A formação de professores como empreendimento neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragao, Flavia Cristina Ribeiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368
Resumo: Orientador: Jose Luis Sanfelice
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spelling A formação de professores como empreendimento neoliberalThe formation of professors as neoliberal enterpriseBanco mundialFormação de professoresEducação e EstadoNeoliberalismoWorld BankFormation of teachersEducational politicsNeoliberalismOrientador: Jose Luis SanfeliceDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo tem como objeto de investigação aspectos relacionados à política do Programa PEC-Formação Universitária, realizado em São Paulo, entre 2001 e 2002. A análise centra-se no desenvolvimento do programa em que trabalhei como professora-tutora, junto a uma turma de alunas-professoras, buscando compreender os possíveis efeitos causados na sua área de aplicação. O contexto sócio-político do objeto de pesquisa parte dos seguintes aspectos: contextualização dos modelos de universidade, e portanto de formação, ao longo da história; análise do modelo neoliberal de formação de professores a partir de um programa semelhante de formação de professores realizado no estado do Paraná; análise do programa PEC-Formação Universitária; contextualização dos modelos de formação de professores no âmbito das políticas educacionais propostas pelo Banco Mundial para os páises da América Latina. Evidenciam-se a escola como uma empresa, os resultados do processo educativo como insumos, e a eficiência em relação a custo/benefício como critérios principais de decisão.Abstract: The present study aims to investigate aspects related to the politics of teacher's formation in Brasil as implemented by the education programm named ?PEC-Formação Universitária?, state of São Paulo, in the years of 2001 and 2002. This review studies the development of such programm in which I worked as a teacher to a class of teachers, as to understand the possible effects such program has caused in its area of application. The social political context of such research focus on the following aspects: university models of study throughout history; analysis of the neoliberal model of teacher's formation in a program alike in the state of Paraná; analysis of ?PEC-Formação Universitária?; the models of teacher's formation in Brasil, in the scope of the World Bank educational politics for Latin America countries. They reveal school treated as a company, the results of the educative process as insumos, and the efficiency in the relation cost/benefit as main criteria of decision.MestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Castanho, Sérgio Eduardo MontesPesce, LucilaLombardi, José ClaudineiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragao, Flavia Cristina Ribeiro de20072007-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368ARAGAO, Flavia Cristina Ribeiro de. A formação de professores como empreendimento neoliberal. 2007. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605368. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404816porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:25Zoai::404816Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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