Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Maria Aparecida da
Publication Date: 1994
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Download full: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052
Summary: Orientador: Olinda Maria Noronha
id UNICAMP-30_3f5d39a4695d110a00b7fa4e88e85be5
oai_identifier_str oai::83651
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)Sociologia educacional - Minas GeraisReforma do ensino - Minas GeraisEscolas - Organização e administração - Minas GeraisOrientador: Olinda Maria NoronhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho é analisar as principais questões e instituições emergentes da prática dos trabalhadores da educação, em suas lutas sociais, por um lado e, por outro, a assimilação dessas questões e instituições pelos gestores do Estado Restrito, por meio de reformas administrativas e educacionais. Norteou o trabalho o pressuposto de que as reformas administrativas e educacionais são respostas atrasadas às questões levantadas pela prática social. Para o alcance do objetivo, analisei, a partir de fontes primárias e secundárias (i) a eclosão das lutas sociais, de modo específico o movimento dos trabalhadores do ensino, e as questões e instituições emergentes dessas lutas; (ii) as reformas administrativas em nível federal e estadual; (iii) o movimento de ascensão dos intelectuais progressistas ao poder como gestores do Estado Restrito; (iv) as medidas pedagógicas levadas a efeito pelos intelectuais progressistas no interior do Estado Restrito e (v) as medidas "racionalizadoras" relativas à gestão do pessoal da educação, adotadas na segunda metade da década de 80. Neste trabalho, baseei-me nas formulações de João Bemardo, por situar-se, esse autor, na vertente do pensamento marxista; haver construído uma teorização cujas categorias permitem a análise do capitalismo dos dias atuais - o modelo da mais valia relativa -; elaborar, a partir desse modelo, teorização sobre as transformações do Estado Restrito e do Estado Amplo, ao longo da História; oferecer categorias que possibilitam entender os ciclos que ritmam o desenvolvimento econômico e conceber a "ação como práxis material e social". Tomando por base o referencial do autor, introduzi o conceito de ciclo "Intermédio" de mais-valia relativa, para análise de conjunturas nacionais, dentro de um ciclo longo de mais-valia relativa. A análise dos dados possibilitou concluir que a discussão sobre a organização do trabalho foi uma questão emergente do movimento dos trabalhadores da educação, colada ao surgimento do "novo" sindicalismo, no final da década de 70 e início da década de 80. Após a posse de Tancredo Neves (1983), intelectuais progressistas passam a ocupar cargos de gestão no Estado Restrito. Imbuídos da perspectiva de fazer a mudança de dentro dos aparelhos de Estado, esses intelectuais elaboram, utilizando a metodologia participativa, um conjunto de propostas administrativas e pedagógicas. Entre essas propostas, priviligiei, para estudo, o desenvoMmento do curriculo do 10 grau, a revitalização da Escola Normal e a administração colegiada. Tais propostas, adotadas na primeira fase da "Nova República", assimilaram algumas das questões e instituições do movimento dos trabalhadores da educação e não conflitam com os interesses do capital, seja pela concepção de trabalho que adotam como eixo definidor da proposta de curriculo e pela valorização de conteúdos que favorecem a formação básica, seja pela recuperação" refuncionalizada" de aspirações dos educadores de participar na gestão do trabalho. Na segunda metade da década de 80 - gestão Newton Cardoso -, um conjunto de medidas "racionalizadoras" relativas à gestão de pessoal é adotado. Tais medidas interferem nas condições de trabalho dos profissionais da educação e nas condições de funcionamento da escola. Infiro que essas medidas, ao constituírem obstáculos, inviabilizaram as propostas pedagógicas. A reivindicação dos professores de eleição direta para diretores foi negada, recuperada e devolvida como "seleção de liderança". No início dos anos 90, é implantado o Programa de Qualidade Total na Educação. Algumas questões são ponto de partida para pesquisas futuras. Como é possível um programa de Qualidade Total com os professores tendo que recorrer à economia informal para complementar salário e a escola pública funcionando nas mais precárias condições? De que qualidade de Educação trata o Programa de Qualidade Total na Educação? Qual a relação entre as medidas "racionalizadoras" do final da década de 80, o Programa de Qualidade Total do início dos anos 90 e a onda de encantamento com o chamado "modelo japonês", no Brasil hoje?AbertoDoutoradoAdministração e Supervisão EscolarDoutor em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Aparecida da19941994-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf334 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052SILVA, Maria Aparecida da. Administração dos conflitos sociais: as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais). 1994. 334 f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83651porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T14:03:12Zoai::83651Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-22T14:03:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
title Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
spellingShingle Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
Silva, Maria Aparecida da
Sociologia educacional - Minas Gerais
Reforma do ensino - Minas Gerais
Escolas - Organização e administração - Minas Gerais
title_short Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
title_full Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
title_fullStr Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
title_full_unstemmed Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
title_sort Administração dos conflitos sociais : as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais)
author Silva, Maria Aparecida da
author_facet Silva, Maria Aparecida da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Noronha, Olinda Maria, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia educacional - Minas Gerais
Reforma do ensino - Minas Gerais
Escolas - Organização e administração - Minas Gerais
topic Sociologia educacional - Minas Gerais
Reforma do ensino - Minas Gerais
Escolas - Organização e administração - Minas Gerais
description Orientador: Olinda Maria Noronha
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052
SILVA, Maria Aparecida da. Administração dos conflitos sociais: as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais). 1994. 334 f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052
identifier_str_mv SILVA, Maria Aparecida da. Administração dos conflitos sociais: as reformas administrativas e educacionais como respostas as questoões emergentes da pratica social (o caso de Minas Gerais). 1994. 334 f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582052. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
334 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138310731333632