A percepção e a espacialização da música eletroacústica no cinema, em surround 5.1 : um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17844 |
Resumo: | Orientador: José Augusto Mannis |
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A percepção e a espacialização da música eletroacústica no cinema, em surround 5.1 : um estudo de casoThe perception and spacialization of electroacoustic music in cinema, in surround 5.1 : a case studyMusica eletroacústicaCinemaEspacialização sonoraComposição (Música)Electroacoustic musicMotion picturesSound spatializationComposition (Music)Orientador: José Augusto MannisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Neste trabalho estudamos o uso da espacialização sonora própria à composição musical eletroacústica, empregando o sistema de som multicanal em formato surround 5.1, aplicada ao cinema narrativo que conta histórias. Em nossa hipótese, a espacialização sonora praticada na música eletroacústica e a distribuição espacial dos sons de uma música em ambientes acusticamente imersivos não necessariamente desprendem a atenção do espectador da trama cinematográfica, como sustentam alguns autores, mas, ao contrário, quando trabalhados adequadamente, podem contribuir para uma imersão audiovisual ainda mais profunda. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica crítica, buscamos compreender as relações entre percepção e espacialização sonora associadas à imagem em movimento, à luz dos efeitos áudio-visiogênicos de Michel Chion e da aculogia de Pierre Schaeffer, através dos escritos desses autores e de outros que se debruçam sobre o tema. Em um segundo momento, apresentamos pontos de vista de outros pesquisadores e compositores acerca de aspectos técnicos, perceptivos e poéticos, referentes à composição da música eletroacústica com espacialização sonora, sejam esses escritos provindos da chamada música de concerto ou da música dedicada às imagens, bem como reflexões sobre música, espaço e cinema. Paralelamente à reflexão teórica, neste trabalho realizamos atividades prático-experimentais, de espacialização sonora da música para o audiovisual em ambiente de difusão multicanal, com a finalidade de poder construir materiais audiovisuais contendo trilhas com diversos graus, profundidades e intensidades de movimentos espaciais e distribuições sonoras imersivas, para serem testados dentro da realização sonora do filme Eterno Retorno, de nossa autoria. A partir das informações levantadas nesta pesquisa, pretendemos definir um campo de atuação possível e eficiente para a composição de trilhas sonoras para cinema, usando recursos de espacialização e distribuição sonoros imersivosAbstract: In this work we study the use of sound spatialization proper to electroacoustic musical composition using the multichannel sound system in 5.1 surround format applied to narrative cinema that tells stories. In our hypothesis, the sound spatialization practiced in electroacoustic music, and the spatial distribution of the sounds of a music in acoustically immersive environments do not necessarily detach the spectator's attention from the audiovisual plot, as some authors maintain, but, on the contrary, when worked properly, can contribute to an even deeper audiovisual immersion. We seek to understand the relationship between perception and sound spatialization associated with the moving image, in the light of Michel Chion's audio-visiogenic effects and Pierre Schaeffer's aculogy. In a second moment, we present the points of view of other researchers and composers about technical, perceptive and poetic aspects, referring to the composition of electroacoustic music with sound spatialization, whether these writings come from the so-called absolute music or music dedicated to images, as well as reflections on music, space and cinema. Parallel to the theoretical reflection, in this work we carry out practical-experimental activities, of spatialized music for the audiovisual in a multichannel diffusion environment, with the purpose of being able to build audiovisual materials containing tracks with different degrees, depths and intensities of spatial movements and sound distributions immersive to be tested within the sound realization of the film Eterno Retorno, of our authorship. Based on the information gathered in this research, we intend to define a possible and efficient field of action to soundtrack composition using spatialization and immersive sound distribution resourcesAbertoDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaCAPES88887.338877/2019-00[s.n.]Mannis, José Augusto, 1958-Machado, CacáGarcia, Denise Hortencia LopesMendes, Eduardo Simões dos SantosMamedes, Clayton RosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Fliblio Ferreira de, 1978-20232023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (237 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17844SOUZA, Fliblio Ferreira de. A percepção e a espacialização da música eletroacústica no cinema, em surround 5.1: um estudo de caso. 2023. 1 recurso online (237 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17844. 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