Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384
Resumo: Orientador: Roberto Andreani
id UNICAMP-30_378da08a2b1ea5ee8870e326b4949e0c
oai_identifier_str oai::1127065
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometriaCreation of an augmented reality application for teaching geometryRealidade aumentadaGeometria - Estudo e ensinoAugmented realityGeometry - Study and teachingOrientador: Roberto AndreaniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A tecnologia está mudando o mundo e consequentemente a educação, o que induz o professor a se adaptar mesmo que de forma parcial. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar ferramentas necessárias para o professor juntamente com o aluno criarem um aplicativo em sala. Durante a elaboração desta dissertação foi criado um aplicativo de realidade aumentada denominado Solid Planning, que tem a finalidade de auxiliar a visualização dos alunos à respeito da geometria espacial. Para a criação será fundamental a utilização de três ferramentas, o primeiro é um programa para criar jogos chamado Unity, o segundo é um programa de modelagem chamado Blender, e por fim um kit de desenvolvimento de software chamado Vuforia. Como o aplicativo citado acima tem a finalidade de trabalhar com figuras em três dimensões, este trabalho dará uma base ao aluno em Geometria Espacial, mas não apenas isso, aqui o aluno também terá um contato básico com a programação ao trabalhar com o Unity, e uma base de modelagem ao trabalhar com o Blender. Como a ideia é que o aluno e o professor criem juntos o aplicativo, toda construção será estruturada em planos de aulas. Este trabalho será finalizado com relatos e comentários dos alunos a respeito do aplicativo criadoAbstract: Technology is changing the world and consequently education, which induces teachers to adapt even if only partially. This work has as main objective to present necessary tools for the teacher together with the student to create an application in the classroom. During the elaboration of this dissertation, an augmented reality application called Solid Planning was created, which aims to help students' visualization of spatial geometry. For the creation it will be fundamental to use three tools, the first is a program to create games called Unity, the second is a modeling program called Blender, and finally a software development kit called Vuforia. As the application mentioned above has the purpose of working with figures in three dimensions, this work will give a basis to the student in Spatial Geometry, but not only that, here the student will also have a basic contact with programming when working with Unity, and modeling base when working with Blender. As the idea is that the student and the teacher create the application together, all construction will be structured in lesson plans. This work will end with students' reports and comments regarding the created applicationMestradoMatemática em Rede NacionalMestre em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT[s.n.]Andreani, Roberto, 1961-Rodrigues, Claudina IzepeBenedito, Cintya Wink de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Paulo Nelson de, 1987-20192019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127065Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T15:27:59Zoai::1127065Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-06T15:27:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
Creation of an augmented reality application for teaching geometry
title Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
spellingShingle Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
Realidade aumentada
Geometria - Estudo e ensino
Augmented reality
Geometry - Study and teaching
title_short Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
title_full Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
title_fullStr Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
title_full_unstemmed Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
title_sort Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
author Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
author_facet Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andreani, Roberto, 1961-
Rodrigues, Claudina Izepe
Benedito, Cintya Wink de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Nelson de, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Geometria - Estudo e ensino
Augmented reality
Geometry - Study and teaching
topic Realidade aumentada
Geometria - Estudo e ensino
Augmented reality
Geometry - Study and teaching
description Orientador: Roberto Andreani
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384
OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127065
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189157537316864