Incesto e fan fiction : entre interdito e transgressão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637666 |
Resumo: | Orientador: Daniela Palma |
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Incesto e fan fiction : entre interdito e transgressãoIncest and fan fiction : between interdict and transgressionIncestoLiteraturaPsicanáliseErotismoFan fictionIncestLiteraturePsychoanalysisErotismFan fictionOrientador: Daniela PalmaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A tese objetiva caracterizar práticas de escrita e leitura de fan fictions que retratam situações concretas ou fantasiosas de incesto. Baseia-se, para tanto, no entendimento de que as fan fictions são formas contemporâneas de expressão artística derivadas de objetos culturais variados, conforme definidas por estudiosos do campo dos fan studies desde a década de 1980. Justifica-se a escolha de tal objeto por uma necessidade de se estudar mais profundamente a relação, ainda incompreendida, entre o erotismo e o incesto na literatura de fãs, associação que se destaca pela importância antropológica, sociológica e filosófica da discussão sobre o incesto. Ademais, reitera-se que, na Linguística Aplicada, as fan fictions vêm sendo abordadas como recurso ao ensino de língua, em iniciativas que passam ao largo da existência, nos fandoms, de histórias com diferentes graus de romantização do incesto, frequentemente relatado, em vários casos, de forma explícita e até violenta. Fundamenta-se a análise numa revisão teórica acerca de diferentes concepções sobre o incesto em sua relação com a literatura, a partir de campos disciplinares distintos: a psicanálise de Freud e Lacan, com aportes das obras de Safatle e Sperber; a antropologia de Lévi-Strauss; a filosofia do erotismo e a reflexão sobre a literatura em Bataille; e, finalmente, algumas considerações linguísticas, literárias e semiológicas de Barthes e Genette, aqui empregadas para a compreensão das fan fictions como hipertextos de caráter narrativo e mítico. Tais elementos teóricos foram utilizados como referencial para a leitura de diversas amostras de fan fictions sobre incesto, obtidas a partir de minha experiência pessoal com fandoms e das ferramentas de busca dos sites Fanfiction.net e Spirit Fanfics, ambos muito utilizados por brasileiros. Constituiu-se, a partir dessa leitura, um agrupamento reduzido com 36 fan fictions sobre incesto, que foram reunidas em dois eixos, a depender da forma mais ou menos direta como apresentam as cenas incestuosas ao longo da narrativa. Apresenta-se, a partir desse corpus, uma análise minuciosa de dois exemplos representativos de cada agrupamento, a partir de três procedimentos principais: primeiro, quanto à articulação de seus elementos narrativos e dos significantes de parentesco; depois, quanto às transformações e imitações que estabeleceram em relação aos objetos tomados por fontes; finalmente, a partir da discussão dos comentários publicados por leitores a cada texto. Os resultados evidenciam a preponderância, nos textos lidos, dos procedimentos narrativos de focalização interna fixa ou variável, tanto em homodiegese quanto em heterodiegese; revelam, ainda, grande aproximação das narrativas ao modo dramático, por vezes em aparente inspiração audiovisual. Indicam, principalmente, que as fan fictions observadas se marcam, na própria retratação da transgressão, por apagamentos significativos: de personagens que poderiam barrar a transgressão; do escritor e do leitor, atores principais dessas práticas, que também se ficcionalizam ao adotar nomes de usuário inspirados em seu universo de referência; da própria transgressão incestuosa, quando suplantada pela exacerbação grotesca de outros interditos, ou esquecida pelos leitores nos comentários. Percebe-se, assim, um forte componente palimpséstico na relação entre literatura e incesto, que só parece possível num entredizer, entre velho e novo, entre interdito e transgressãoAbstract: The purpose of this thesis is to characterize reading and writing practices of fan fictions which portray events and feelings related to incest. To that end, it draws on the understading of fan fiction as contemporary forms of artistic expression, derived from a variety of culture objects, in accord with research developed by fan scholars since the 1980s. This object was chosen in response to the perceived need of a more thorough analysis of the relation, still poorly understood, between erotism and incest on fanmade literature, a connection that stands out due to the anthropological, sociological and philosophical importance of the discussion about incest. Furthermore, it is important to reiterate that, in Applied Linguistics, fan fiction has been analysed as a language teaching resource, through endeavours that largely ignore the existence, in fandoms, of stories with different degrees of romanticization of incest, often narrated in explicit and even violent manners. The analysis draws upon the theoretical review of different approaches on the incest in its relation to literature, according to a few distinct disciplinary fields: Freud and Lacan¿s psychoanalys, supplemented by the writings of Safatle and Sperber; Lévi-Strauss¿ anthropology; Bataille¿s philosophy of erotism and his observations concerning literature; and also some linguistic, literay and semiological considerations by Barthes and Genette, which provides for the description of fan fictions as both narrative and mythical forms of hypertext. Those theoretical approaches were used as a frame of reference to the reading of several samples of fan fictions concerning incest, which I accessed through my personal experience with fandom and using research tools provided by Fanfiction.net and Spirit Fanfics websites, both highly popular among Brazilian users. From that reading, a smaller corpus of 36 fan fictions has been organized in two different sets of texts, based on the different narrative degrees employed to depict incest scenes in each story. Detailed analysis of two specific texts, selected as representative of each group of fan fictions, is provided through three main procedures: first, concerning their narrative elements and kinship signifiers; then, in respect to the transformation and imitation operations carried out in relation to the so called source-objects; and finally, through the discussion of readers reviews posted to each text. Results show the prevalence, in the corpus, of narrative procedures of fixated or variable intern focalization, both in homodiegesis and heterodiegesis; they also reveal a great resemblance between the fan fictions and dramatic mode of narration, sometimes with seeming audiovisual inspiration. Conclusions mainly underline that, in those fan fictions, the very depiction of transgression is defined by significant erasures: of characters that could prevent the transgression from happening; of the writer and the reader, the main characters in such practices, who also ficcionalize themselves by adopting usernames inspired on their universe of reference; of the incestuous transgression itself, when supplanted by grotesque exacerbation of different kinds of interdict, and when forgotten by the readers in their reviews. Thus, a strong palimpsestic component stands out in the relation between literature and incest, which only seems possible through some intermediary form of speak, between old and new, between interdict and transgressionDoutoradoLinguagem e SociedadeDoutor em Linguística AplicadaCNPQ140962/2015-8[s.n.]Palma, Daniela, 1972-Veras, Maria Viviane do AmaralBaldini, Lauro José SiqueiraSilva, Daniel NascimentoSouza, Lucília Maria Abrahão eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSachs, Rafael Salmazi, 1990-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (286 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637666SACHS, Rafael Salmazi. Incesto e fan fiction : entre interdito e transgressão. 2019. 1 recurso online (286 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637666. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095631Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T10:35:48Zoai::1095631Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-04T10:35:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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