Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
id UNICAMP-30_3a5b701c0d98064b1a62236f985b558a
oai_identifier_str oai::1161091
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-culturalRestaurative justice and violence at school : analysis of an experience from the historical-cultura perspectiveEscolasViolênciaJustiça restaurativaGarantia (Direito)Perspectiva histórico-culturalSchoolsViolenceRestaurative JusticeGuarantee of rightsHistorical-cultural perspectiveOrientador: Ana Lúcia Horta NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação analisa situações que demandam o emprego da Justiça Restaurativa no âmbito da escola, compreendendo como essa proposta se apresenta enquanto uma alternativa para lidar com os conflitos e a violência que eclodem no cotidiano e nas relações da comunidade escolar, problematizando seus impactos, implicações e efeitos para uma educação voltada para a não violência e para a efetiva garantia de direitos. Para tal, desenvolveu-se pesquisa empírica, realizada em escola localizada em um município de grande porte do estado de São Paulo e que tem como proposta de atuação para a resolução de conflitos, conforme previsto em seu Projeto Político-Pedagógico, a Justiça Restaurativa. Utilizou-se a metodologia da observação participante, em uma abordagem qualitativa, com cuidadoso registro em Diário de Campo, além da realização de entrevistas, áudio e vídeo gravadas e, posteriormente, transcritas. Após o agrupamento dos dados por temas, os episódios foram selecionados de modo a possibilitarem a compreensão de como se deu o emprego da proposta da Justiça Restaurativa para a resolução dos conflitos, e a análise das propostas de resolução apresentadas diante de situações de violência na escola. Em termos teórico-metodológicos, foram consideradas as contribuições da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo em vista suas bases no materialismo histórico dialético, e da perspectiva da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa, assim, apontou para a importância da abertura de canais de comunicação e de escuta qualificada na escola como possibilidade de trabalho para uma educação voltada para a não violência, com respeito às diferenças e promoção da emancipação e acesso aos Direitos Humanos, a partir de práticas pedagógicas democráticas e participativas, que rompam com as concepções que individualizam os problemas e responsabilizam individualmente os sujeitos. Apontou também que o trabalho articulado e em rede pode auxiliar na promoção da multiplicidade de olhares sobre a questão da violência e suas raízes, possibilitando a conexão Intersetorial a fim de fortalecer a escola como uma instituição responsável por mediar o processo de desenvolvimento humanoAbstract: This dissertation analyzes situations that demand the use of Restorative Justice in the school context, understanding how this proposal presents itself as an alternative to deal with the conflicts and the violence that erupt in the daily life and in the relations of the school community, problematizing its impacts, implications and effects for an education focused on non-violence and the effective guarantee of rights. To this end, an empirical research was carried out in a school located in a large city in the state of São Paulo, which has a proposal for action to resolve conflicts, as provided in its political pedagogical project, Restorative Justice. The methodology of participant observation, was used, in a qualitative approach, with careful recording in the field diary, in addition to interviews, audio and video recorded and later transcribed. After the data were grouped by themes, the episodes were selected in order to enable the understanding of how the Restorative Justice proposal was used to resolve conflicts, and the analysis of resolution proposals presented in the face of situations of violence at school. In theoretical-methodological terms, contributions from the historical-cultural perspective of human development were considered, considering their bases in dialectical historical materialism, and from the perspective of Dialogical Discourse Analysis. The research thus pointed to the importance of opening channels of communication and qualified listening in the school as a possibility of working for an education focused on non-violence, with respect to differences and promotion of emancipation and access to Human Rights, starting from democratic and participatory pedagogical practices, which break with the concepts that individualize the problems and make the subjects individually responsible. He also pointed out that the articulated and networked work can help in promoting the multiplicity of views on the issue of violence and its roots enabling the intersectoral connection in order to strengthen the school as an institution responsible for mediating the human development processMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Guzzo, Raquel Souza LoboSantos, Sheila Daniela Medeiros dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBraz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-20202020-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390BRAZ, Elaine Cristina Nochelli. Justiça restaurativa e violência na escola: análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural. 2020. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161091Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:18:01Zoai::1161091Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-18T16:18:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
Restaurative justice and violence at school : analysis of an experience from the historical-cultura perspective
title Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
Braz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-
Escolas
Violência
Justiça restaurativa
Garantia (Direito)
Perspectiva histórico-cultural
Schools
Violence
Restaurative Justice
Guarantee of rights
Historical-cultural perspective
title_short Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
title_sort Justiça restaurativa e violência na escola : análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural
author Braz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-
author_facet Braz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-
Guzzo, Raquel Souza Lobo
Santos, Sheila Daniela Medeiros dos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Elaine Cristina Nochelli, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Violência
Justiça restaurativa
Garantia (Direito)
Perspectiva histórico-cultural
Schools
Violence
Restaurative Justice
Guarantee of rights
Historical-cultural perspective
topic Escolas
Violência
Justiça restaurativa
Garantia (Direito)
Perspectiva histórico-cultural
Schools
Violence
Restaurative Justice
Guarantee of rights
Historical-cultural perspective
description Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390
BRAZ, Elaine Cristina Nochelli. Justiça restaurativa e violência na escola: análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural. 2020. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390
identifier_str_mv BRAZ, Elaine Cristina Nochelli. Justiça restaurativa e violência na escola: análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural. 2020. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640390. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161091
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169236279296