Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818 |
Resumo: | Orientador: JoAnne Busnardo |
id |
UNICAMP-30_380fda22d76da9f25140e31b302a0c89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::205668 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leituraLeitura - Estudo e ensinoAnálise do discursoCarnavalOrientador: JoAnne BusnardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em EscolasMunicipaisna periferia de Belo Horizonte. o projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma prática educacional inovadora, conscientizadorae polifônica. Com base nas reflexõesda Pedagogia Críticasobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas de linguagem, de sujeito híbrido,de ética e de camavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicasem sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituido pelo outroAbstract: The thesis discusses interactive processes in the reading and presentation of Shakespearean plays in public schools of poor neighborhoods in the outskirts of Belo Horizonte. The original project had as its main aims the dialogue of languages and cultures and the search for a "non-traditional" teaching practice, a practice which would involve conscientization and polyphony. Starting with reflections from the area of Critical Pedagogy concerning the concept of voice, the emancipatory impulse and the instances of cultural resistance of marginalized social classes, we tried to bring out the compatibility of M. Bakhtin's conceptions of language, a hybrid subject, ethics and carnavalization with notions of a polyphonic critical pedagogy. We noticed in our data the gradual achievement of polyphony, in the midst of conflicting and contradictory attitudes. Such attitudes show that heterogeneity is constitutive of the subjects in interactive processes in the classroom. Placing emphasis on the importance of self-reflection in teacher practice, we call attention to the relevance of the debate of ideological questions in the classroom, a place where the subject constitutes him/herself and is constituted by the otherMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Braga, Denise BértoliGeraldi, João WanderleyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Miria Gomes de20002001-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf200p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205668porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:19:26Zoai::205668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
title |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
spellingShingle |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura Oliveira, Miria Gomes de Leitura - Estudo e ensino Análise do discurso Carnaval |
title_short |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
title_full |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
title_fullStr |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
title_full_unstemmed |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
title_sort |
Shakespeare no suburbio : critica, polifonia e carnaval na aula de leitura |
author |
Oliveira, Miria Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Miria Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943- Braga, Denise Bértoli Geraldi, João Wanderley Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Miria Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Estudo e ensino Análise do discurso Carnaval |
topic |
Leitura - Estudo e ensino Análise do discurso Carnaval |
description |
Orientador: JoAnne Busnardo |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2001-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818 OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OLIVEIRA, Miria Gomes de. Shakespeare no suburbio: critica, polifonia e carnaval na aula de leitura. 2000. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 200p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188846164770816 |