"Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765
Resumo: Orientador: José Roberto Montes Heloani
id UNICAMP-30_380e1b94fa057aa63c8f4371f73474b0
oai_identifier_str oai::1128716
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade"Hold my hand in yours" : theater in education and identity constructionTeatroEducaçãoIdentidadeSocializaçãoTheaterEducationIdentitySocializationOrientador: José Roberto Montes HeloaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa de Doutorado versa sobre a contribuição do teatro, em contextos educacionais, para a construção da identidade dos alunos. O estudo busca compreender se, como e por que a atividade teatral, em especial no período da adolescência, pode impactar a construção da identidade, de modo a influenciar as representações que os indivíduos têm e buscam para si próprios, seus relacionamentos pessoais, escolhas profissionais e trajetórias de vida. A investigação abrange também os impactos identitários, na vida adulta, do fazer teatral vivenciado durante a fase escolar. Para tanto, apresenta narrativas de sujeitos que participam e/ou participaram de grupos teatrais escolares quando adolescentes. Os entrevistados relatam memórias anteriores, concomitantes e posteriores ao teatro vivenciado na escola e refletem sobre a contribuição da experiência para a construção de sua identidade. O material é analisado à luz da Psicologia Social e da Filosofia, tendo como principais referenciais teóricos Antônio da Costa Ciampa, Axel Honneth e Claude Dubar. Nesta análise, o teatro destaca-se como lugar de encontro com o outro, propício à socialização, à experiência do reconhecimento e ao exercício da alteridade. Os resultados indicam a potencialidade do teatro para engendrar processos de metamorfose identitária de sentido emancipatório. Especificidades do fazer teatral como a relação com personagens, espectadores e colegas de grupo despontam como significativos propulsores dos processos de construção e reconstrução da identidade. Conclui-se que o teatro, no exercício do encontro com outro, oferece ao sujeito possibilidades múltiplas de encontros consigo mesmoAbstract: This doctoral research deals with the contribution of theater in educational contexts to the construction of student's identity. The study aims to understand if, how and why theatrical activity, especially during adolescence, can impact identity construction in order to influence the representations that individuals have and seek for themselves, their personal relationships, professional choices and courses of life. The research also covers the identity impacts in adult life of the theatrical experience during the school phase. To achieve this goal, the thesis presents narratives of individuals who participate and/or have participated in school theatrical groups when adolescents. Interviewees report previous, concomitant and subsequent memories to theatrical activities at school, and reflect on the contribution of that experience to the construction of their identity. In the light of Social Psychology and Philosophy, the analysis takes Antonio da Costa Ciampa, Axel Honneth and Claude Dubar as main theoretical references. In this approach, theater stands out as a meeting place with the other, conducive to socialization, the experience of recognition and the exercise of otherness. Results indicate the potential of theater to engender identity metamorphosis processes of emancipatory nature. Specificities of theatrical performance, such as the relationship with characters, spectators and groupmates, emerge as significant drivers of the processes of identity construction and reconstruction. In conclusion, this study shows that theater, in the exercise of meeting with the other, offers the individual multiple possibilities of encounters with himselfDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Heloani, José Roberto Montes, 1956-Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoAlves, Cecília PescatoreGregório, Marcia GomesMarkunas, MônicaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHansted, Talitha Cardoso, 1980-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765HANSTED, Talitha Cardoso. "Eu seguro minha mão na sua": teatro na educação e construção da identidade. 2020. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128716Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-26T17:51:58Zoai::1128716Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-26T17:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
"Hold my hand in yours" : theater in education and identity construction
title "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
spellingShingle "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
Teatro
Educação
Identidade
Socialização
Theater
Education
Identity
Socialization
title_short "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
title_full "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
title_fullStr "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
title_full_unstemmed "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
title_sort "Eu seguro minha mão na sua" : teatro na educação e construção da identidade
author Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
author_facet Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Alves, Cecília Pescatore
Gregório, Marcia Gomes
Markunas, Mônica
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Hansted, Talitha Cardoso, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Identidade
Socialização
Theater
Education
Identity
Socialization
topic Teatro
Educação
Identidade
Socialização
Theater
Education
Identity
Socialization
description Orientador: José Roberto Montes Heloani
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765
HANSTED, Talitha Cardoso. "Eu seguro minha mão na sua": teatro na educação e construção da identidade. 2020. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765
identifier_str_mv HANSTED, Talitha Cardoso. "Eu seguro minha mão na sua": teatro na educação e construção da identidade. 2020. 1 recurso online (239 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638765. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128716
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (239 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138549238333440