O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498
Resumo: Orientador: Bertoli Braga
id UNICAMP-30_382f7748b85dd9e67a0b7b2be324876f
oai_identifier_str oai::366422
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuarioThe use of hipertextual material in an on-line reading course : focus in the user's perspectiveSistemas de hipertextoEstudo independenteLíngua estrangeiraLeituraEnsinoHypertext systemsIndependent studyForeign languageReadingTeachingOrientador: Bertoli BragaDissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudo de LinguagemResumo: A presente dissertação investiga a experiência prática de 44 alunos com um material hipertextual. O objeto de estudo selecionado, o curso Read in Web, foi projetado para o estudo automonitorado de leitura em língua inglesa. Considerando que o curso é indicado para alunos que já atingiram um nível intermediário de inglês, o estudo busca analisar se o nível de proficiência dos alunos ingressantes altera a interação com o material hipertextual em questão. A análise considerou também as expectativas iniciais trazidas pelos alunos e os fatores que eles avaliaram como positivos e negativos em relação ao curso. Do ponto de vista teórico, o trabalho apresenta, inicialmente, os aspectos pedagógicos da aprendizagem independente e do estudo automonitorado de línguas na web. Em seguida, é delineada a proposta pedagógica de ensino de leitura para fins específicos e as contribuições e limites dos recursos tecnológicos no ensino dessa habilidade. O estudo empírico levou em consideração dados obtidos através dos seguintes intrumentos de coleta: questionários pré e pós-curso e entrevistas semi-estruturadas. A análise de dados nos permitiu concluir que, no estudo em questão: (1) o nível de compreensão de leitura em inglês dos usuários pode alterar as tendências de acesso das atividades oferecidas nas lições virtuais; (2) existe uma sensível diminuição de acesso às tarefas a partir da sexta atividade, o que sugere a necessidade de estabelecer limites no número de atividades a serem oferecidas por lição virtual. A pesquisa sugere que a concentração e o esforço mental exigido do aluno no estudo automonitorado no contexto digital é significativamente maior que na aula presencial. As tendências e indícios delineados neste trabalho visam oferecer subsídios para futuros estudos sobre a aprendizagem automonitorada no contexto digitalAbstract: This study investigates the experience of 44 students with a hypertextual material of the English reading course Read in Web, within the context of a self-tutoring learning approach. Since the course was projected for users with an intermediate level in English, the study analyses the way a student's level of language proficiency affects his interaction with the course hypertextual material. The analysis took also into consideration the students¿ initial expectations for the course, and the factors they considered to be positive and negative in the Read in Web. In the theoretical section, the investigation presents the pedagogic aspects of independent learning process and self-tutoring language studies in the web. Then, it delineates a pedagogic proposal for teaching English for Specific Purposes in such a context, and it emphasizes the contributions and limitations of the technological resources for teaching such ability. The empirical research took into consideration the data obtained trough pre- and pos-course questionnaires and semi-structured interviews. The data analysis lead to the following conclusions: (1) According to the level of text comprehension in English, the users may present differences in their choices of activities offered in the virtual lessons; (2) there is a significant reduction after the sixth activity of a lesson, which suggests the need to establish a limit for the number of activities to be incorporated in a virtual lesson. This research suggests that the concentration and effort required for the online student is significantly higher in a self-tutoring study in the digital context than in a regular class-room. The trends delineated in this research offer information for future studies related to self-tutoring learning in the digital contextMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Maher, Terezinha de Jesus MachadoSouza, Patricia Nora deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSiqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-20062006-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498SIQUEIRA, Débora Camacho Araújo. O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line: foco na perspectiva do usuario. 2006. 162p. Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudo de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366422porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T13:22:32Zoai::366422Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-13T13:22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
The use of hipertextual material in an on-line reading course : focus in the user's perspective
title O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
spellingShingle O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
Siqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-
Sistemas de hipertexto
Estudo independente
Língua estrangeira
Leitura
Ensino
Hypertext systems
Independent study
Foreign language
Reading
Teaching
title_short O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
title_full O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
title_fullStr O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
title_full_unstemmed O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
title_sort O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line : foco na perspectiva do usuario
author Siqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-
author_facet Siqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Souza, Patricia Nora de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Débora Camacho Araújo, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de hipertexto
Estudo independente
Língua estrangeira
Leitura
Ensino
Hypertext systems
Independent study
Foreign language
Reading
Teaching
topic Sistemas de hipertexto
Estudo independente
Língua estrangeira
Leitura
Ensino
Hypertext systems
Independent study
Foreign language
Reading
Teaching
description Orientador: Bertoli Braga
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-03-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498
SIQUEIRA, Débora Camacho Araújo. O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line: foco na perspectiva do usuario. 2006. 162p. Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudo de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498
identifier_str_mv SIQUEIRA, Débora Camacho Araújo. O uso de material hipertextual em um curso de leitura on-line: foco na perspectiva do usuario. 2006. 162p. Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudo de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602498. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
162p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138411534090240