Trabalho e saúde das professoras das séries iniciais das escolas municipais de Três Lagoas - MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Suelen Kobayashi, 1988-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12342
Resumo: Orientador: José Roberto Montes Heloani
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spelling Trabalho e saúde das professoras das séries iniciais das escolas municipais de Três Lagoas - MSWork and health of teachers initial grades of the municipal schools of Três Lagoas - MSSaúde e trabalhoEnsino fundamentalProfessoresHealth and workElementary schoolTeachersOrientador: José Roberto Montes HeloaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho das professoras dos anos iniciais das escolas municipais da cidade de Três lagoas - MS, buscando relacioná-lo com a questão da saúde/adoecimento. Também buscamos evidenciar os tipos de doenças que afastaram essas profissionais das salas de aula; os elementos do trabalho docente que geram prazer e sofrimento; além de apontar algumas ações necessárias visando a diminuição dos afastamentos. Esta pesquisa utilizou o referencial teórico metodológico crítico dialético, buscando sempre a essência dos dados coletados. Fizemos uso de uma abordagem quantitativa-qualitativa de análise, além de utilizarmos como estratégias de pesquisa a análise documental e o estudo de caso. Como procedimentos de pesquisa, inicialmente, adotamos as entrevistas semiestruturadas vislumbrando um trabalho de campo sem muitos problemas, porém a pandemia da COVID-19, bem como o contexto real de cada professora impossibilitaram os encontros presenciais, levando-nos a optarmos pela substituição de grande parte das entrevistas por questionários. Os sujeitos foco dessa pesquisa foram: 12 professoras que estiveram de licença saúde entre os anos de 2017 a 2019 por motivo do trabalho em sala de aula; os responsáveis pelos Recursos Humanos da Prefeitura e os responsáveis pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Município. Depois de analisarmos o campo e relacioná-lo com os dados disponíveis, chegamos à conclusão de que: as mulheres são as que tiram mais licenças saúde; as principais doenças que afastaram as professoras foram as relacionadas aos transtornos mentais e comportamentais; os docentes que mais pedem afastamentos são os acima de 40 anos de idade e concursados, e existe reincidência por parte desses profissionais afastados. As exigências do trabalho docente foram ampliadas. As condições de trabalho relacionadas com os afastamentos englobam a jornada de trabalho, responsabilidades, gestão, avaliação, trabalhos burocráticos, quantidade de alunos por professor. A categoria prazer na maioria das respostas estava à questão do reconhecimento. Já o sofrimento com as questões de burocracias, falta de interesse dos alunos(as) e dos pais, quantidade de estudantes por turma e cobranças/exigências por parte da direção e coordenação. Como ação necessária local de prevenção das doenças mentais e comportamentais, tanto as docentes como a psicóloga entrevistada sugeriram a presença de pelo menos um profissional da área de psicologia em cada unidade escolar para atender os trabalhadores da educação. No entanto, ressaltamos que, apesar de importante a presença desse profissional nas instituições, essa solução isolada não será suficiente para diminuirmos os afastamentos relacionados ao trabalhoAbstract: This research aimed to analyze the work of teachers in the early years of municipal schools in the city of Três Lagoas - MS, seeking to relate it to the issue of health/illness. We also sought to highlight the types of illnesses that kept these professionals away from classrooms; the elements of the teaching work that generate pleasure and suffering; in addition to pointing out some necessary actions aimed at reducing absences. This research used the dialectical critical methodological theoretical framework, always seeking the essence of the collected data. We used a quantitative-qualitative analysis approach, in addition to using documental analysis and case study as research strategies. As research procedures, we initially adopted semi-structured interviews envisioning field work without many problems, however the COVID-19 pandemic, as well as the real context of each teacher, made face-to-face meetings impossible, leading us to opt for the replacement of large part of the interviews by questionnaires. The focus subjects of this research were: 12 teachers who were on sick leave between the years 2017 to 2019 due to work in the classroom; those responsible for Human Resources in the Municipality and those responsible for the Specialized Service in Safety Engineering and Occupational Medicine (SESMT) in the Municipality. After analyzing the field and relating it to the available data, we came to the conclusion that: women take the most sick leave; the main illnesses that removed the teachers were those related to mental and behavioral disorders; the professors who most request leave are those over 40 years of age and those who have taken public service exams, and there is a recurrence on the part of these professionals on leave. The demands of teaching work have been expanded. Working conditions related to leave include working hours, responsibilities, management, evaluation, bureaucratic work, number of students per teacher. The pleasure category in most responses was related to the issue of recognition. Suffering with bureaucracy issues, lack of interest from students and parents, number of students per class and charges/demands on the part of management and coordination. As a necessary local action for the prevention of mental and behavioral illnesses, both the teachers and the psychologist interviewed suggested the presence of at least one psychology professional in each school unit to assist education workers. However, we emphasize that, despite the importance of the presence of this professional in institutions, this isolated solution will not be enough to reduce work-related absencesDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES001[s.n.]Heloani, José Roberto Montes, 1956-Piolli, EvaldoSilva, Eduardo Pinto eRibeiro, Bruno ChapadeiroFabbro, Marcia Regina CangianiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Suelen Kobayashi, 1988-20232023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12342COSTA, Suelen Kobayashi. Trabalho e saúde das professoras das séries iniciais das escolas municipais de Três Lagoas - MS. 2023. 1 recurso online (174 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12342. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T18:00:36Zoai::1347396Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-15T18:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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