thesis argues that the culture of performativity, by generalizing an entrepreneurial form to all forms of conduct, constitutes an increasingly irreducible microfascist machinery. However, in the tension between the organisms that seek to stratify us and the forces that seek to escape, it is possible to notice that such culture does not guarantee the total crystallization of the entrepreneurial subject. In this double possibility, it invokes a micropolitics of exhaustion, in which the government of conduct is constrained by counter-performative practicesDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88882.434811/2019-01[s.n.]Monteiro, Alexandrina, 1965-Verger, Antoni, 1975-Carvalho, Alexandre Filordi dePreve, Ana Maria HoepersGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorrêa, Mirele, 1989-20232023-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (395 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12395CORRÊA, Mirele. A máquina performática: pequena coreografia de um fascismo da escola neoliberal. 2023. 1 recurso online (395 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universitat Autónoma de Barcelona, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12395. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347361porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T10:04:52Zoai::1347361Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-19T10:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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