A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signorini, Noeli Tereza Pastro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315
Resumo: Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavazi
id UNICAMP-30_3c869081f1909f3496442bd37c5cd544
oai_identifier_str oai::375758
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisadorPesquisaFormaçãoProfissionais da educaçãoEstratégiaResearchFormationProfessional educationStrategyOrientador: Maria Marcia Sigrist MalavaziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese se constitui num estudo que enfoca estratégias de ensino com ênfase na pesquisa como base da formação inicial de profissionais da educação na perspectiva do professor-pesquisador. Trata-se de uma tendência que evidencia a formação de um professor que investiga sua própria prática. A discussão proposta está centrada no pensamento do educador Lawrence Stenhouse da década de 60 e 70. Considerando a complexidade do processo de formação inicial de professores procuramos avançar no referencial teórico com Carr e Kemmis, J. Elliott e Paulo Freire na compreensão da possibilidade de investigar o problema de pesquisa. A pesquisa aconteceu no contexto de um curso de Pedagogia tendo como lócus da investigação a disciplina Pesquisa Educacional na Prática Pedagógica I e II, por meio da qual desenvolvemos uma experiência muito singular com turmas ingressantes no referido curso nos anos de 2003 e 2004. Caracteriza-se como um estudo qualitativo com o objetivo de propor estratégias de ensino em que a pesquisa possa ocupar lugar central na formação inicial de profissionais da educação. Os dados apresentam contribuições significativas e revelam que a pesquisa é um encaminhamento metodológico importante para favorecer a formação de um profissional crítico, criativo que investiga sua própria prática, produz conhecimento em colaboração com seus alunos, despertando-os para a pesquisaAbstract: The present thesis is constituted in a study that focuses strategies of education with emphasis in the research as base of the initial formation of professionals of the education in the perspective of the professor-researcher. One is about a trend that evidences the formation of a professor who investigates its proper practical one. The quarrel proposal is centered in the thought of the educator Lawrence Stenhouse of the decade of 60 and 70. Considering the complexity of the process of initial formation of professors we look for to advance in the theoretical referencial with Carr and Kemmis, J. Elliott and Pablo Freire in the understanding of the possibility to investigate the research's problem. The research happened in the context of a course of Pedagogia having as lócus of the inquiry disciplines it Educational Research in Practical the Pedagogical I and II, by means of which we very develop a singular experience with ingressantes groups in the related course in the years of 2003 and 2004. It is characterized as a qualitative study with the objective to consider education strategies where the research can occupy central place in the initial formation of professionals of the education. The data present significant contributions and disclose that the research is a guiding important to favor the formation of a critical professional, creative that investigates it's proper practical one, produce knowledge in contribution with it¿ s pupils, to wake them for the researchDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Freitas, Luiz Carlos deZanella, Jose LuizBertagna, Regiane HelenaSordi, Mara Regina Lemes deGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSignorini, Noeli Tereza Pastro20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf165 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315SIGNORINI, Noeli Tereza Pastro. A pesquisa na formação de professores: a perspectiva do professor pesquisador. 2006. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375758porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:38:07Zoai::375758Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:38:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
title A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
spellingShingle A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
Signorini, Noeli Tereza Pastro
Pesquisa
Formação
Profissionais da educação
Estratégia
Research
Formation
Professional education
Strategy
title_short A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
title_full A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
title_fullStr A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
title_full_unstemmed A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
title_sort A pesquisa na formação de professores : a perspectiva do professor pesquisador
author Signorini, Noeli Tereza Pastro
author_facet Signorini, Noeli Tereza Pastro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Freitas, Luiz Carlos de
Zanella, Jose Luiz
Bertagna, Regiane Helena
Sordi, Mara Regina Lemes de
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Signorini, Noeli Tereza Pastro
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Formação
Profissionais da educação
Estratégia
Research
Formation
Professional education
Strategy
topic Pesquisa
Formação
Profissionais da educação
Estratégia
Research
Formation
Professional education
Strategy
description Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavazi
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315
SIGNORINI, Noeli Tereza Pastro. A pesquisa na formação de professores: a perspectiva do professor pesquisador. 2006. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SIGNORINI, Noeli Tereza Pastro. A pesquisa na formação de professores: a perspectiva do professor pesquisador. 2006. 165 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188950762323968