Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Jose dos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930
Resumo: Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
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spelling Um percurso da mundialização : publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XXPublicidadeAmericanizaçãoGlobalizaçãoSociedade de consumoOrientador: Renato Jose Pinto OrtizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: o trabalho aborda a evolução histórica da publicidade no Brasil desde fins da década de 20 até os anos 80, em base a documentos que refletem as visões dos atores sociais, (profissionais brasileiros e norte-americanos, estes últimos chegando ao Brasil com as agências que expandiram-se mundialmente até meados dos anos 30). As relações da publicidade com os meios impressos, com o rádio e, mais tardiamente, com a televisão permitem demonstrar os vínculos desta com a consolidação de uma indústria cultural no país, assim como com o advento, neste, da sociedade de consumo. Estas relações, tomadas em seu conjunto, são interpretadas como dimensões constituintes dos processos maIS amplos da globalização social e econômica e da mundialização da culturaAbstract: This doctoral thesis focuses the historical development of advertising in Brazil since the end ofthe twenties to the eighties of20th. century. It particularly emphasizes Brazilian and American admen's points of view as social actors of a cultural process that started when American advertising arrives at Brazil around the twenties. Advertising relations with press media, as well as with Radio, and lastly with Television allows us to demonstrate its connections with the dawn of a cultural industry in Brazil. At the same time one can understand the ways by which a society of consumption arises in this country, as a singular and historical realization of a global phenomenon. These processes as a whole are interpreted as dimensions of the broadest social and economical globalization and cultural mondialisation{*}DoutoradoDoutor em Ciências Sociais[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Farias, EdsonRidenti, Marcelo SiqueiraReimão, SandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Rafael Jose dos20032003-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf240p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930SANTOS, Rafael Jose dos. Um percurso da mundialização: publicidade e publicitarios no Brasil no curto seculo XX. 2003. 240p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593930. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281320porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:45:51Zoai::281320Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:45:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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