Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552
Resumo: Orientador: Aline Vieira de Carvalho
id UNICAMP-30_3b3b6ba2010876971d32fa767533d664
oai_identifier_str oai::989736
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SCBetween images and emblems : tourism, heritage and the cultural landscape in Pomerode/SCPatrimônio cultural - Pomerode (SC)Paisagens - BrasilPaisagens culturais - BrasilTurismo culturalImigrantesCultural heritage - Pomerode (SC)Landscape - BrazilCultural landscapes - BrazilHeritage tourismImmigrantsOrientador: Aline Vieira de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A paisagem cultural no âmbito da preservação do patrimônio está relacionada à valorização de territórios onde tenham se desenvolvido relações peculiares entre as pessoas e o espaço físico. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi a primeira a tornar o conceito uma tipologia do patrimônio ao inclui-lo na Lista do Patrimônio Mundial em 1992. Dentro dessa instituição, há uma tendência em associá-lo a contextos rurais e/ou com forte presença da natureza, como parques, sítios e etc. No Brasil, foi com a instauração da chancela da Paisagem Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que a tipologia adentrou na instituição. O primeiro exemplar reconhecido pelo IPHAN foi o Núcleo Rural de Testo Alto (Pomerode) e Rio da Luz (Jaraguá do Sul), em Santa Catarina. O local está situado em uma região que recebeu desde meados do século XIX imigrantes europeus, em sua maioria de origem germânica, e que por conta da política de demarcação dos lotes coloniais durante esse período, possui, ainda hoje, um número significativo de pequenas propriedades rurais de produção agrícola de subsistência. Investigou-se nessa pesquisa que as razões para a escolha desse local como primeira paisagem cultural brasileira são diversas. No âmbito da instituição de salvaguarda, as razões incluem tanto demandas internas da 11ª Superintendência Regional do IPHAN no estado de Santa Catarina e a posição estratégica ocupada por um de seus técnicos na época do reconhecimento, quanto a necessidade do IPHAN nacional em adequar-se aos parâmetros internacionais de classificação do patrimônio cultural. Porém, verificou-se durante a pesquisa que a noção de paisagem cultural como denotando uma associação entre Cultura e Natureza vinha sendo utilizada como estratégia de promoção da localidade há tempos, consolidando uma relação naturalizada entre paisagem e germanidade. Isto posto, formulou-se a hipótese de que houve ali uma espetacularização da paisagem, transformada em um cenário de lazer e em um bem de consumo comercializado no universo do Turismo Cultural. Essa dissertação teve como foco a investigação da produção e da divulgação de discursos, textuais e imagéticos, sobre a paisagem cultural do município de Pomerode. Dessa forma, optou-se por trabalhar com três principais fontes de pesquisa: a Prefeitura Municipal de Pomerode, no papel de produtor de uma imagem oficial do local; a Revista Quatro Rodas, funcionando nesse contexto como uma voz exógena que ofereceu pistas de como a cidade era mostrada para o restante do país; e o IPHAN, que produz discursos autorizados sobre o patrimonio. Concluiu-se que as continuidades narrativas encontradas nas três instituições demonstram a perpetuação de discursos hegemônicos sobre a memória, a história e o patrimônio do território em questão, ocultando outras realidades que coexistem na mesma paisagem. Por outro lado, sendo a paisagem também prática cultural, considera-se que a sua espetacularização serviu igualmente como ferramenta de negociação do Poder Público e da população local, auxiliando no fomento de políticas públicas e na conservação da cultura teuto-brasileiraAbstract: In the context of heritage preservation, cultural landscape is a territory in which unique relationships have arisen between people and their surroundings. The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) was the first to turn the concept of cultural landscape into a heritage typology by including it in the World Heritage List in 1992. Within this institution, there is a tendency to associate cultural landscapes with rural sites or with places with a strong presence of nature, such as parks. In Brazil, the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN - National Institute of Historic and Artistic Heritage) introduced the Brazilian Cultural Landscape act in 2009. The first site recognized by IPHAN was the rural area of Testo Alto (Pomerode) and Rio da Luz (Jaraguá do Sul), in Santa Catarina. These locations have received many European immigrants, mostly of Germanic origin, since the mid-nineteenth century. Due to policies of demarcation of colonial lots during this period, the region still has a significant number of small rural properties of subsistence agriculture. This research aimed to investigate the reasons behind the choice of