A formação de professores como empreendimento neoliberal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368 |
Resumo: | Orientador: Jose Luis Sanfelice |
id |
UNICAMP-30_3c02794fd9f2eed6b6993fa3f28162bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::404816 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores como empreendimento neoliberalThe formation of professors as neoliberal enterpriseBanco mundialFormação de professoresEducação e EstadoNeoliberalismoWorld BankFormation of teachersEducational politicsNeoliberalismOrientador: Jose Luis SanfeliceDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo tem como objeto de investigação aspectos relacionados à política do Programa PEC-Formação Universitária, realizado em São Paulo, entre 2001 e 2002. A análise centra-se no desenvolvimento do programa em que trabalhei como professora-tutora, junto a uma turma de alunas-professoras, buscando compreender os possíveis efeitos causados na sua área de aplicação. O contexto sócio-político do objeto de pesquisa parte dos seguintes aspectos: contextualização dos modelos de universidade, e portanto de formação, ao longo da história; análise do modelo neoliberal de formação de professores a partir de um programa semelhante de formação de professores realizado no estado do Paraná; análise do programa PEC-Formação Universitária; contextualização dos modelos de formação de professores no âmbito das políticas educacionais propostas pelo Banco Mundial para os páises da América Latina. Evidenciam-se a escola como uma empresa, os resultados do processo educativo como insumos, e a eficiência em relação a custo/benefício como critérios principais de decisão.Abstract: The present study aims to investigate aspects related to the politics of teacher's formation in Brasil as implemented by the education programm named ?PEC-Formação Universitária?, state of São Paulo, in the years of 2001 and 2002. This review studies the development of such programm in which I worked as a teacher to a class of teachers, as to understand the possible effects such program has caused in its area of application. The social political context of such research focus on the following aspects: university models of study throughout history; analysis of the neoliberal model of teacher's formation in a program alike in the state of Paraná; analysis of ?PEC-Formação Universitária?; the models of teacher's formation in Brasil, in the scope of the World Bank educational politics for Latin America countries. They reveal school treated as a company, the results of the educative process as insumos, and the efficiency in the relation cost/benefit as main criteria of decision.MestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Castanho, Sérgio Eduardo MontesPesce, LucilaLombardi, José ClaudineiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragao, Flavia Cristina Ribeiro de20072007-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368ARAGAO, Flavia Cristina Ribeiro de. A formação de professores como empreendimento neoliberal. 2007. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404816porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:25Zoai::404816Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores como empreendimento neoliberal The formation of professors as neoliberal enterprise |
title |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
spellingShingle |
A formação de professores como empreendimento neoliberal Aragao, Flavia Cristina Ribeiro de Banco mundial Formação de professores Educação e Estado Neoliberalismo World Bank Formation of teachers Educational politics Neoliberalism |
title_short |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
title_full |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
title_fullStr |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
title_full_unstemmed |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
title_sort |
A formação de professores como empreendimento neoliberal |
author |
Aragao, Flavia Cristina Ribeiro de |
author_facet |
Aragao, Flavia Cristina Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanfelice, José Luís, 1949-2021 Castanho, Sérgio Eduardo Montes Pesce, Lucila Lombardi, José Claudinei Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragao, Flavia Cristina Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco mundial Formação de professores Educação e Estado Neoliberalismo World Bank Formation of teachers Educational politics Neoliberalism |
topic |
Banco mundial Formação de professores Educação e Estado Neoliberalismo World Bank Formation of teachers Educational politics Neoliberalism |
description |
Orientador: Jose Luis Sanfelice |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368 ARAGAO, Flavia Cristina Ribeiro de. A formação de professores como empreendimento neoliberal. 2007. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ARAGAO, Flavia Cristina Ribeiro de. A formação de professores como empreendimento neoliberal. 2007. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 206p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188969966993408 |