Solidariedade : gênero, sexualidade e relações étnico-raciais nas narrativas nacionais e de apoio ao Curdistão
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17858 |
Resumo: | Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri |
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Solidariedade : gênero, sexualidade e relações étnico-raciais nas narrativas nacionais e de apoio ao CurdistãoSolidarity : gender, sexuality and ethnoracial relations in the national narratives and the narratives of support of KurdistanSolidariedadeCurdosEstudos de gêneroPós-colonialismoFeminismo - Oriente Médio - HistóriaSolidarityKurdsGender studiesPost-colonialismFeminism - Middle East - HistoryOrientador: Mariana Miggiolaro ChaguriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Essa tese apresenta duas discussões: (1) sobre como, depois de um século de discussões sobre etnicidade, territorialidade e fronteiras, questões de gênero tornaram-se conteúdo da narrativa nacional dos movimentos de luta por autonomia em Rojava, Curdistão; (2) sobre perspectivas, sentidos e noções de Solidariedade, agenciadas individual e coletivamente, em movimentos políticos de apoio à autonomia do Curdistão entre os anos de 2016 e 2019, a partir de perspectivas de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Na primeira parte da tese, foi analisada a historiografia que versa sobre a colonização do Oriente Médio no início do século XX. Seu objetivo é de apresentar a construção da narrativa de colonial cotejada com o conteúdo dos Tratados de Sykes-Picot (1916), Sèvres (1920), Lausanne (1923), fundação da Liga das Nações (1920), Carta do Atlântico (1941) e fundação da ONU (1945). Em seguida, apresentamos reflexões sobre produção de conhecimento sobre comunidades curdas a partir das obras de Edmund Leach (1940) e da antropóloga dinamarquesa Henny Hansen (1961). A partir delas, são postuladas reflexões sobre dinâmicas de poder, consentimento, posicionalidade, colonialidade e geopolítica da produção de conhecimento nas ciências sociais. A ideia central da primeira parte da tese é de compreender como a situação em que se encontram as comunidades curdas passaram a ser elaboradas como uma "questão" [curda] na política e nas ciências sociais. Na segunda parte da tese, são apresentadas "respostas" curdas, por meio de narrativas sobre a formação das organizações de mulheres curdas entre 1973 e 1999 e dos debates produzidos por intelectuais do campo conhecido como Estudos Curdos. Em seguida, investigamos como o Confederalismo Democrático (2011) de Abdullah Öcalan, um projeto político de nação-sem-estado, transfronteiriço e que passou a postular a igualdade de gênero e a ecologia como dois de seus pilares, transformou a liberdade das mulheres em símbolo de liberdade nacional. Em seguida, busquei realizar uma reflexão sobre em que medida discursos e práticas de solidariedades, fundamentadas como estratégia de coalização, são atravessadas por questões de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais; apontando os respectivos enquadramentos na recepção e tradução simbólica de seus signos em diferentes espaços e contextos na Europa e na América Latina. Por fim, foi possível compreender as mobilizações e relações de poder entre gênero e etnicidade na narrativa nacional curda; reflexões sobre posicionalidade, atravessadas por gênero e relações étnico-raciais a partir da compreensão das dinâmicas das relações entre pessoas curdas e não-curdas em eventos públicos de manifestação, demonstrações, palestras, reuniões, exibição de filmes, lançamento de livros e demais atividades. A discussão mobilizada nesta tese busca ampliar debates sobre produção de conhecimento, epistemologias, teorias e práticas decoloniais, apontando para conexões sul- sul como possibilidade de estreitamento de laços entre debates teóricos produzidos na América Latina e no Oriente Médio. Com isso, propomos reflexões que possibilitem a elaboração do conceito de solidariedade como coalização para que se possa continuar construindo debates para uma sociologia do sul globalAbstract: This dissertation presents two discussions: (1) on how, after a century of discussions about ethnicity, territoriality and borders, gender became a content in the national narrative of movements struggling for autonomy in Rojava, Kurdistan; (2) on meanings and notions of Solidarity, organized individually and collectively, in political movements supporting the autonomy of Kurdistan between the years 2016 and 2019, from gender, sexuality and ethnic-racial relations perspective. In the first part of the thesis, the historiography on colonization of the Middle East at the beginning of the 20th century was analysed. Its purposes is to present the construction of the colonial narrative compared with the content of the Treaties of Sykes-Picot (1916), Sèvres (1920), Lausanne (1923), the League of Nations foundational letter (1920), Atlantic Charter (1941) and the UN founding letter (1945). Following, we present reflections on the production of knowledge about Kurdish communities based on the works of Edmund Leach (1940) and the Danish anthropologist Henny Hansen (1961). From them, we propose discussions on the dynamics of power, consent, positionality, coloniality and geopolitics of knowledge production in the social sciences. The main idea of the first part of the dissertation is to comprehend how the situation in which Kurdish communities find themselves came to be elaborated as a [Kurdish] "Question" in politics and in social sciences. In the second part of the thesis, Kurdish "responses" are presented, through narratives about the formation of Kurdish women's organizations between 1973 and 1999, and debates produced by intellectuals in the field known as Kurdish Studies. Next, we investigate how Abdullah Öcalan's Democratic Confederalism (2011), a cross-border nation-without-state political project, that postulates gender equality and ecology as two of its pillars, transformed women's freedom into a symbol of national freedom. Next, I sought to reflect on the extent to which discourses and practices of solidarity, founded as a coalition strategy, are crossed by gender, sexuality and ethnic-racial relations. We indicate the respectives frameworks presented in the reception and symbolic translation and its meanings in different spaces and contexts in Europe and Latin America. Finally, it was possible to understand the mobilizations and power relations between gender and ethnicity in the Kurdish national narrative; reflections on positionality, crossed by gender and ethnic-racial relations based on understanding the dynamics of relationships between Kurdish and non-Kurdish people by doing fieldwork with activists in London. The discussion mobilized in this dissertation seeks to expand debates on knowledge production, epistemologies, theories and decolonial practices, pointing to south-south connections as a possibility of strengthening ties between theoretical debates produced in Latin America and the Middle East. With this, we propose reflections that enable the elaboration of the concept of solidarity as a coalition so that we can continue building debates for a sociology of the global southAbertoDoutoradoSociologiaDoutora em SociologiaCAPES88881.189456/2018-01[s.n.]Chaguri, Mariana Miggiolaro, 1983-Teixeira, Jacqueline MoraesRosa, Marcelo CarvalhoVieira, Suzane de AlencarCastro, BárbaraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaniz, Flávia Xavier Merlotti, 1986-20232023-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (257 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17858PANIZ, Flávia Xavier Merlotti. Solidariedade: gênero, sexualidade e relações étnico-raciais nas narrativas nacionais e de apoio ao Curdistão. 2023. 1 recurso online (257 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17858. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1386576Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1386576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-04T15:03:38Zoai::1386576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-04T15:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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