Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172 |
Resumo: | Orientador: Jorge Megid Neto |
id |
UNICAMP-30_39cca0aab039f882ac61118f99722363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1088477 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantilExploring sound phenomena with children in kindergartenEducação infantilEnsino de ciênciasTecnologia educacional - Efeitos sonorosKindergartenScience teachingSound effectsSound - Registration and playbackEducational Technology - Sound EffectsOrientador: Jorge Megid NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Educação Infantil tem sido, cada vez mais, foco das pesquisas acadêmicas. Voltar o olhar para a educação da infância é valorizar os conhecimentos que vêm sendo construídos nessa área de atuação, entendendo a criança como sujeito histórico e de direitos, que nas interações produz cultura. Nessas relações, por meio de observações, experimentações e questionamentos, se apropria e atribui sentidos sobre o ambiente que a cerca. Aproveitando essa curiosidade e interesse das crianças, e os poucos trabalhos envolvendo a paisagem sonora e o ambiente nessa etapa da Educação Básica, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e realizar atividades de exploração dos fenômenos sonoros com crianças da Educação Infantil, buscando indícios de quais percepções e compreensões sobre os sons e as fontes sonoras as crianças constroem e como interagem nesse processo de apropriação e objetivação do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida baseada na abordagem qualitativa com a realização de atividades relacionadas a temática dos sons com a turma da professora-pesquisadora (um agrupamento multietário III com crianças de 3 a 6 anos), de um Centro de Educação Infantil do município de Campinas-SP. Nesta pesquisa de intervenção, foram realizadas atividades de observação e exploração dos espaços da escola, atividades de exploração dos fenômenos sonoros, construção e exploração de alguns brinquedos e instrumentos, além da relação com o próprio corpo, colocando este em cena como parte integrante do ambiente. Os dados foram coletados a partir do diário de campo da professora-pesquisadora, de fotografias, de gravação em áudio e vídeo das crianças realizando as atividades e discutindo coletivamente ou em pequenos grupos e de desenhos elaborados por elas. A análise dos dados aponta, na categoria "Percepções e compreensões da criança sobre os fenômenos sonoros": a observação atenta dos sons do entorno, os relatos diários dos sons ouvidos do caminho de casa até a escola, no ambiente doméstico, de lazer e da própria sala de referência, a compreensão que o som existe quando algo está em movimento, a distinção entre os sons da natureza, humanos e tecnológicos sem contudo, nomeá-los dessa forma. Na categoria "Interações", destacamos na relação criança-criança: a cooperação e afetividade presentes na realização das atividades, o estabelecimento de um desafio de habilidades quanto à forma de tocar e segurar os instrumentos, a negociação de significados trazendo informações de experiências anteriores; na relação adulto-criança consideramos: a reorganização das ideias, o fornecimento de informações, o incentivo pela busca de novas fontes sonoras, a ampliação do repertório cultural com músicas instrumentais e corporais e a apresentação de alguns instrumentos de percussão, corda e sopro, os questionamentos sobre as descobertas das crianças. Destacamos o papel da professora-pesquisadora como responsável pela organização intencional dos espaços e materiais, levando as crianças a apropriação desses conceitos de maneira ativa, dialogando sobre suas hipóteses, comparando e buscando novos objetos, sons, ritmos. A pesquisa realizada com as crianças aponta para a viabilidade do trabalho com a exploração do ambiente para a construção de conhecimentos relacionados aos fenômenos sonoros, envolvendo as crianças de maneira lúdicaAbstract: The kindergarten, searching for indications of which perceptions and understandings about the sounds and sound sources children construct and how they interact in this process of building knowledge. The research was developed based on the qualitative approach with the accomplishment of activities related to the thematic of the sounds with the class of the teacher-researcher (a group with children from 3 to 6 years old), of a kindergarten school of the city of Campinas- SP. In this intervention research, activities of observation and exploration of school spaces, activities of exploration of sound phenomena, construction and exploration of some toys and instruments, as well as the relation with the body itself were carried out, placing it on the scene as an integral part of the environment. The data were collected from the teacher-researcher's field diary, photographs, audio and video recording of the children performing the activities and discussing collectively or in small groups and drawings elaborated by them. The analysis of the data points out, in the category "Perceptions and understandings of the child on the sound phenomena", the attentive observation of the surrounding sounds, the daily reports of the sounds heard from the way home to school, in the domestic, leisure and own reference room, understanding that sound exists when something is in motion, the distinction between the sounds of nature, human and technological without however naming them that way. In the "Interactions" category, we highlight the child-child relationship: the cooperation and affectivity present in the activities, the challenge of skills in how to play and insure the instruments, the negotiation of meanings bringing information from previous experiences; in the adult-child relationship we consider: the reorganization of ideas, the provision of information, the incentive to search for new sound sources, the expansion of the cultural repertoire with instrumental and corporal songs and the presentation of some percussion, string and blow instruments, questions about children's findings. We highlight the role of the teacher-researcher as responsible for the intentional organization of spaces and materials, leading children to appropriate these concepts. The research carried out with the children points to the feasibility of working with the exploration of the environment for the construction of knowledge related to sound phenomena, involving the children in a playful wayMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Pinto Neto, Pedro da CunhaLima, Elieuza Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980-20192019-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088477Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T14:09:33Zoai::1088477Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-31T14:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil Exploring sound phenomena with children in kindergarten |
title |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
spellingShingle |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980- Educação infantil Ensino de ciências Tecnologia educacional - Efeitos sonoros Kindergarten Science teaching Sound effects Sound - Registration and playback Educational Technology - Sound Effects |
title_short |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
title_full |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
title_fullStr |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
title_sort |
Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil |
author |
Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980- |
author_facet |
Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Megid Neto, Jorge, 1958- Pinto Neto, Pedro da Cunha Lima, Elieuza Aparecida de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gislaine Cristina Bonalumi, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ensino de ciências Tecnologia educacional - Efeitos sonoros Kindergarten Science teaching Sound effects Sound - Registration and playback Educational Technology - Sound Effects |
topic |
Educação infantil Ensino de ciências Tecnologia educacional - Efeitos sonoros Kindergarten Science teaching Sound effects Sound - Registration and playback Educational Technology - Sound Effects |
description |
Orientador: Jorge Megid Neto |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172 FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Gislaine Cristina Bonalumi. Explorando fenômenos sonoros com crianças da educação infantil. 2019. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636172. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088477 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189142812164096 |