Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384 |
Resumo: | Orientador: Roberto Andreani |
id |
UNICAMP-30_378da08a2b1ea5ee8870e326b4949e0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1127065 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometriaCreation of an augmented reality application for teaching geometryRealidade aumentadaGeometria - Estudo e ensinoAugmented realityGeometry - Study and teachingOrientador: Roberto AndreaniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A tecnologia está mudando o mundo e consequentemente a educação, o que induz o professor a se adaptar mesmo que de forma parcial. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar ferramentas necessárias para o professor juntamente com o aluno criarem um aplicativo em sala. Durante a elaboração desta dissertação foi criado um aplicativo de realidade aumentada denominado Solid Planning, que tem a finalidade de auxiliar a visualização dos alunos à respeito da geometria espacial. Para a criação será fundamental a utilização de três ferramentas, o primeiro é um programa para criar jogos chamado Unity, o segundo é um programa de modelagem chamado Blender, e por fim um kit de desenvolvimento de software chamado Vuforia. Como o aplicativo citado acima tem a finalidade de trabalhar com figuras em três dimensões, este trabalho dará uma base ao aluno em Geometria Espacial, mas não apenas isso, aqui o aluno também terá um contato básico com a programação ao trabalhar com o Unity, e uma base de modelagem ao trabalhar com o Blender. Como a ideia é que o aluno e o professor criem juntos o aplicativo, toda construção será estruturada em planos de aulas. Este trabalho será finalizado com relatos e comentários dos alunos a respeito do aplicativo criadoAbstract: Technology is changing the world and consequently education, which induces teachers to adapt even if only partially. This work has as main objective to present necessary tools for the teacher together with the student to create an application in the classroom. During the elaboration of this dissertation, an augmented reality application called Solid Planning was created, which aims to help students' visualization of spatial geometry. For the creation it will be fundamental to use three tools, the first is a program to create games called Unity, the second is a modeling program called Blender, and finally a software development kit called Vuforia. As the application mentioned above has the purpose of working with figures in three dimensions, this work will give a basis to the student in Spatial Geometry, but not only that, here the student will also have a basic contact with programming when working with Unity, and modeling base when working with Blender. As the idea is that the student and the teacher create the application together, all construction will be structured in lesson plans. This work will end with students' reports and comments regarding the created applicationMestradoMatemática em Rede NacionalMestre em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT[s.n.]Andreani, Roberto, 1961-Rodrigues, Claudina IzepeBenedito, Cintya Wink de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Paulo Nelson de, 1987-20192019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127065Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T15:27:59Zoai::1127065Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-06T15:27:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria Creation of an augmented reality application for teaching geometry |
title |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
spellingShingle |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria Oliveira, Paulo Nelson de, 1987- Realidade aumentada Geometria - Estudo e ensino Augmented reality Geometry - Study and teaching |
title_short |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
title_full |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
title_fullStr |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
title_full_unstemmed |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
title_sort |
Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria |
author |
Oliveira, Paulo Nelson de, 1987- |
author_facet |
Oliveira, Paulo Nelson de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andreani, Roberto, 1961- Rodrigues, Claudina Izepe Benedito, Cintya Wink de Oliveira Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Nelson de, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade aumentada Geometria - Estudo e ensino Augmented reality Geometry - Study and teaching |
topic |
Realidade aumentada Geometria - Estudo e ensino Augmented reality Geometry - Study and teaching |
description |
Orientador: Roberto Andreani |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384 OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Paulo Nelson de. Criação de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino da geometria. 2019. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638384. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127065 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189157537316864 |