Projeto, modelagem e testes de um sistema mecatronico para medição de perfis de pistas objetivando aplicações na industria automobilistica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amauri de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592694
Resumo: Orientador : Ilmar Ferreira Santos
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spelling Projeto, modelagem e testes de um sistema mecatronico para medição de perfis de pistas objetivando aplicações na industria automobilisticaIndústria automobilísticaAutomóveis - DinâmicaAutomoveis - VibraçãoImpactoOrientador : Ilmar Ferreira SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O interesse no entendimento da dinâmica de veículos trafegando sobre uma pista tem aumentado recentemente, impulsionado pelos novos requerimentos nos níveis de vibração para passageiros. Portanto, o conhecimento do perfil da pista permite predizer a resposta de um veículo e testar seus componentes, como suspensões. Neste contexto, é apresentado um mecanismo para medir perfis de pistas com dois roletes, com acelerômetros posicionados sobre eles, usados para seguirem os perfis de uma superfície. O objetivo do sistema é medir dois perfis de pistas (direito e esquerdo) independentemente, sem a influência da dinâmica do veículo onde o mecanismo é ligado, para locomoção em uma pista. Uma análise teórica do mecanismo é desenvolvida usando o método Newton-Euler-Jourdain. Comparações mostram que o modelo teórico prediz bem os movimentos do mecanismo, entretanto, é observado experimentalmente que o contato entre os roletes e os perfis da pista não são permanentes. Para analisar o não contato entre os roletes e a pista, o método Newton-Euler é usado. Modelando impactos entre roletes e pista pela Lei de Newton, a dinâmica do sistema pode ser conhecida completamente, e a faixa operacional (limites de velocidade) do mecanismo pode ser definida baseando-se no modelo matemático desenvolvidoAbstract: Interest in understanding the dynamics of a vehicle travelling over a road has recently increased, motiveted by new requirements on vibrations levels for passengers. Hence the knowledge of a road profile allows one to predict the response of a vehicle and to test its components, like suspensions. In this context it is presented a mechanism to measure road profiles where two rolling wheels, with accelerometers attached above them, are used to follow profiles of a rough ground. The aim of this device is to measure two road profiles (right and left) independently, without the dynamic influence of the vehicle where the mechanism is linked up, for locomotion on a road. A theoretical analysis of the mechanism is developed using the Newton-Euler-Jourdain's method. Comparisons show that the theoretical model predicts well the mechanism movements, however it is experimentally observed that the contact between the wheels and the road profile is not permanent. To analyse the noncontact between the wheels and the road, the Newton-Euler's method is used. By modeling impacts between a wheel and the road by Newton's Law, the complete dynamics of the system can be predicted, and the operational range (velocity limits) of the mechanism can be defined based on the mathematical model developed.MestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Santos, Ilmar Ferreira, 1964-Kurka, Paulo Roberto GardelTenenbaum, Roberto AizikUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Amauri de20012001-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592694SOUZA, Amauri de. Projeto, modelagem e testes de um sistema mecatronico para medição de perfis de pistas objetivando aplicações na industria automobilistica. 2001. 177p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592694. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/253794porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:38:50Zoai::253794Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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