this place as the first Brazilian cultural landscape. Within the scope of the safeguard institution, the reasons include both the internal demands of the 11th IPHAN Superintendence in the state of Santa Catarina and the strategic position occupied by one of its technicians at the time of recognition, as well as a need for the national IPHAN to adapt to international parameters for the classification of cultural heritage. However, it was also noticed during the research that the idea of the landscape as a close association between Culture and Nature had been used as a strategy to promote tourism in the region, consolidating a naturalized relationship between landscape and the German culture. It was hypothesized that there has been a spectacularization of the landscape, transformed into a leisure scenario and a consumer good commercialized in the Cultural Tourism universe. For methodological reasons, this Masters¿ thesis focused on the investigation of the production and dissemination of speeches, text and imagery, about the cultural landscape of the municipality of Pomerode. Therefore, it was decided to work with three main sources of research: the Municipality of Pomerode, in the role of producer of an official image of the place; the Quatro Rodas Magazine, operating here as an exogenous voice that offered clues as to how the city was publicized to the rest of the country; and IPHAN, as an authorized institution of heritage. It was concluded that the narrative harmony found in the three institutions perpetuate hegemonic discourses on the memory, history and heritage of this territory, thus hiding other realities that coexist in the same landscape. On the other hand, since the landscape is also a cultural practice, it was additionally considered a negotiation tool for the government and the local population, helping to foster public policies and the conservation of the German cultureMestradoPolítica, Memória e CidadeMestra em HistóriaCAPES0487/1405064[s.n.]Carvalho, Aline Vieira de, 1981-Rubino, SilvanaPistorello, DanielaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-20172017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552GEMENTE, Bárbara de Oliveira Ribeiro. Entre imagens e emblemas: turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC. 2017. 1 recurso online (166 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989736Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T12:55:13Zoai::989736Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-16T12:55:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
Between images and emblems : tourism, heritage and the cultural landscape in Pomerode/SC
title Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
spellingShingle Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
Gemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-
Patrimônio cultural - Pomerode (SC)
Paisagens - Brasil
Paisagens culturais - Brasil
Turismo cultural
Imigrantes
Cultural heritage - Pomerode (SC)
Landscape - Brazil
Cultural landscapes - Brazil
Heritage tourism
Immigrants
title_short Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
title_full Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
title_fullStr Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
title_full_unstemmed Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
title_sort Entre imagens e emblemas : turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC
author Gemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-
author_facet Gemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Aline Vieira de, 1981-
Rubino, Silvana
Pistorello, Daniela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemente, Bárbara de Oliveira Ribeiro, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural - Pomerode (SC)
Paisagens - Brasil
Paisagens culturais - Brasil
Turismo cultural
Imigrantes
Cultural heritage - Pomerode (SC)
Landscape - Brazil
Cultural landscapes - Brazil
Heritage tourism
Immigrants
topic Patrimônio cultural - Pomerode (SC)
Paisagens - Brasil
Paisagens culturais - Brasil
Turismo cultural
Imigrantes
Cultural heritage - Pomerode (SC)
Landscape - Brazil
Cultural landscapes - Brazil
Heritage tourism
Immigrants
description Orientador: Aline Vieira de Carvalho
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552
GEMENTE, Bárbara de Oliveira Ribeiro. Entre imagens e emblemas: turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC. 2017. 1 recurso online (166 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552
identifier_str_mv GEMENTE, Bárbara de Oliveira Ribeiro. Entre imagens e emblemas: turismo, patrimônio e a paisagem cultural em Pomerode/SC. 2017. 1 recurso online (166 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632552. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989736
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (166 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116356591616