Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787 |
Resumo: | Orientador: Jaqueline Vilela Bulgareli |
id |
UNICAMP-30_323da48a69d8e07ab708db544de96f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1149426 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicinaEach onde knows the pain and the delight of being what he is : perceptions about how to be a medical studentEstudantes de medicinaSaúde mentalPesquisa qualitativaStudents, medicalMental healthQualitative researchOrientador: Jaqueline Vilela BulgareliDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo: O estudante, ao ingressar no meio universitário, é submetido a processos que envolvem aspectos externos pertencentes ao contexto acadêmico, de satisfação com o curso; e aspectos internos do sujeito, como habilidades de enfrentamento de situações adversas, de lidar com os sintomas psicossomáticos e os diversos estados de humor, tornando-os vulneráveis ao sofrimento psíquico. Este estudo objetiva conhecer a percepção do estudante sobre ser aluno durante o curso de medicina. Estudo de abordagem qualitativa realizado com estudantes de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do município de Sobral, estado do Ceará, realizado no período de Maio/2019 a Novembro/2019 compondo alunos matriculados entre o segundo e o sexto ano da graduação. Estes foram selecionados propositadamente pelo número de matrícula correspondentes ao anos citados e, por meio da técnica de saturação do discurso, foram utilizadas num total de 10 (dez) entrevistas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada que foram gravadas por mensagem de voz pelo aplicativo do celular do entrevistador, transcritas manualmente e analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. A codificação das categorias iniciais resultou em cinco categorias finais, a saber: saúde, qualificação profissional, apoio familiar, relação entre os acadêmicos e rotina. Os estudantes de medicina apontaram relações estreitas da graduação com a saúde, relacionados à: cobrança acadêmica, sensação de bem estar, formato da graduação, ansiedade gerada pelo curso, estratégias de estudo, apoio psicopedagógico e convívio social. As expectivas profissionais são afetas pelo impacto financeiro na manutenção da graduação e o medo em relação às incertezas do futuro da profissão. O apoio familiar foi considerado um aspecto motivador para o enfrentamento dos desafios durante a formação médica, em contrapartida, o relacionamento entre os colegas foi apontado como um aspecto negativo. A rotina extenuante do curso revelou-se como um dos fatores mais impactantes para a saúde. Portanto, diante da suscetibilidade ao sofrimento vivenciado pelos estudantes de medicina, as Instituições de Ensino Superior surgem, como aliadas na promoção, prevenção e cuidado à manutenção da saúde física e mental, contribuindo, assim, para a formação de profissionais mais preparados para assumir papel que demandará intensa dedicaçãoAbstract: When entering the university, the student is subjected to processes that involve external aspects belonging to the academic context, of satisfaction with the course; and internal aspects of the subject, such as abilities to cope with adverse situations, to deal with psychosomatic symptoms and various mood states, making them vulnerable to psychological suffering. This study aims to understand the student's perception of being a student during the medical course. Qualitative approach study carried out with medical students from a private Higher Education Institution (HEI) in the municipality of Sobral, state of Ceará, carried out from May / 2019 to November / 2019 comprising students enrolled between the second and sixth year of University graduate. These were selected purposely by the number of enrollment corresponding to the years cited and, through the technique of saturation of the speech, they were used in a total of 10 (ten) interviews. The data were collected through semi-structured interviews that were recorded by voice message using the interviewer's mobile application, manually transcribed and analyzed using Bardin's Content Analysis. The codification of the initial categories resulted in five final categories, namely: health, professional qualification, family support, relationship between students and routine. Medical students pointed out close links between graduation and health, related to: academic demand, feeling of well being, graduation format, anxiety generated by the course, study strategies, psychopedagogical support and social life. Professional expectations are affected by the financial impact on maintaining graduation and fear of the uncertainties of the future of the profession. Family support was considered a motivating aspect to face challenges during medical training, in contrast, the relationship between colleagues was pointed out as a negative aspect. The strenuous routine of the course proved to be one of the most impacting factors for health. Therefore, in view of the susceptibility to suffering experienced by medical students, Higher Education Institutions appear, as allies in the promotion, prevention and care for the maintenance of physical and mental health, thus contributing to the formation of professionals better prepared to assume a role that will demand intense dedicationMestradoGestão e Saúde ColetivaMestre em Gestão e Saúde Coletiva[s.n.]Bulgareli, Jaqueline Vilela, 1980-Guerra, Luciane MirandaGondinho, Brunna Verna CastroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArruda, José Cleano Dias, 1982-20202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 53 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149426Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T07:53:17Zoai::1149426Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-13T07:53:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina Each onde knows the pain and the delight of being what he is : perceptions about how to be a medical student |
title |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
spellingShingle |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina Arruda, José Cleano Dias, 1982- Estudantes de medicina Saúde mental Pesquisa qualitativa Students, medical Mental health Qualitative research |
title_short |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
title_full |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
title_fullStr |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
title_full_unstemmed |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
title_sort |
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é : percepções sobre como ser estudante de medicina |
author |
Arruda, José Cleano Dias, 1982- |
author_facet |
Arruda, José Cleano Dias, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bulgareli, Jaqueline Vilela, 1980- Guerra, Luciane Miranda Gondinho, Brunna Verna Castro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, José Cleano Dias, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de medicina Saúde mental Pesquisa qualitativa Students, medical Mental health Qualitative research |
topic |
Estudantes de medicina Saúde mental Pesquisa qualitativa Students, medical Mental health Qualitative research |
description |
Orientador: Jaqueline Vilela Bulgareli |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-07-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787 ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787 |
identifier_str_mv |
ARRUDA, José Cleano Dias. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: percepções sobre como ser estudante de medicina. 2020. 1 recurso online ( 53 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639787. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149426 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 53 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189165697335296 |