A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
id UNICAMP-30_350de9a18d9c72ea17e6b8bfedf50b19
oai_identifier_str oai::1161210
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizadoTeaching activity and organization of pedagogical work : between the margins of the prescription and the accomplishedTrabalho docentePsicologiaPerspectiva histórico-culturalPrática pedagógicaOrganização do trabalho pedagógicoTeacher workPsychologyHistorical-cultural perspectivePedagogical practiceOrganization of pedagogical workOrientador: Ana Lúcia Horta NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa aqui apresentada tem o objetivo de problematizar o trabalho docente e apontar sua complexidade, principalmente no que diz respeito à organização do trabalho pedagógico que se atente à heterogeneidade dos grupos de alunos. Considerando que a organização pedagógica se efetiva em meio a prescrições para o trabalho, que se apresentam em diferentes dimensões, propõe investigar o trabalho de três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas reelaborações para a realização do trabalho efetivo com alunos que possuem diferentes saberes em uma mesma sala de aula. Considerando o referencial teórico da Psicologia Histórico Cultural (Vigotski, 2009; 2010), que concebe o desenvolvimento em movimento dialético entre o sujeito, a história e a cultura, e contando com contribuições teóricas da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; 2010) e de Machado (2004), entre outros autores, para o diálogo sobre o conceito de ensino como trabalho, nos debruçamos sobre as particularidades do trabalho docente historicamente invisibilizadas. A construção dos dados se deu a partir de registros acerca do trabalho da professora-pesquisadora e de outras duas professoras de mesmo ano escolar. Os dados são compostos por: narrativas ¿ cedidas pelas professoras participantes da pesquisa e também escritas pela professora pesquisadora ¿, registros em atas de reuniões pedagógicas, entrevistas, conversas ou relatos, registrados em diário de campo e/ou áudio gravados e posteriormente transcritos. Tais dados são cotejados com as prescrições para o trabalho existentes neste contexto, que entendemos, a partir da contribuição de Barricelli (2012), inserirem-se em quatro diferentes dimensões: descendente, ascendente, crescente e autoprescrição. Na análise dos dados, observamos o trabalho das professoras em desenvolvimento, com destaque aos eixos: (i) entre o trabalho prescrito e o realizado: os ajustes e (re)elaborações materiais; (ii) estratégias e reestruturações correspondentes aos modos de agir; (iii) as condições de trabalho e as reverberações dessas para a atuação pedagógica e (iv) a ação do coletivo. Os resultados revelam a importância do fortalecimento dos coletivos de trabalho nas escolas, sustentando a ação de (re)elaboração das prescrições por parte dos docentes, considerando seus contextos reais e as necessidades de aprendizagem dos estudantesAbstract: The research presented here has the objective of problematizing the teacher work and pointing out its complexity, especially regarding the organization of the pedagogical work that considers the heterogeneity of the groups of students. Considering that the pedagogical organization is effective amid prescriptions for work, which present themselves in different dimensions, it proposes to investigate the work of three Elementary School teachers and their re-elaborations for the realization of effective work with students who have different knowledge in the same classroom. According the theoretical framework of Historical Cultural Psychology (Vigotski, 2009; 2010), which conceives the development in a dialectical movement between the subject, history and culture, and relying on theoretical contributions from Clinic of Activity (CLOT, 2006; 2010) and Machado (2004), among other authors, for the dialogue about the concept of "teaching as work", we focus on the particularities of historically invisible teaching work. The construction of the empirical data was based on records about the work of the teacher-researcher and two other teachers from the same school and grade. The data are composed of: narratives - provided by the teachers participating in the research and also written by the teacher-researcher - records of pedagogical meetings, interviews, conversations or reports, recorded in a field diary and / or recorded audio and later transcribed. Such data are compared with the prescriptions for work existing in this context, which we understand, from the contribution of Barricelli (2012), to be inserted in four different dimensions: descending, ascending, increasing and self-prescription. In the analysis of the data, we observed the work of the teachers in development, with emphasis on the axes: (i) between the prescribed and the performed work: the adjustments and material (re)elaborations; (ii) strategies and restructuring corresponding to the ways of acting; (iii) the working conditions and their reverberations for the pedagogical performance and (iv) the collective action. The results reveal the importance of strengthening work groups in schools, supporting the action of rework prescriptions by teachers, considering their real contexts and the students' learning needsMestradoFilosofia e História da EducaçãoMestra em Educação[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Macedo, Heloísa de OliveiraAnjos, Daniela Dias dosPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-20202020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 173 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465FECCHI, Pollyanna Garcia Geraldo. A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico: entre as margens do prescrito e do realizado. 2020. 1 recurso online ( 173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161210Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T10:24:17Zoai::1161210Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-25T10:24:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
Teaching activity and organization of pedagogical work : between the margins of the prescription and the accomplished
title A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
spellingShingle A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
Fecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-
Trabalho docente
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Prática pedagógica
Organização do trabalho pedagógico
Teacher work
Psychology
Historical-cultural perspective
Pedagogical practice
Organization of pedagogical work
title_short A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
title_full A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
title_fullStr A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
title_full_unstemmed A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
title_sort A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico : entre as margens do prescrito e do realizado
author Fecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-
author_facet Fecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-
Macedo, Heloísa de Oliveira
Anjos, Daniela Dias dos
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fecchi, Pollyanna Garcia Geraldo, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Prática pedagógica
Organização do trabalho pedagógico
Teacher work
Psychology
Historical-cultural perspective
Pedagogical practice
Organization of pedagogical work
topic Trabalho docente
Psicologia
Perspectiva histórico-cultural
Prática pedagógica
Organização do trabalho pedagógico
Teacher work
Psychology
Historical-cultural perspective
Pedagogical practice
Organization of pedagogical work
description Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465
FECCHI, Pollyanna Garcia Geraldo. A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico: entre as margens do prescrito e do realizado. 2020. 1 recurso online ( 173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465
identifier_str_mv FECCHI, Pollyanna Garcia Geraldo. A atividade docente e a organização do trabalho pedagógico: entre as margens do prescrito e do realizado. 2020. 1 recurso online ( 173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640465. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161210
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169297096704