Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas e confessionais-comunitárias no Brasil : uma análise comparativa dos planos de desenvolvimento institucional - PDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Phaiffer, Marcelo Aparecido, 1973-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639135
Resumo: Orientador: Marcelo Aparecido Phaiffer
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spelling Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas e confessionais-comunitárias no Brasil : uma análise comparativa dos planos de desenvolvimento institucional - PDIThe management planning and development processes of public higher education institutions and community-confessionals of Brazil : a comparative analysis of institutional development plans (PDI)Ensino superior - GestãoDesenvolvimento institucionalPlanejamento estratégicoInstitutional development plansHigh education managementStrategic planningOrientador: Marcelo Aparecido PhaifferTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No final do século XX e no início do século XXI, sobretudo entre os anos 1991 e 2011, houve expressivas transformações no âmbito da tecnologia e das ciências social, política e econômica. A sociedade tornou-se mais exigente e as instituições públicas tiveram que responder adequadamente aos investimentos por ela realizados. As Instituições de Ensino Superior também se engajaram nesse contexto e tiveram que se readequar melhorando, por exemplo, a qualidade de seus cursos, reduzindo seus custos, investindo em recursos humanos, tecnologia e infraestrutura e principalmente revendo seus planejamentos e a gestão. Concomitantemente a esse cenário, houve expansão do ensino superior no país, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Segundo o Censo 2010 do Ensino Superior realizado pelo Inep, existiam 2.378 instituições de ensino no país, dentre as quais 278 eram públicas e 2.100 privadas. Tratavam-se de mais de 6 milhões de alunos matriculados na graduação, número esse que em 2001 era de 3 milhões, o que significa que, de 2001 a 2010, o número de alunos matriculados nas Instituições de Ensino Superior dobrou. Em 2013 mais que dobrou esse número. Diante desse conjunto triplamente articulado ¿ a expansão do ensino superior, as transformações econômicas, tecnológicas e sociais e as exigências mais rígidas por parte da sociedade, as Instituições de Ensino Superior tiveram que adaptar suas estruturas para atender às demandas. Aparelhar-se com ferramentas eficazes de planejamento e gestão foi uma das principais estratégias utilizadas até porque é a prática menos custosa. Essa pesquisa recortou o macrocenário que envolve essas questões de modo que o viés do lucro, observado nas Instituições de Ensino Superior privadas, não fosse analisado. O recorte acadêmico voltou-se para os modelos de planejamento e gestão das Instituições de Ensino Superior públicas e confessionais-comunitárias. Foram escolhidas nove Instituições de Ensino Superior para a realização da investigação. A Universidade Estadual de Campinas, autarquia do estado de São Paulo, mantida com recursos provenientes do ICMS. Foi também escolhida a Universidade Federal de São Carlos, mantida com recursos públicos federais, importante Instituição de Ensino Superior e uma das pioneiras no processo de planejamento e gestão. Pelas mesmas razões, mas localizada em outra região, foi escolhida a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Universidade de Rondônia. Foram escolhidos dois Institutos Federais de Educação Superior, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o Instituto Federal de São Paulo. Por conta da organização acadêmica e funcional peculiar, foi também incluída na pesquisa a Universidade Federal do ABC. Por fim, duas Instituições de Ensino Superior Confessionais, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A partir de então, a investigação objetivada a essas instituições foi realizada, basicamente, de duas formas. Uma delas se desenvolveu por meio de análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais ¿ PDI de cada uma das universidades. A outra forma escolhida foi a análise a partir de entrevistas com atores envolvidos nos processos de planejamento das instituições selecionadas. Objetivou-se, assim, com esse recorte, examinar a gestão e o planejamento das IES do BrasilAbstract: At the end of the 20th century and beginning of the 21st century, especially between 1991 and 2011, there were profound changes in the fields of technology as well as in the realms of social, political and economical realms. The society has become more demanding and public institutions had to respond adequately to the investments they made. Similarly, Higher Education Institutions took the plunge and to reshape by improving, for instance, the quality of its courses, cutting down costs, investing in human resources, technology, and infrastructure and mainly by revisiting its planning and management. The expansion of higher education in the country, both in public and private sphere, happened concomitantly to the backdrop abovementioned. According to the 2010 Higher Education Census conducted by Inep, there were 2.378 education institutions in the country, of which 278 were public universities and 2.100 private. This meant six million undergraduate students; this number had been three million in 2001, which means that, from 2001 to 2010, the number of students enrolled in Higher Education Institutions doubled. In 2013 this number skyrocketed. In the face of this threefold articulated set of events, higher education expansion, economical, technological and social shifts and stricter demands from the society, Higher Education Institutions had to adapt its structures to meet these demands. One of the strategies used by these institutions to do so was to equip themselves with effective planning and management, considering this was the cheapest practice. This research has clipped the macro scenery which involves these issues in a way that profitability, observed in private Higher Education Institutions, was not analyzed. The academic clipping focused on both planning and management models of Higher Education Institutions and confessional communities. Nine Higher Education Institutions were chosen as reference to this investigation. An example of these is The University of Campinas, autarky of the state of São Paulo, financially maintained by funds from the ICMS tax. Another university chosen to be part of this research was The Federal University of São Carlos, supported financially by federal resources, a pivotal institution and of the pioneers when it comes to planning and management process. The Federal University of Santa Catarina and Foundation University of Rondônia, located in different parts of the country, were chosen for the same reasons. Two Federal Institutions of Higher Education were also chosen and they are: The Aeronautics Technological Institution and The Federal Institute of São Paulo. The Federal University of ABC of was chosen owing to its unique academic and functional organization. Lastly, two Confessional Higher Education Institutions were selected, The Catholic Pontific University of Rio de Janeiro and The Mackenzie Presbyterian University. The investigation aimed at these institutions was carried out, basically, in two ways. One of them was developed through the analysis of Institutional Development Plans ¿ IDP- of each university. The other was the analysis based on interviews with players involved in the planning of the chosen institutions. This clipping, hence, aimed to examine the management and planning of Brazil¿s Higher Education InstitutionsDoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Sacilotto, José VitórioD'Ottaviano, Itala Maria LoffredoAdam, Joice MaryLeite, Sandra FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPhaiffer, Marcelo Aparecido, 1973-20202020-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (838 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639135PHAIFFER, Marcelo Aparecido. Os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas e confessionais-comunitárias no Brasil: uma análise comparativa dos planos de desenvolvimento institucional - PDI. 2020. 1 recurso online (838 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639135. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129142Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T19:11:13Zoai::1129142Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-03T19:11:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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