Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau Netto, Michel, 1978-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528
Resumo: Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
id UNICAMP-30_37f8dcd85dedcec8db1d8d4288deaf20
oai_identifier_str oai::408361
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discursos identitarios em torno da musica popular brasileiraIdentity discourses about brazilian popular musicEstado NacionalIdentidadeGlobalizaçãoMúsica popular - BrasilCultura popularNational stateIdentityGlobalizationPopular music - BrazilPopular cultureOrientador: Renato Jose Pinto OrtizDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: A música brasileira foi marcada, durante quase todo século XX, por sua ligação com a identidade nacional, num momento em que nação correspondia a um Estado e a um Povo determinados, sendo que as relações entre estes três elementos e o resto do mundo se davam a partir da oposição interno/externo. Em um tempo atual no qual a identidade nacional é forjada a partir de um espaço global, a relação de forças que se apresenta em sua conformação é modificada. Estudar a música brasileira neste espaço global através os discursos feitos em torno dela em referência a questões identitárias aclara um cenário no qual identidades se hierarquizam a partir de uma complexa organização de forças cada vez mais controladoras e excludentes. Se por um lado vemos surgir possibilidades de identificações diversas na geração de sentido social, que vamos denominar, ao lado da identidade nacional, de identidades mundial e restritas, por outro vemos que as forças para a adequação individual ou coletiva a essas diversas identidades são distribuídas desigualmente. Em um cenário capitalista num nível global ¿ no caso da música dominado por uma indústria cultural complexa, formada por instâncias tecnológicas e fonográficas, e por ideologias bem fincadas, que buscam estabelecer uma aura de democratização cultural ¿ a alguns indivíduos e grupos é exigida a fixidez identitária enquanto para outros é oferecida a múltipla identificação. Se hoje a mobilidade é fator positivo de diferenciação ¿ uma exigência do processo de globalização ¿ a desigualdade está dada. Ademais, a legitimidade da mobilidade na globalização transpassa para as identidades e aquelas com maior capacidade de se inserirem no espaço global e, portanto, se adaptarem aos padrões hegemônicos, terão maior valor em um mercado mundial de símbolo. Pensando no caso da música, os artistas que se inserem no mercado mundial devem lidar de um lado com a sua própria capacidade de se moverem entre identidades e de outro com o valor que sua identidade, condicionado pela indústria, possui. Possibilidades libertárias e opressoras estão lançadas em um mesmo tabuleiro. Contudo, as peças do jogo não têm a mesma força para todosAbstract: Brazilian music, throughout almost the whole XXth Century, had a direct relation to the national identity, in a moment in which the nation corresponded to a singular State and a singular People, while the relationship among these three elements and the rest of the world was articulated by the opposition internal/external. In a contemporary time, in which the national identity is forged in a global space, the relationships of forces working on its formation are modified. Studying the Brazilian music in this global space through the discourses related to identity around this music makes a clearer scenario in which identities are ranked by a complex organization of forces ever more controlling and excluding. If at one hand, we note the surging of possibilities of diverse identification for generating social meaning ¿ which we will call, beside national identity, world and restricted identities ¿ at the other hand the forces for individual or collective approaches to these diverse identities are unfairly distributed. In a global level capitalist reality ¿ in terms of music dominated by a complex cultural industry, formed by technological and phonographic instances and by fairly consolidated ideologies (striving to establish an air of cultural democracy to the discussions) ¿ to some individuals and groups, fixed identity is claimed, while to others multiple identifications are offered. In a world in which mobility is a positive factor of social differentiation, the inequality is given. Besides, the legitimacy of the mobility in the globalization becomes also evident in the identities. Those more capable to be inserted into the global space and, therefore, more capable to be adapted to the hegemonic patterns, will have higher value in a world market of symbols. Thinking about the music, the artists that break through in the world market should cope with, at one hand their own capacity of moving through different identities, and at the other hand with the value held by their identity ¿ conditioned by the industry. Possibilities of freedom and of oppression are presented in the same field. However, the pieces owned by the players of this game do not carry the same strengthMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Ridenti, Marcelo SiqueiraZan, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNicolau Netto, Michel, 1978-20072007-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf248 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528NICOLAU NETTO, Michel. Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira. 2007. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408361porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:58:07Zoai::408361Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:58:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
Identity discourses about brazilian popular music
title Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
spellingShingle Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
Nicolau Netto, Michel, 1978-
Estado Nacional
Identidade
Globalização
Música popular - Brasil
Cultura popular
National state
Identity
Globalization
Popular music - Brazil
Popular culture
title_short Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
title_full Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
title_fullStr Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
title_full_unstemmed Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
title_sort Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira
author Nicolau Netto, Michel, 1978-
author_facet Nicolau Netto, Michel, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Renato, 1947-
Ridenti, Marcelo Siqueira
Zan, José Roberto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau Netto, Michel, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Estado Nacional
Identidade
Globalização
Música popular - Brasil
Cultura popular
National state
Identity
Globalization
Popular music - Brazil
Popular culture
topic Estado Nacional
Identidade
Globalização
Música popular - Brasil
Cultura popular
National state
Identity
Globalization
Popular music - Brazil
Popular culture
description Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528
NICOLAU NETTO, Michel. Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira. 2007. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NICOLAU NETTO, Michel. Discursos identitarios em torno da musica popular brasileira. 2007. 248 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
248 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138430168334336