Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janete Silva dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021
Resumo: Orientador: Carmen Zink Bolonhini
id UNICAMP-30_3c33679f18d2804677c8b91f85ef1d05
oai_identifier_str oai::782656
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficialSpeech on and of teachers of maternal language in the state of TocantinsDiscurso e identidadeModelos de assujeitamentoLetramentoLíngua materna - Estudo e ensinoDiscourse identityModels of subjectivationsContinuing educationTeacher empowernmentNative language teachingOrientador: Carmen Zink BolonhiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo analisa o discurso de sala de aula, a partir do ponto de vista da Análise do Discurso, com base em Pêcheux (1983; 1997; 2002) e Orlandi (1993; 1998; 1999), considerando, primordialmente, as noções de identidade, lugar social e assujeitamento. Como existem, aqui, outras questões análogas em jogo, tais como imaginário social, interdiscurso e ideologia, a pesquisa de outros analistas também será considerada. A análise envolve excertos, extraídos de gravações em fitas de áudio e vídeo, de dois professores de português, da região norte (Araguaína, Tocantins) e de documentos oficiais, preparados por um grupo de pesquisadores de diferentes partes do país. Tais documentos (GESTAR, PCN, RT-TO) oferecem orientações nacionais para professores de língua materna. O objetivo principal deste trabalho é comparar a imagem de professor que emerge dos documentos com a imagem que a pesquisadora (Pq) constrói dos dois participantes (P1, com três anos de experiência, e P2, com sete), a partir da comparação entre as diretrizes oficiais e a forma como conduzem suas aulas de leitura e de produção escrita. Os resultados mostram que, no contexto de sala de aula, existem dois tipos de assujeitamento: passivo e reflexivo, que têm, respectivamente, uma conotação negativa e positivaAbstract: This study analyzes classroom discourse from the point of view of Discourse Analysis, as formulated by Pêcheux (1983; 1997; 2002) and Orlandi (1993; 1998; 1999), considering primarily the notions of identity, social position and subjectivation. Since there are other analogous issues in play here, such as social imaginary, interdiscourse and ideology, the work of other analysts will also be considered. The analysis comprises excerpts from audio and video recordings of two teachers of Portuguese, from the north of Brazil (Araguaína, Tocantins) and from official documents, prepared by a group of researchers from different parts of the country. Such documents (GESTAR, PCN, RTTO) provide national guidelines for teachers of Portuguese. The main goal of this work is to compare the teacher's image that emerges from the documents with the image that the researcher (Pq) captures of the two participants (P1, three years of experience, and P2, seven), by comparing the official guidelines with the way they conduct their reading and writing classes. The results show that, in the classroom context, there are two kinds of subjectivation: passive and reflexive, which have, respectively, a negative and a positive connotationDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Bolonhini, Carmen Zink, 1957-Prado, Guilherme do Val ToledoHenriques, Eunice RibeiroSilva, Wagner RodriguesBarbosa, Edilaine BuinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Janete Silva dos20102010-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021SANTOS, Janete Silva dos. Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins: modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782656porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:07:43Zoai::782656Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:07:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
Speech on and of teachers of maternal language in the state of Tocantins
title Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
spellingShingle Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
Santos, Janete Silva dos
Discurso e identidade
Modelos de assujeitamento
Letramento
Língua materna - Estudo e ensino
Discourse identity
Models of subjectivations
Continuing education
Teacher empowernment
Native language teaching
title_short Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
title_full Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
title_fullStr Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
title_full_unstemmed Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
title_sort Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins : modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial
author Santos, Janete Silva dos
author_facet Santos, Janete Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Henriques, Eunice Ribeiro
Silva, Wagner Rodrigues
Barbosa, Edilaine Buin
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Janete Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso e identidade
Modelos de assujeitamento
Letramento
Língua materna - Estudo e ensino
Discourse identity
Models of subjectivations
Continuing education
Teacher empowernment
Native language teaching
topic Discurso e identidade
Modelos de assujeitamento
Letramento
Língua materna - Estudo e ensino
Discourse identity
Models of subjectivations
Continuing education
Teacher empowernment
Native language teaching
description Orientador: Carmen Zink Bolonhini
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021
SANTOS, Janete Silva dos. Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins: modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021
identifier_str_mv SANTOS, Janete Silva dos. Discurso sobre e de professores de língua materna no estado do Tocantins: modos de posicionamento do e em relação ao discurso oficial. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614021. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189045700395008