Dos conflitos ao pacto : as lutas no campo cinematográfico brasileiro no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Paula, 1973-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634912
Resumo: Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
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spelling Dos conflitos ao pacto : as lutas no campo cinematográfico brasileiro no século XXIFrom conflicts to compact : the struggles in the Brazilian cinema field in the 21st centuryAgência Nacional do Cinema (Brasil)Política culturalPolítica no cinemaCinema e EstadoCultural policyPolitics in motion picturesCinema and StateOrientador: Marcelo Siqueira RidentiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese faz uma radiografia, a partir de um enquadramento sociológico, da política audiovisual brasileira no período que vai do III Congresso Brasileiro de Cinema (2001), marco da chamada repolitização do setor, à aprovação da Lei 12.485 (2011), que impôs cotas de programação para a tevê fechada e incorporou, ao cinema, recursos advindos das empresas de telefonia. Apesar de a legislação criada no período estudado servir de esteio à pesquisa, são os discursos dos personagens que participaram dos embates legislativos que alinhavam esta tese. No centro do trabalho, estão os atores sociais que influenciam o poder público no estabelecimento das políticas do setor e que tendem a adotar uma política de conveniência com os governos. A pesquisa teve, como fonte primordial, as entrevistas qualitativas, que refletem a experiência dos atores, suas motivações e estratégias. O trabalho, além disso, utiliza livros, artigos, entrevistas já publicadas, depoimentos, projetos de leis e textos com regulamentações diversas. Ao mesmo tempo em que demonstra os avanços ocorridos no sistema de financiamento à produção audiovisual, a tese problematiza a política da Ancine, que guarda relação direta com a política mais ampla em curso no país no período estudado. O sistema criado entre 2001 e 2011 garantiu uma vasta produção, mas não alcançou a meta da sustentabilidade, estabelecida pela MP 2228-1 (2001), e não avançou na conquista de mercado em relação ao cinema estrangeiroAbstract: The present thesis aims to perform an X-ray of the Brazilian audiovisual policies, from a sociological standpoint, in the period spanning from the III Congresso Brasileiro de Cinema of 2001 (III Brazilian Congress of Cinema), a milestone calling to re-politicize the industry, to the passing of Act 12,485 of 2011 that provides for a mandatory screen quota for paid TV, and assigned to the film industry, resources coming from telecoms. Although the act that passed during the studied period served as a mainstay to the research, the speeches of the stakeholders involved in the legislative discussions is what sews the thesis together. At the core of the work are the social stakeholders who influence the public power to develop policies for the industry and who tend to adopt a policy of convenience with the governments. As a primary source of information, the research made use of qualitative interviews, which reflect the experience of the stakeholders, their motivations, and strategies. In addition, books, articles, published interviews, testimonies, draft bills, and texts with various regulations were researched. While showing the advances in the financing of audiovisual production, the thesis challenges Ancine's policy, which has a direct relationship with the broader political situation in the country during the studied period. Despite system created between 2001 and 2011 ensured a vast production, it did not reach the goal of the sutainability, as provided by MP 2228-1 (2001), and did not advance in the pursuit of market share vis-à-vis the foreign film industryDoutoradoSociologiaDoutora em SociologiaCAPES2014/330030-17[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Simis, AnitaSá Neto, Arthur Autran Franco deLucca, Luiz Gonzaga deOrtiz, RenatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Ana Paula, 1973-20182018-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634912SOUSA, Ana Paula. Dos conflitos ao pacto: as lutas no campo cinematográfico brasileiro no século XXI. 2018. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634912. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062573Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-03T16:06:57Zoai::1062573Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-03T16:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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