Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830
Resumo: Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira
id UNICAMP-30_3479dc9a496f893b2595cac42ff6b434
oai_identifier_str oai::1342120
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficarSchooling culture and blended learning : which has come to stayCulturaEscolarizaçãoEnsino híbridoMetodologias ativasCultureSchoolingBlended learningActive methodologiesOrientador: Adriano Salmar Nogueira e TaveiraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando a pandemia não apenas sob o ponto de vista sanitário (isto é, um desastre), mas, também, considerando-a como ocasião de experiências pedagógicas, este estudo/pesquisa buscou produzir e registrar material e reflexão para contribuir para uma reestruturação da escolarização; neste aspecto, especificamente, considerou também as metodologias ativas e o ensino híbrido como possibilidade. As promessas desse novo recurso pedagógico envolvem uma restruturação da cultura escolar, que vamos classificar aqui como escolarizante, considerada como o modelo escolar de encaixotamento, padronização, industrial e bancária, termo cunhado por Paulo Freire. Por conta da necessidade de reorganização das bases escolares, para o real acolhimento dessa nova metodologia, as mistificações e equívocos que envolvem o ensino híbrido aumentaram. O que é o ensino híbrido? Qual sua real mudança potencial na educação básica? Partindo da experiência da pesquisadora com o uso de tecnologia e gestão escolar, o objetivo é desmistificar e aprofundar os estudos e saberes sobre o ensino híbrido, destrinchando a sua história, até culminar no contexto pandêmico e explorar seu impacto na educação básica, propondo espaço dialógico sobre a prática de professores no ensino básico. O inevitável e irremediável avanço do ensino híbrido, aqui considerado sob o enfoque de metodologias ativas e, também, considerando as experiências pedagógicas durante a pandemia, propiciou investigar condições e possibilidades de produzir material suficiente para uma reestruturação cultural da/na escolarização. A pesquisa será conduzida através de revisão bibliográfica e de relatos de docentes da educação básica, fornecidos por interações através de formulários on-line. As narrativas dos docentes vão direcionar questionamentos e construir uma reestruturação possível dentro de contextos nos quais a prática docente assume a experiência tecnológica da virtualidade como potencializadora de aprendizagensAbstract: Considering the pandemic not only from a health point of view, that is, as a disaster, but also considering it as an occasion for pedagogical experiences, this study/research sought to produce and register material and reflection to contribute to a restructuring of schooling; in this aspect, specifically, it also considered active methodologies and hybrid teaching as a possibility. The promises of this new pedagogical resource involve a restructuring of school culture, which we will classify here as schooling, considered as the school model of boxing, standardization, industrial and banking, a term coined by Paulo Freire. Due to the need to reorganize the school bases for the real reception of this new methodology, the mystifications and misunderstandings involving hybrid teaching have increased. What is blended learning? What is its real potential of change in basic education? Based on the researcher's experience with the use of technology and school management, the objective is to demystify and deepen the studies and knowledge about blended learning, unraveling its history until it culminates in the pandemic context and exploring its impact on basic education, proposing a dialogic space on the practice of teachers in basic education. The inevitable and irremediable advance of hybrid education, here considered from the perspective of active methodologies and also considering the pedagogical experiences during the pandemic, led to the investigation of conditions and possibilities of producing sufficient material for a cultural restructuring of/in schooling. The research will be conducted through bibliographic review and basic education teachers' reports provided by interactions through online forms. The teachers' narratives will direct questions and build a possible restructuring within contexts in which the teaching practice assumes the technological experience of virtuality as a potentiator of learningMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Nogueira, Adriano, 1953-Bortolato, Claudia AmorosoCarceglia, Daniel MarioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-20232023-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830KRETLY, Laura Maria Rodrigues Oliveira. Cultura escolarizante e o ensino híbrido: que veio para ficar. 2023. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342120Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-07T15:57:42Zoai::1342120Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-07T15:57:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
Schooling culture and blended learning : which has come to stay
title Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
spellingShingle Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
Kretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-
Cultura
Escolarização
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Culture
Schooling
Blended learning
Active methodologies
title_short Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
title_full Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
title_fullStr Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
title_full_unstemmed Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
title_sort Cultura escolarizante e o ensino híbrido : que veio para ficar
author Kretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-
author_facet Kretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Adriano, 1953-
Bortolato, Claudia Amoroso
Carceglia, Daniel Mario
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kretly, Laura Maria Rodrigues Oliveira, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Escolarização
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Culture
Schooling
Blended learning
Active methodologies
topic Cultura
Escolarização
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Culture
Schooling
Blended learning
Active methodologies
description Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830
KRETLY, Laura Maria Rodrigues Oliveira. Cultura escolarizante e o ensino híbrido: que veio para ficar. 2023. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830
identifier_str_mv KRETLY, Laura Maria Rodrigues Oliveira. Cultura escolarizante e o ensino híbrido: que veio para ficar. 2023. 1 recurso online (100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10830. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342120
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189190740475904