A formação do formador de professores de matematica no contexto das mudanças curriculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611903 |
Resumo: | Orientador: Dario Fiorentini |
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A formação do formador de professores de matematica no contexto das mudanças curricularesThe formation of professor of mathematics teachers in the context of curriculum changesHistória de vidaProfessores de matemática - FormaçãoComunidades de práticaRelações de poder-saberCurriculos - MudançaLife historiesMathematics teacher's - FormationCommunity of practicesPowe-knowledge relationsCurriculum changeOrientador: Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste estudo, investigamos como uma comunidade aprende e transforma suas práticas, sobretudo seus discursos e saberes sobre formação de professores de matemática num contexto de mudanças curriculares. A pesquisa foi realizada com a comunidade de professores e alunos que atuam no curso de formação de professores de matemática para Educação Básica da Universidade Federal do Acre (Ufac). Utilizamos como fontes de informações e obtenção de dados a abordagem metodológica, biografias de histórias de vida de professores e entrevistas realizadas com alunos, que foram analisadas a partir de uma aproximação da formação inicial e continuada do formador ao conceito de aprendizagem como participação em comunidades de prática. Essa análise foi, também, aprofundada a partir da perspectiva das relações de poder-saber presentes nos estudos foucaultianos. Para além dos objetivos relacionados inicialmente neste estudo, as narrativas de história de vida dos professores formadores, assim como as perspectivas teóricas adotadas, contribuíram, de um lado, para promover uma multiplicidade de possibilidades de se pensar a formação do formador e, de outro, para constituir um recurso valioso para as reflexões, análise e compreensão das práticas dos sujeitos pertencentes à comunidade estudada e que têm como referência as práticas de outras comunidades. Os resultados deste estudo apontam alguns caminhos de como os professores formadores são histórica e socialmente constituídos a partir dessas e nessas práticas, ocupando uma dupla posição: de sujeito enquanto objeto de si mesmo e de sujeito enquanto sujeitável ao poder disciplinar. Além disso, foi possível perceber que o currículo praticado nas instituições formadoras é de algum modo construído cotidianamente por todos que o compõem, e nesse processo, os sujeitos evidenciam suas crenças e deixam também suas marcas. Assim, os discursos que os professores formadores fazem circular parecem produzir efeitos e verdades que ultrapassam os domínios da sua atuação e se disseminam no espaço acadêmico, constituindo também o olhar e as práticas dos alunos em processo de formação, indicando que, apesar de todos os outros discursos que circulam no campo formativo, faz-se necessário para nós, enquanto pesquisador e professor formador, o desafio de encarar o desafio de provocar deslocamentos que, a partir de outros espaços e lugares, possibilitem lançar outros olhares em relação ao professor formador e sua formação, abrindo também a possibilidade de introduzir, nas práticas de formação docente, outras experiências, outros currículos, outras estratégias formadoras que, de algum modo, possam efetivamente contribuir para mudança da qualidade da formação do professor de matemática.Abstract: In this study we investigate how a community of professors and students learn and transform their practices, especially their discourses and knowledge about teacher formation in a context of curriculum changes. The research had as subjects professors and students involved in the undergraduate course of mathematics for teachers of basic education offered by the Federal University of Acre. We employed the methodological approach of biographies of life histories to obtain information and data which were analyzed according to the concept of learning as participation in a community of practice focusing on initial and continued teacher's formation. The analyses also considered the perspectives of the power-knowledge relation present in Foucault's writings. Beyond the objectives initially established for this study, the narratives of life histories of the formation professors as well as the theoretical perspectives adopted contributed, for one, to uncover a multiplicity of possibilities of assessing the professor's own formation and, for the other, to build up a valuable resource for reflections, analyses, and understanding of practices, knowledge and learning of those subjects considered as members of the researched community which take as reference the practices of other communities. The results of the study point to some ways to understand how professors are historically and socially constituted by and in those practices, occupying a double position: subject as object of himself/herself, and subject as subjected to the disciplinary power. Moreover, they allowed the perception that the curriculum adopted in the formation institution is somehow daily built by all the subjects and that in this process they show their beliefs and leave their marks. Thus, the discourses that formation professors set in motion seem to produce effects and truths that move beyond their professional domains and disseminate in the academic environment also conforming the views and practices of students in the formation process; this indicates that, despite all the other discourses circulating in the formation field, it is necessary for us as researchers and formation professors to face the challenge of provoking dislocations which, from other spaces and places, would permit different views of the formation professors and their formation; that could open new avenues to introduce, in the teacher formation practices, other experiences, other curricula, other formation strategies which may contribute for a change in the mathematics teacher's formation.DoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Passos, Cármen Lúcia BrancaglionPamplona, Admur SeverinoMiguel, AntonioCarvalho, Dione Lucchesi deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Jose Ronaldo20102010-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf303 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611903MELO, Jose Ronaldo. A formação do formador de professores de matematica no contexto das mudanças curriculares. 2010. 303 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611903. 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