Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fernanda Tozzo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262
Resumo: Orientador: Marcos Tognon
id UNICAMP-30_340fd2be248a6e55beab4c1506a3784a
oai_identifier_str oai::468126
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservaçãoThe art museums in modern Brazil : the collection between the formation and the preservationMuseus de arte - BrasilArte moderna - PreservaçãoMuseus - AquisiçõesArt museums - BrazilModern art - PreservationMuseums - AcquisitionsOrientador: Marcos TognonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O objetivo desta pesquisa é o estudo das relações que existiram entre a formação e a preservação dos acervos dos primeiros museus de arte brasileiros que incorporaram obras de arte modernas - o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro. O recorte temporal está concentrado entre os anos de 1940, período da criação desses museus, e o percurso dos seus respectivos acervos até o início da década de 60. Por meio das diferenças e semelhanças das configurações dos museus públicos e daqueles formados por colecionadores particulares que se tornaram associações de direito civil, apresenta que, se por um lado os museus públicos propõem acervos representativos da nacionalidade, por outro, nos de formação privada, os interesses de particulares e dos grupos associados sobressaem em forma de vocação personalista. Esses "museus de arte" foram analisados a partir de uma extensa revisão da historiografia que abordaram o tema da formação dos referidos museus e, principalmente, na crítica das fontes primárias pertencentes aos arquivos institucionais originais, tendo como estudo de caso a primeira fase do Museu de Arte Moderna de São Paulo. As relações entre a constituição dos museus de arte e o entendimento da preservação, delinearam perfis que demonstram como era a conjuntura para as práticas de preservação dessas obras de arte. E, nesse ponto, tanto os de interesse público quanto privados convergem para a mesma problemática, a indefinição de critérios e de políticas de conservação dos acervos.Abstract: The objective of this dissertation is the study of the connections which were established between the formation and the heritage preservation of the first Brazilian art museums which incorporated modern works of art - the National Fine-Arts Museum in Rio de Janeiro, Assis Chateaubriand Art Museum in São Paulo and the Modern Art Museums in São Paulo and in Rio de Janeiro. The time frame is between the 1940's, when these museums were created and their corresponding heritage journeys until the beginning of the 1960's. Through the analysis of the similarities and differences in arrangement among the public museums and the ones which were created by private art collectors and became civil associations, it is clear that, on one hand the public museums propose heritages that represent the nationality. On the other hand, in the private arrangements, the interests of the private investors and associated groups' concerns stand out as a personalist vocation. These "art museums" analyses were based on a thorough review of the historiography which mentioned the conception of such museums, particularly on the criticism of the primary sources which belonged to the original institutional archives. The first phase of the Modern Art Museum in São Paulo was the study case. The connections between the art museums creation and the preservation awareness outlined profiles that demonstrated what the state of affairs concerning preservation practices of these works of art was like. And, regarding this point, both private and public interests converge to the same question: the heritage preservation criterion and policies weren't defined.MestradoPolítica, Memória e CidadeMestre em História[s.n.]Tognon, Marcos, 1966-Migliaccio, LucianoHill, Marcos Cesar de SennaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Fernanda Tozzo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf204 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262MACHADO, Fernanda Tozzo. Os museus de arte no Brasil moderno: os acervos entre a formação e a preservação. 2009. 204 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468126porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:38:55Zoai::468126Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:38:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
The art museums in modern Brazil : the collection between the formation and the preservation
title Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
spellingShingle Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
Machado, Fernanda Tozzo
Museus de arte - Brasil
Arte moderna - Preservação
Museus - Aquisições
Art museums - Brazil
Modern art - Preservation
Museums - Acquisitions
title_short Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
title_full Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
title_fullStr Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
title_full_unstemmed Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
title_sort Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
author Machado, Fernanda Tozzo
author_facet Machado, Fernanda Tozzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tognon, Marcos, 1966-
Migliaccio, Luciano
Hill, Marcos Cesar de Senna
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Fernanda Tozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Museus de arte - Brasil
Arte moderna - Preservação
Museus - Aquisições
Art museums - Brazil
Modern art - Preservation
Museums - Acquisitions
topic Museus de arte - Brasil
Arte moderna - Preservação
Museus - Aquisições
Art museums - Brazil
Modern art - Preservation
Museums - Acquisitions
description Orientador: Marcos Tognon
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262
MACHADO, Fernanda Tozzo. Os museus de arte no Brasil moderno: os acervos entre a formação e a preservação. 2009. 204 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262
identifier_str_mv MACHADO, Fernanda Tozzo. Os museus de arte no Brasil moderno: os acervos entre a formação e a preservação. 2009. 204 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610262. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
204 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189014035496960