Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Mirja Jaksch Weller
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926
Resumo: Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira
id UNICAMP-30_330158f861af5743cad9bab34fd39c5a
oai_identifier_str oai::176252
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacionalEquitaçãoPobrezaCrianças pobresEducaçãoPsicologia educacionalEscolas - BrasilOrientador: Maria Beatriz Rocha FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este trabalho propôs elaborar, implantar, desenvolver e avaliar um programa de equitação e volteio para crianças carentes de sete a doze anos. As crianças foram submetidas ao programa que oferece um meio com condições adequadas ao seu desenvolvimento, com base, especialmente, nos recursos que o cavalo oferece para estimular o desenvolvimento de crianças e dos jovens. Este trabalho também faz uma contribuição para a área de esporte ao organizar um programa de volteio para fins educacionais. A revisão bibliográfica contribuiu para uma melhor compreensão das particularidades sócio-culturais das crianças estudadas, o desenvolvimento da criança e a contribuição biopsicossocial do programa de equitação e volteio. O método utilizado foi a pesquisa-ação e procedimentos etnográficos. O programa foi constantemente avaliado por meio de registros das manifestações das crianças durante a aula. A avaliação do programa foi feita com as seguintes medidas: O desenvolvimento físico e motor por meio da antropometria e testes motores; O diagnóstico da personalidade por meio do teste de desenho (Campos, 1993); O desenvolvimento cognitivo da criança por meio do desenho da figura humana (manual para crianças brasileiras Wechsler, 1996); A Avaliação do auto conceito em diferentes meios; Os Registros dos significados atribuidos ao volteio por diferentes pessoas relacionadas ao programa e; O significado que a criança atribuiu ao volteio. O programa de atividade desenvolvido nesta pesquisa foi descrito pelos seguintes itens: os elementos técnicos, os passos básicos de uma aula de volteio, alguns princípios de relações humanas no processo e as quatro fases do programa que qualificam a evolução da criança no mesmo. Nesta pesquisa algumas observações foram feitas: Rápida familiarização das crianças com o programa; Um aumento da qualidade de suas relações, caracterizado por uma diminuição das agressões; Um aumento do autocontrole e um respeito ao cavalo pela criança em diferentes dimensões; As crianças tiveram melhor autopercepção nas aulas de volteio, se comparadas com outros microssistemas como a escolaAbstract: This work aims to elaborate, implement, develop and evaluate a program of riding and vaulting for deprived seven to twelve year old children. These children were submitted to the program above which offers an environment with adequate conditions for child development, mainly based on the resources that a horse offers to stimulate the child youth dvelopment. This work also makes a contribution to the sport area, regarding the organization of a vaulting program with educational purpose. The bibliographic review provided a better understanding of the socio-cultural singularity of the children of this study, child development and the bio-psychosocial contribution of riding and vaulting programs. The methods used in this study were research-action and the ethnographical proceedings. The program was constantly evaluated through the records of the child manifestations during class. The evaluation of the program was done through the followingmeasurements: the physical and motor development through anthropometry and motor tests; the diagnostic of the personality using the drawing test (Campos, 1993); the Child Cognitive Development through the Human Figure Drawing (Manual for Brazilian Children, Wechsler, 1996); self-concept in different environments; records of the meanings attributed to the vaulting itself from different subjects related to the program, and; the meaning that the children gave to vaulting. The activity program developed withinthe scope of this research was described through the followingitems :The tecnical elements, the basic steps of a vaulting class, some principies of the human relationship, and four phases of the program which qualifythe evolution of the children within it." Many observations were made from this research: Very soon the children became familiar with the activity program; An increase of the relationship qualitywas noticed, marked by a decrease of aggression; There was an increase of self-control and the respect from the children to the horse in different dimensions; The children had a better self-perception in the vaulting class compared to other microsystems such as schoolMestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeller, Mirja Jaksch Weller19981998-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926WELLER, Mirja Jaksch Weller. Equitação e volteio com crianças carentes: uma proposta educacional. 1998. 105p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176252porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T17:06:17Zoai::176252Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T17:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
title Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
spellingShingle Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
Weller, Mirja Jaksch Weller
Equitação
Pobreza
Crianças pobres
Educação
Psicologia educacional
Escolas - Brasil
title_short Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
title_full Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
title_fullStr Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
title_full_unstemmed Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
title_sort Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
author Weller, Mirja Jaksch Weller
author_facet Weller, Mirja Jaksch Weller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Mirja Jaksch Weller
dc.subject.por.fl_str_mv Equitação
Pobreza
Crianças pobres
Educação
Psicologia educacional
Escolas - Brasil
topic Equitação
Pobreza
Crianças pobres
Educação
Psicologia educacional
Escolas - Brasil
description Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926
WELLER, Mirja Jaksch Weller. Equitação e volteio com crianças carentes: uma proposta educacional. 1998. 105p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
WELLER, Mirja Jaksch Weller. Equitação e volteio com crianças carentes: uma proposta educacional. 1998. 105p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
105p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138343490945024