Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505
Resumo: Orientador: Denise Yvonne Janovitz Norato
id UNICAMP-30_375d241b2650215aa879e3804932bbe2
oai_identifier_str oai::308344
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do BrasilEducação médica - BrasilGenética médicaGenética - Estudo e ensinoCurrículosOrientador: Denise Yvonne Janovitz NoratoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Nas últimas duas décadas, nos países desenvolvidos, têm sido publicados muitos artigos sobre educação médica em genética na tentativa de definir o que deve ser ensinado nas escolas médicas. Nos países em desenvolvimento, embora o treinamento e o ensino da genética médica venham sendo gradativamente introduzidos nos cursos de medicina, ainda são poucas as escolas médicas que têm uma disciplina de genética clínica e a maioria dos médicos não está informada sobre as modernas aplicações da genética na sua prática médica. No Brasil não há uma avaliação recente sobre o ensino da genética nos cursos médicos. O presente trabalho visa conhecer e caracterizar o ensino da genética nas escolas médicas brasileiras. Para tanto, a coleta dos dados, realizada entre outubro de 2000 e setembro de 2003, foi feita a partir de um questionário padrão, respondido por 57 das 105 escolas contatadas, com informações sobre a situação da genética nos seus currículos. Os principais resultados indicaram: 1) 91% das escolas médicas têm uma disciplina específica de genética, 2) os conteúdos vêm sendo introduzidos no ciclo profissional do curso, 3) em 36% das escolas, os alunos têm conteúdo de genética clínica em atividade prática com paciente, 4) a carga horária variou de 4 a 210 horas, e em 37% delas variou de 30 a 60 horas, 5) a maioria dos professores tem pós-graduação na área, 6) existe apenas um professor em 44% das escolas, 7) os conteúdos variam tanto nos tópicos apresentados quanto na sua extensão e profundidade e 8) os objetivos da aprendizagem não estão bem definidos. Conclui-se que o ensino da genética, apesar de estar bem estabelecido nas escolas médicas do país, ainda é extremamente variável e precisa de uma melhor definição dos objetivos direcionados para a prática médicaAbstract: Several attempts to define what should be taught and reports in medical genetics education have been published for the Iast two decades in developed countries. Although medical genetics education and training is slowIy being introduced in medical courses in deveIoping countries, few medical schools have a specific subject in clinical genetics and most physicians are not aware ofmodem applications of genetics in their practice. In Brazil there is no recent evaluation of genetics education for medical courses. This work aims to evaluate conditions and characteristics of genetics teaching in Brazilian medical schools. Data was obtained by questionnary forms answered by 57 of the 105 Brazilian Medical Schools, conceming the state of genetics education in the curricuIa. The results of the survey indicate that 91% of medical courses have a specific subject in genetics, that the contents are been introduced in latter years of the course and that student practical activities in clinical genetics with patients occur in 36% of the schools. The number of hours for genetics in each school varied from 4 to 210 hours; 37% ofthe schools were in the 30 to 60 hours range. Teachers are qualified in genetics or medical genetics but in 44% of the schools there is only one teacher for genetics. Contents are variabIe and Iearning objectives are not clear in the schools, and the programs vary in respect to topics included as well as in Iength and depth. The author conclude that although genetics teaching in medical schools is well established in Brazil, it is extremeIy varied and still demands a better definition of Iearning objectives directed for medical practiceDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Norato, Denise Yvonne Janovitz, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPorciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf237p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505PORCIUNCULA, Carlos Guilherme Gaelzer. Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil. 2004. 237p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/308344porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T08:44:34Zoai::308344Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T08:44:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
title Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
spellingShingle Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
Porciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer
Educação médica - Brasil
Genética médica
Genética - Estudo e ensino
Currículos
title_short Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
title_full Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
title_fullStr Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
title_full_unstemmed Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
title_sort Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil
author Porciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer
author_facet Porciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Norato, Denise Yvonne Janovitz, 1952-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciuncula, Carlos Guilherme Gaelzer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - Brasil
Genética médica
Genética - Estudo e ensino
Currículos
topic Educação médica - Brasil
Genética médica
Genética - Estudo e ensino
Currículos
description Orientador: Denise Yvonne Janovitz Norato
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505
PORCIUNCULA, Carlos Guilherme Gaelzer. Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil. 2004. 237p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PORCIUNCULA, Carlos Guilherme Gaelzer. Avaliação do ensino de genetica medica nos cursos de medicina do Brasil. 2004. 237p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/308344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
237p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188907394269184