Percepção de riscos de desastres como contribuições ao ensino em Geociências e cidadania : um estudo de caso de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ananda Ramos da, 1997-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9868
Resumo: Orientadores: Vânia Maria Nunes dos Santos, Priscila Pereira Coltri
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spelling Percepção de riscos de desastres como contribuições ao ensino em Geociências e cidadania : um estudo de caso de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São PauloPerception of disaster risks as contributions to teaching in Geosciences and citizenship : a case study of High School students at a public school in the city of São PauloDesastres ambientaisEducação escolarAprendizagem socialEnvironmental disastersSchool educationSocial LearningOrientadores: Vânia Maria Nunes dos Santos, Priscila Pereira ColtriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa teve por objetivo trabalhar o tema "riscos de desastres" com estudantes do ensino médio de uma escola pública da zona leste do munícipio de São Paulo, com bases georreferenciadas e uso da metodologia de mapeamento socioambiental para contribuir para a construção de uma consciência crítico-participativa comunitária. Esta pesquisa contemplou: i) elaboração do mapeamento preliminar de riscos socioambientais da área próxima à escola, realizado por meio de revisão bibliográfica e uso de dados georreferenciados de acesso livre; ii) palestra e trabalhos de campo com estudantes, de 14 a 18 anos, para a realização do mapeamento de riscos socioambientais locais, com o uso do software livre de geoprocessamento QGIS e o Google Earth; e iii) reflexões durante as aulas. O desenvolvimento dessa pesquisa visou contribuir com reflexões para formação de professores da educação básica no uso de geotecnologias para o estudo do território da escola, visando tornar as aulas mais atrativas, dinâmicas e interdisciplinares. Adicionalmente, as reflexões contribuem para a abordagem da temática "riscos de desastres" em sala de aula, visando o desenvolvimento da autonomia dos estudantes em pensar o seu território de maneira crítica e criativa, bem como fortalecer a capacidade cidadã de resolver problemas na perspectiva da Aprendizagem Social, em contribuição às comunidades resilientes e evidenciando o papel da escola nesse processoAbstract: This research aimed to work on the theme "disaster risks" with high school students from a public school in the eastern part of the city of São Paulo, using georeferenced bases and the use of socio-environmental mapping methodology, in a contribution to building an awareness community critical-participatory. This research included: i) preliminary mapping of socio-environmental risks in the area close to the school, carried out through a bibliographical review and use of freely accessible georeferenced data; ii) lecture and fieldwork with students aged 14 to 18 to carry out the mapping of local socio-environmental risks, using the free geoprocessing software QGIS and Google Earth; and iii) reflections in the classroom. The development of this research aimed to contribute with reflections for the formation of basic education teachers in the use of geotechnologies for the study of the school's territory, aiming to make classes more attractive, dynamic and interdisciplinary. Additionally, the reflections contribute to approaching the theme "disaster risks" in the classroom, aiming at the development of students' autonomy in thinking about their territory in a critical and creative way, as well as strengthening the citizen capacity to solve problems from the perspective of Social Learning, contributing to resilient communities and highlighting the school's role in this processMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestra em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES88887.608479/2021-00[s.n.]Santos, Vânia Maria Nunes dos, 1961-Coltri, Priscila Pereira, 1980-Trajber, RachelArgollo Ferrão, André Munhoz deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ananda Ramos da, 1997-20232023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (98 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9868SILVA, Ananda Ramos da. Percepção de riscos de desastres como contribuições ao ensino em Geociências e cidadania: um estudo de caso de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. 2023. 1 recurso online (98 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9868. 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