Infra-estrutura para uso energetico do hidrogenio : estações de abastecimento para veiculos com celulas a combustivel
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609185 |
Resumo: | Orientador: Ennio Peres da Silva |
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Infra-estrutura para uso energetico do hidrogenio : estações de abastecimento para veiculos com celulas a combustivelInfrastructure for hydrogen energy use : fuelling stations for fuel cell vehiclesHidrogênioCélulas a combustívelVeículos elétricosHydrogenFuel cell vehiclesHydrogen fueling stationsOrientador: Ennio Peres da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Neste trabalho realizou-se um estudo sobre a produção de hidrogênio eletrolítico em estações de abastecimento para o suprimento de uma frota hipotética de veículos utilizando células a combustível na cidade de São Paulo. Realizou-se uma projeção da frota de veículos leves para a cidade de São Paulo para o ano de 2020. Com base na frota projetada estimou-se o número de veículos utilizando células a combustível passíveis de serem abastecidos pelas estações de abastecimento. Utilizando um comparativo entre o número de estações de abastecimento de GNV, o número de veículos utilizando GNV e o custo de instalação dos postos de abastecimento de GNV estimou-se a capacidade de produção das estações de abastecimento de hidrogênio. Realizou-se o dimensionamento dos principais componentes da estação de abastecimento de hidrogênio dentro de três cenários. Utilizando os custos de investimento para a instalação das estações de abastecimento de hidrogênio nos três cenários calculou-se o custo de produção do hidrogênio e o custo do quilômetro rodado para os veículos utilizando células a combustível. Obteve-se como resultado um custo de produção do hidrogênio de 2,68 R$.m-3, 2,14 R$.m-3e 2,07 R$.m-3 para os cenários 1, 2 e 3 respectivamente e, de 0,32 R$.km-1, 0,25 R$.km-1e 0,24 R$.km-1 para o custo do quilômetro rodado. Realizou-se também um estudo do impacto da introdução da eletricidade utilizada para a produção do hidrogênio na composição da matriz energética do setor de transportes.Abstract: In this work it was made a study about electrolytic hydrogen production in fuelling stations for supplying a hypothetical fleet of fuel cell vehicles in São Paulo city. A lightweight fleet projection for the year 2020 in São Paulo city was made. Based on the estimative fleet, the number of vehicles using fuel cells and able to be refueled on these fueling stations was calculated. The hydrogen fueling station production capacity was calculated using a comparison with the number of natural gas fueling stations, the number of natural gas vehicles and the investment amount necessary for a natural gas station implementation. The major system components were calculated in three scenarios. The hydrogen production costs for each scenario and the driving costs were calculated, achieving as results a hydrogen cost of 2,68 R$.m-3, 2,14 R$.m-3 and 2,07 R$.m-3and driving costs of 0,32 R$.km-1, 0,25 R$.km-1 and 0,24 R$.km-1. An impact study for the introduction of electricity in the transportation energy matrix due to the hydrogen production was also made.DoutoradoPlanejamento de Sistemas EnergéticosDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Silva, Ennio Peres da, 1956-Jr., Newton Pimenta NevesAndrade, Moacyr Trindade de OliveiraBrittes, José Luiz PereiraPereira, José Tomaz VieiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Paulo Fabrício Palhavan, 1977-2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf134 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609185FERREIRA, Paulo Fabrício Palhavan. Infra-estrutura para uso energetico do hidrogenio: estações de abastecimento para veiculos com celulas a combustivel. 2007. 134 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609185. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/440581porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:29:37Zoai::440581Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:29:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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