Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariane Montibeller, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191
Resumo: Orientador: Mauricio Ernica
id UNICAMP-30_3ee1ec0942cc31642d838943ff614961
oai_identifier_str oai::1088598
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativasUniversity trajectories : access, permanence and expectationsTrajetorias de vidaEnsino superiorEstudantesExpectativasTrajectoriesHigher educationAccesStudentsExpectationsOrientador: Mauricio ErnicaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As políticas de expansão de matrículas e democratização do acesso ao Ensino Superior Público têm aumentado nas últimas décadas possibilitando acesso à universidade para estudantes antes relegados pelo sistema de seleção universitário. Seguindo a tendência nacional da consolidação do Ensino Superior no Brasil, a Unicamp expandiu seu número de vagas, inaugurou cursos em outros Campi, e viabilizou outras carreiras universitárias, inclusive em turnos noturnos, que até então contavam com pouco, ou nenhum, incentivo acadêmico. A entrada de estudantes nesses cursos de baixo prestígio acadêmico demandou da universidade uma estrutura que lhes possibilitasse permanência, uma vez que retratam percursos de incongruências e sentidos que nem sempre vão ao encontro da vivência universitária da maneira mais simples. Nesse sentido, a pesquisa buscou diálogo com o curso que apresentou uma regularidade de inclusão socioeconômica no seu público. E que, segundo os dados apurados pela COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares ¿ Unicamp), foi o curso de Licenciatura Integrada de Química e Física (noturno). O objetivo geral que orienta este projeto consiste em abordar, no contexto da segmentação social que existe no ambiente acadêmico, as expectativas dos alunos quanto à universidade pública, que são construídas nas trajetórias dos estudantes, em relação ao lugar que seu curso de ingresso ocupa dentro da universidade e os desdobramentos que isso pode acarretar a esse aluno. A escolha desse tema se mostra relevante, uma vez que essas políticas de ampliação e democratização do acesso ao Ensino Superior Público tem aumentado nas últimas décadas, inclusive com incentivos por parte do Governo Federal e Estadual. Procuramos interpretar conflitos sociais que marcam a expansão e a inclusão social do Ensino Superior público brasileiro, aproximando-nos dessa realidade, a fim de observar e difundir a maneira como isso tem sido proposto e construído pela universidade na relação estabelecida com esse aluno ingressante, suas condições reais de permanência e as possibilidades de sucesso dentro da carreira escolhidaAbstract: The policies for registration expansion and democratization of access to public higher education have been increasing in the last decades allowing the access to the university for students previously relegated by the university selection system. Following the national tendency of consolidation of the higher education in Brazil, UNICAMP expended its number of vacancies, it inaugurated courses in other Campi, and it enabled other university carreers, including night shifts, which until then had little, or no, academic incentive. The entrance of students in these low academic prestige courses demanded from the university a structure which would enable their permanence, since they portray paths of incongruencies and directions that don¿t always facilitate the university experience. In this sense, the research looked for a dialogue with the course that presented a regularity of socioeconomic inclusion in its public. And which, according to the data from COMVEST (Permanent Comission for Vestibulares ¿ Unicamp), was the course of Integrated Degree of Chemistry and Physics (night). The general objective which guides this project consists in approaching, in the context of social segmentation that exists in the academic environment, the students¿ expectations about the public university, which are built on the students trajectories, in relation to the place that their entrance course represents inside the university and the consequences for this student. The choice of this theme is relevant, since these policies of ampliation and democratization of the access to Public Higher Education have increased in the last decades, including incentives from Federal and State Government. We sought to interpret social conflicts that mark the expansion and social inclusion of brazilian public higher education, getting us close to this reality, in order to observe and diffuse the way this has been proposed and built by the university in the relationship established with this entrant student, his actual conditions of permanence and the possibilities of success in the chosen carreerMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ernica, Mauricio, 1972-Almeida, Ana Maria Fonseca dePiotto, Debora CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariane Montibeller, 1989-20192019-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191SILVA, Mariane Montibeller. Trajetórias universitárias: acesso, permanência e expectativas. 2019. 1 recurso online (138 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088598Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-04T14:21:22Zoai::1088598Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-04T14:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
University trajectories : access, permanence and expectations
title Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
spellingShingle Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
Silva, Mariane Montibeller, 1989-
Trajetorias de vida
Ensino superior
Estudantes
Expectativas
Trajectories
Higher education
Acces
Students
Expectations
title_short Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
title_full Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
title_fullStr Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
title_full_unstemmed Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
title_sort Trajetórias universitárias : acesso, permanência e expectativas
author Silva, Mariane Montibeller, 1989-
author_facet Silva, Mariane Montibeller, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ernica, Mauricio, 1972-
Almeida, Ana Maria Fonseca de
Piotto, Debora Cristina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariane Montibeller, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetorias de vida
Ensino superior
Estudantes
Expectativas
Trajectories
Higher education
Acces
Students
Expectations
topic Trajetorias de vida
Ensino superior
Estudantes
Expectativas
Trajectories
Higher education
Acces
Students
Expectations
description Orientador: Mauricio Ernica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191
SILVA, Mariane Montibeller. Trajetórias universitárias: acesso, permanência e expectativas. 2019. 1 recurso online (138 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191
identifier_str_mv SILVA, Mariane Montibeller. Trajetórias universitárias: acesso, permanência e expectativas. 2019. 1 recurso online (138 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636191. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088598
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189142864592896