Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394 |
Resumo: | Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
id |
UNICAMP-30_36e45bf639e6a315619561b07220be72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175485 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhãoDesign, prototype and crash test of a new concept of rear underride barrierAutomóveis - Danos de colisãoEngenharia de tráfegoIndustria automobilistica - Medidas de segurançaAutomobiles - Collision damageTraffic engineeringAutomobile industry and trade - Safety measuresOrientador: Antonio Celso Fonseca de ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Geralmente ao ocorrer acidente entre automóvel e a traseira de caminhão,os danos são bem severos para os ocupantes do automóvel e na maioria dos casos, este só pára ao atingir o eixo do caminhão. Isto ocorre, porque os pára-choques de caminhões são mal posicionados, frágeis, fixados excessivamente altos e muito embutidos na carroçaria. Ocorrem neste caso, dois efeitos: o cunha (em que o automóvel penetra sob a traseira do caminhão impulsionando-o para cima); e o guilhotina (a carroçaria do caminhão destrói o pára-brisa, as colunas do teto e decapta os ocupantes). Pára-choque traseiro de caminhão é equipamento de segurança veicular passiva, para parar o veículo que se choca contra ele, na realidade porém, diverge deste pressuposto teórico. Infelizmentetanto no Brasil, como em outros países, eles não apresentam performance satisfatória. Preocupado com o problema, o Engº Luis O. F. Schmutzler idealizou o pára-choque alicate equipado com rede de cabos de aço para absorção de energia. Este trabalho enfoca a análise e o estudo das solicitações mecânicas abordando os esforços envolvidos no impacto; projeto do párachoque; construção, instalação, execução de teste de impacto e análise dos resultados. O teste foi realizado na velocidade de 64 km/h, chocando 50% da região dianteira do carro, com resultados excelentes: baixo risco de lesão corporal e preservação total da integridade da cabina do autoAbstract: Generally a collision of a car with the rear end of a truck results in serious injuries to the car occupants. Underride occurs because the barriers of trucks present some problems.: They are relatively high, their installation are toa inside off rear end of the truck structure, and they are ftagile. AlI these conditions allow the car underride to be stopped at the rear axle and tires. Two failing effects occurs: the wedge (the car go through the rear end pulling up the truck); and the guillotine (the rear end of the truck shear the ftont car columns, destroying windshield, roof and unfortunately decapitating car's occupants). Truck rear underride guard is a passive vehicular security equipment design to stop ungovemed cars. Unfortunately actual rear truck barriers in Brazil and others countries do not provide a satisfactory performance. Conceptual pliers underride guard equipped with a steel cable net was proposed by engineer LUIS O. F. SCHMUTZLER to absorb great part ofthe impact energy. This is the analysis, ofthe mechanical efforts and study in case of a rear collision with: impact efforts consideration; a steel cable net energy absorber design; barrier construction, installation, crash test and results analysis.The crash test was accomplished at 64km/h and 50% offset at the driver side's car with excellent results, presenting low injuries risks to the car's passengers and the cab integrity was totally preserved.MestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948-Telles, Geraldo NonatoFernandes, Jurandir Fernando RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOcchipinti, Sidney19991999-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175485porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:55:44Zoai::175485Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:55:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão Design, prototype and crash test of a new concept of rear underride barrier |
title |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
spellingShingle |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão Occhipinti, Sidney Automóveis - Danos de colisão Engenharia de tráfego Industria automobilistica - Medidas de segurança Automobiles - Collision damage Traffic engineering Automobile industry and trade - Safety measures |
title_short |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
title_full |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
title_fullStr |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
title_full_unstemmed |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
title_sort |
Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão |
author |
Occhipinti, Sidney |
author_facet |
Occhipinti, Sidney |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arruda, Antonio Celso Fonseca de, 1948- Telles, Geraldo Nonato Fernandes, Jurandir Fernando Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Occhipinti, Sidney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automóveis - Danos de colisão Engenharia de tráfego Industria automobilistica - Medidas de segurança Automobiles - Collision damage Traffic engineering Automobile industry and trade - Safety measures |
topic |
Automóveis - Danos de colisão Engenharia de tráfego Industria automobilistica - Medidas de segurança Automobiles - Collision damage Traffic engineering Automobile industry and trade - Safety measures |
description |
Orientador: Antonio Celso Fonseca de Arruda |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394 OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OCCHIPINTI, Sidney. Projeto, prototipo e ensaio de um novo conceito de para-choque traseiro de caminhão. 1999. 131p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 131p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188823111827456 |