Jose Verissimo (1857-1916) e a educação brasileira republicana : raizes da renovação escolar conservadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Maria de Perpetuo Socorro Gomes de Souza Avelino de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599233
Resumo: Orientador: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier
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spelling Jose Verissimo (1857-1916) e a educação brasileira republicana : raizes da renovação escolar conservadoraVerissimo, Jose, 1857-1916Educação - Brasil - História - 1857-1916Educação - Brasil - RepublicaReforma do ensinoSistema educacional - BrasilEducação e Estado - BrasilOrientador: Maria Elizabete Sampaio Prado XavierTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campins, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho tem por objetivo examinar o pensamento educacional de José Veríssimo Dias de Mattos nas últimas décadas que antecederam à Proclamação da República e nas primeiras décadas desse regime político, considerando que foi nesse contexto histórico que o autor desenvolveu e consolidou suas reflexões sobre a educação no país. O diagnóstico por ele elaborado sobre a realidade educacional brasileira antecipa questões que serão retomadas décadas depois, pelos ¿teóricos da educação¿¿ nas reformas educacionais empreendidas em vários Estados da Federação e no Distrito Federal nos anos 20, e no célebre Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. O arcabouço teórico presente em sua produção literária aponta para a constituição de um pensamento educacional crítico, mas que não ultrapassou os limites do conservadorismo até então em voga na sociedade brasileira, na medida em que não se opunha à ordem vigente e ao poder instituído. A pesquisa assumerelevância para a História da Educação Brasileira, já que possibilita trazer do anonimato um dos teóricos da educação que via na crítica literária uma mediação permanente para operar mudanças no que julgava ser fundamental para o país. Apesar de sua militância na área educacional, ainda é pouco conhecido pelos educadores, e a sua presença significativa na história da educação brasileira raras vezes é lembrada ou mencionada em estudos da áreaAbstract: This research has the objective of examining the thoughts of José Veríssimo Dias de Mattos on the last decades before the Republic Proclamation and on the first decades of this political system, considering that it was on this historical setting that the writer developed and consolidated his thoughts about the education in the country. The conclusion he has come up with about the real situation of the brazilian education, backdates some issues that will be discussed some decades later by the ¿educational theorists¿ and the educational reforms made in several states of the country and in the Federal District in the 20's, and the celebrated New Education Pioneer's manifest in 1932. The theoretical skeleton present at his literary production aims to the constitution of a critical educational thought, but that has not gone beyond the boundaries of the conservalism that was so important in the brazilian society, in so far as it did not come against the current order and government system. The research is important to the Brazilian Educational History, since it shows people one of the educational theorists who saw the literary review as a permanent mediation to operate at the changes believed to be essential to the country. Although his militancy at the educational field, he is still not very known by the educationals, and his meaningful presence at the History of the brazilian education is so rare mentioned or remembered in researches or lectures about this areaDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Xavier, Maria Elizabete Sampaio Prado, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFrança, Maria de Perpetuo Socorro Gomes de Souza Avelino de20042004-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf173 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599233FRANÇA, Maria de Perpetuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Jose Verissimo (1857-1916) e a educação brasileira republicana: raizes da renovação escolar conservadora. 2004. 173 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campins, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599233. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/331535porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:52:39Zoai::331535Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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