Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172
Resumo: Orientador: Jorge Megid Neto
id UNICAMP-30_39cca0aab039f882ac61118f99722363
oai_identifier_str oai::1088477
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantilExploring sound phenomena with children in kindergartenEducação infantilEnsino de ciênciasTecnologia educacional - Efeitos sonorosKindergartenScience teachingSound effectsSound - Registration and playbackEducational Technology - Sound EffectsOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Educação Infantil tem sido, cada vez mais, foco das pesquisas acadêmicas. Voltar o olhar para a educação da infância é valorizar os conhecimentos que vêm sendo construídos nessa área de atuação, entendendo a criança como sujeito histórico e de direitos, que nas interações produz cultura. Nessas relações, por meio de observações, experimentações e questionamentos, se apropria e atribui sentidos sobre o ambiente que a cerca. Aproveitando essa curiosidade e interesse das crianças, e os poucos trabalhos envolvendo a paisagem sonora e o ambiente nessa etapa da Educação Básica, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e realizar atividades de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da Educação Infantil, buscando indícios de quais percepções e compreensões sobre os sons e as fontes sonoras as crianças constroem e como interagem nesse processo de apropriação e objetivação do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida baseada na abordagem qualitativa com a realização de atividades relacionadas a temática dos sons com a turma da professora-pesquisadora (um agrupamento multietário III com crianças de 3 a 6 anos), de um Centro de Educação Infantil do município de Campinas-SP. Nesta pesquisa de intervenção, foram realizadas atividades de observação e exploração dos espaços da escola, atividades de exploração dos fenômenos sonoros, construção e exploração de alguns brinquedos e instrumentos, além da relação com o próprio corpo, colocando este em cena como parte integrante do ambiente. Os dados foram coletados a partir do diário de campo da professora-pesquisadora, de fotografias, de gravação em áudio e vídeo das crianças realizando as atividades e discutindo coletivamente ou em pequenos grupos e de desenhos elaborados por elas. A análise dos dados aponta, na categoria "Percepções e compreensões da criança sobre os fenômenos sonoros": a observação atenta dos sons do entorno, os relatos diários dos sons ouvidos do caminho de casa até a escola, no ambiente doméstico, de lazer e da própria sala de referência, a compreensão que o som existe quando algo está em movimento, a distinção entre os sons da natureza, humanos e tecnológicos sem contudo, nomeá-los dessa forma. Na categoria "Interações", destacamos na relação criança-criança: a cooperação e afetividade presentes na realização das atividades, o estabelecimento de um desafio de habilidades quanto à forma de tocar e segurar os instrumentos, a negociação de significados trazendo informações de experiências anteriores; na relação adulto-criança consideramos: a reorganização das ideias, o fornecimento de informações, o incentivo pela busca de novas fontes sonoras, a ampliação do repertório cultural com músicas instrumentais e corporais e a apresentação de alguns instrumentos de percussão, corda e sopro, os questionamentos sobre as descobertas das crianças. Destacamos o papel da professora-pesquisadora como responsável pela organização intencional dos espaços e materiais, levando as crianças a apropriação desses conceitos de maneira ativa, dialogando sobre suas hipóteses, comparando e buscando novos objetos, sons, ritmos. A pesquisa realizada com as crianças aponta para a viabilidade do trabalho com a exploração do ambiente para a construção de conhecimentos relacionados aos fenômenos sonoros, envolvendo as crianças de maneira lúdicaAbstract: The kindergarten, searching for indications of which perceptions and understandings about the sounds and sound sources children construct and how they interact in this process of building knowledge. The research was developed based on the qualitative approach with the accomplishment of activities related to the thematic of the sounds with the class of the teacher-researcher (a group with children from 3 to 6 years old), of a kindergarten school of the city of Campinas- SP. In this intervention research, activities of observation and exploration of school spaces, activities of exploration of sound phenomena, construction and exploration of some toys and instruments, as well as the relation with the body itself were carried out, placing it on the scene as an integral part of the environment. The data were collected from the teacher-researcher's field diary, photographs, audio and video recording of the children performing the activities and discussing collectively or in small groups and drawings elaborated by them. The analysis of the data points out, in the category "Perceptions and understandings of the child on the sound phenomena", the attentive observation of the surrounding sounds, the daily reports of the sounds heard from the way home to school, in the domestic, leisure and own reference room, understanding that sound exists when something is in motion, the distinction between the sounds of nature, human and technological without however naming them that way. In the "Interactions" category, we highlight the child-child relationship: the cooperation and affectivity present in the activities, the challenge of skills in how to play and insure the instruments, the negotiation of meanings bringing information from previous experiences; in the adult-child relationship we consider: the reorganization of ideas, the provision of information, the incentive to search for new sound sources, the expansion of the cultural repertoire with instrumental and corporal songs and the presentation of some percussion, string and blow instruments, questions about children's findings. We highlight the role of the teacher-researcher as responsible for the intentional organization of spaces and materials, leading children to appropriate these concepts. The research carried out with the children points to the feasibility of working with the exploration of the environment for the construction of knowledge related to sound phenomena, involving the children in a playful wayMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Pinto Neto, Pedro da CunhaLima, Elieuza Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088477Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T14:09:33Zoai::1088477Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-31T14:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Exploring sound phenomena with children in kindergarten
title Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
spellingShingle Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-
Educação infantil
Ensino de ciências
Tecnologia educacional - Efeitos sonoros
Kindergarten
Science teaching
Sound effects
Sound - Registration and playback
Educational Technology - Sound Effects
title_short Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
title_full Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
title_fullStr Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
title_full_unstemmed Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
title_sort Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
author Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-
author_facet Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Lima, Elieuza Aparecida de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino de ciências
Tecnologia educacional - Efeitos sonoros
Kindergarten
Science teaching
Sound effects
Sound - Registration and playback
Educational Technology - Sound Effects
topic Educação infantil
Ensino de ciências
Tecnologia educacional - Efeitos sonoros
Kindergarten
Science teaching
Sound effects
Sound - Registration and playback
Educational Technology - Sound Effects
description Orientador: Jorge Megid Neto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172
FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172
identifier_str_mv FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088477
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189142812164096