Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Miria Gomes de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818
Resumo: Orientador: JoAnne Busnardo
id UNICAMP-30_380fda22d76da9f25140e31b302a0c89
oai_identifier_str oai::205668
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leituraLeitura - Estudo e ensinoAnálise do discursoCarnavalOrientador: JoAnne BusnardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em EscolasMunicipaisna periferia de Belo Horizonte. o projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma prática educacional inovadora, conscientizadorae polifônica. Com base nas reflexõesda Pedagogia Críticasobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas de linguagem, de sujeito híbrido,de ética e de camavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicasem sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituido pelo outroAbstract: The thesis discusses interactive processes in the reading and presentation of Shakespearean plays in public schools of poor neighborhoods in the outskirts of Belo Horizonte. The original project had as its main aims the dialogue of languages and cultures and the search for a "non-traditional" teaching practice, a practice which would involve conscientization and polyphony. Starting with reflections from the area of Critical Pedagogy concerning the concept of voice, the emancipatory impulse and the instances of cultural resistance of marginalized social classes, we tried to bring out the compatibility of M. Bakhtin's conceptions of language, a hybrid subject, ethics and carnavalization with notions of a polyphonic critical pedagogy. We noticed in our data the gradual achievement of polyphony, in the midst of conflicting and contradictory attitudes. Such attitudes show that heterogeneity is constitutive of the subjects in interactive processes in the classroom. Placing emphasis on the importance of self-reflection in teacher practice, we call attention to the relevance of the debate of ideological questions in the classroom, a place where the subject constitutes him/herself and is constituted by the otherMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Braga, Denise BértoliGeraldi, João WanderleyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Miria Gomes de20002001-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf200p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205668porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:19:26Zoai::205668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
title Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
spellingShingle Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Oliveira, Miria Gomes de
Leitura - Estudo e ensino
Análise do discurso
Carnaval
title_short Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
title_full Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
title_fullStr Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
title_full_unstemmed Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
title_sort Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
author Oliveira, Miria Gomes de
author_facet Oliveira, Miria Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Braga, Denise Bértoli
Geraldi, João Wanderley
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Miria Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Estudo e ensino
Análise do discurso
Carnaval
topic Leitura - Estudo e ensino
Análise do discurso
Carnaval
description Orientador: JoAnne Busnardo
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2001-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818
OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
200p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188846164770816