Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, José Cleano Dias, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787
Resumo: Orientador: Jaqueline Vilela Bulgareli
id UNICAMP-30_323da48a69d8e07ab708db544de96f94
oai_identifier_str oai::1149426
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicinaEach onde knows the pain and the delight of being what he is : perceptions about how to be a medical studentEstudantes de medicinaSaúde mentalPesquisa qualitativaStudents, medicalMental healthQualitative researchOrientador: Jaqueline Vilela BulgareliDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo: O estudante, ao ingressar no meio universitário, é submetido a processos que envolvem aspectos externos pertencentes ao contexto acadêmico, de satisfação com o curso; e aspectos internos do sujeito, como habilidades de enfrentamento de situações adversas, de lidar com os sintomas psicossomáticos e os diversos estados de humor, tornando-os vulneráveis ao sofrimento psíquico. Este estudo objetiva conhecer a percepção do estudante sobre ser aluno durante o curso de medicina. Estudo de abordagem qualitativa realizado com estudantes de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do município de Sobral, estado do Ceará, realizado no período de Maio/2019 a Novembro/2019 compondo alunos matriculados entre o segundo e o sexto ano da graduação. Estes foram selecionados propositadamente pelo número de matrícula correspondentes ao anos citados e, por meio da técnica de saturação do discurso, foram utilizadas num total de 10 (dez) entrevistas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada que foram gravadas por mensagem de voz pelo aplicativo do celular do entrevistador, transcritas manualmente e analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. A codificação das categorias iniciais resultou em cinco categorias finais, a saber: saúde, qualificação profissional, apoio familiar, relação entre os acadêmicos e rotina. Os estudantes de medicina apontaram relações estreitas da graduação com a saúde, relacionados à: cobrança acadêmica, sensação de bem estar, formato da graduação, ansiedade gerada pelo curso, estratégias de estudo, apoio psicopedagógico e convívio social. As expectivas profissionais são afetas pelo impacto financeiro na manutenção da graduação e o medo em relação às incertezas do futuro da profissão. O apoio familiar foi considerado um aspecto motivador para o enfrentamento dos desafios durante a formação médica, em contrapartida, o relacionamento entre os colegas foi apontado como um aspecto negativo. A rotina extenuante do curso revelou-se como um dos fatores mais impactantes para a saúde. Portanto, diante da suscetibilidade ao sofrimento vivenciado pelos estudantes de medicina, as Instituições de Ensino Superior surgem, como aliadas na promoção, prevenção e cuidado à manutenção da saúde física e mental, contribuindo, assim, para a formação de profissionais mais preparados para assumir papel que demandará intensa dedicaçãoAbstract: When entering the university, the student is subjected to processes that involve external aspects belonging to the academic context, of satisfaction with the course; and internal aspects of the subject, such as abilities to cope with adverse situations, to deal with psychosomatic symptoms and various mood states, making them vulnerable to psychological suffering. This study aims to understand the student's perception of being a student during the medical course. Qualitative approach study carried out with medical students from a private Higher Education Institution (HEI) in the municipality of Sobral, state of Ceará, carried out from May / 2019 to November / 2019 comprising students enrolled between the second and sixth year of University graduate. These were selected purposely by the number of enrollment corresponding to the years cited and, through the technique of saturation of the speech, they were used in a total of 10 (ten) interviews. The data were collected through semi-structured interviews that were recorded by voice message using the interviewer's mobile application, manually transcribed and analyzed using Bardin's Content Analysis. The codification of the initial categories resulted in five final categories, namely: health, professional qualification, family support, relationship between students and routine. Medical students pointed out close links between graduation and health, related to: academic demand, feeling of well being, graduation format, anxiety generated by the course, study strategies, psychopedagogical support and social life. Professional expectations are affected by the financial impact on maintaining graduation and fear of the uncertainties of the future of the profession. Family support was considered a motivating aspect to face challenges during medical training, in contrast, the relationship between colleagues was pointed out as a negative aspect. The strenuous routine of the course proved to be one of the most impacting factors for health. Therefore, in view of the susceptibility to suffering experienced by medical students, Higher Education Institutions appear, as allies in the promotion, prevention and care for the maintenance of physical and mental health, thus contributing to the formation of professionals better prepared to assume a role that will demand intense dedicationMestradoGestão e Saúde ColetivaMestre em Gestão e Saúde Coletiva[s.n.]Bulgareli, Jaqueline Vilela, 1980-Guerra, Luciane MirandaGondinho, Brunna Verna CastroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArruda, José Cleano Dias, 1982-20202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 53 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149426Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T07:53:17Zoai::1149426Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-13T07:53:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
Each onde knows the pain and the delight of being what he is : perceptions about how to be a medical student
title Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
spellingShingle Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
Arruda, José Cleano Dias, 1982-
Estudantes de medicina
Saúde mental
Pesquisa qualitativa
Students, medical
Mental health
Qualitative research
title_short Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
title_full Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
title_fullStr Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
title_full_unstemmed Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
title_sort Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
author Arruda, José Cleano Dias, 1982-
author_facet Arruda, José Cleano Dias, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bulgareli, Jaqueline Vilela, 1980-
Guerra, Luciane Miranda
Gondinho, Brunna Verna Castro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde Coletiva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, José Cleano Dias, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de medicina
Saúde mental
Pesquisa qualitativa
Students, medical
Mental health
Qualitative research
topic Estudantes de medicina
Saúde mental
Pesquisa qualitativa
Students, medical
Mental health
Qualitative research
description Orientador: Jaqueline Vilela Bulgareli
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787
ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787
identifier_str_mv ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149426
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 53 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189165697335296