Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896 |
Resumo: | Orientador: Marcos Aparecido Lopes |
id |
UNICAMP-30_4338630684ffcd69fdae2af8b3b024b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1257269 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José SaramagoRupture of tradition in the character of Don Juan in António Patrício and José SaramagoDon Juan (Personagem lendário) na literaturaTeatro portuguêsLiteratura portuguesaPortuguese dramaPortuguese literatureDon Juan (Legendary character) in literatureOrientador: Marcos Aparecido LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho é um estudo da figura lendária do personagem Don Juan na literatura mundial. Em cerca de 1620, surge a primeira aparição do mito, com a comédia espanhola El burlador de Sevilla y el convidado de piedra, atribuída a Tirso de Molina. Desde então, esse mito vem sendo recontado de geração em geração, em todo o mundo, cada autor ressaltando uma qualidade ou um defeito. Iremos analisar a peça do autor português António Patrício (1878-1930), Dom João e a Máscara, de 1924, identificando os motivos que fazem com que ela quebre com a tradição e seu protagonista se difira de todos os outros. Para realizar uma análise crítica, faremos um estudo comparado entre a obra de Patrício e a peça Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido, de 2005, de Saramago, em que o autor reconta a lenda de Don Juan em chave cômica. Iremos estabelecer as devidas relações entre o teatro de António Patrício e o contexto histórico-literário da sua produção, para compreender os componentes específicos da peça em questão, isto é, as escolhas do dramaturgo, bem como a preferência dada à aura trágica que envolve o seu protagonista, contribuindo para a ampliação da fortuna crítica de António Patrício – autor habitualmente vinculado ao Simbolismo português –, que, sobretudo no Brasil, ainda é diminuta. O que podemos concluir é que, durante esses mais de trezentos anos, os valores e as crenças que fizeram com que o primeiro D. Juan nascesse se modificaram substancialmenteAbstract: The aims of this dissertation is to present a study about the legendary figure of the character Don Juan in the global literature. Since his first appearance in 1620, in the Spanish comedy El burlador de Sevilla y el convidado de piedra, attributed to Tirso de Molina, the myth has been reintroduced from generation to generation, all over the world, each author emphasizing a quality or a defect. This dissertation will also analyze the play, by the portuguese author Antonio Patricio (1878-1939), Dom João e a Máscara, from 1924, and perform a critical reading, identifying and evaluating the reasons which made it break with tradition and its protagonist differs from all the others. As there are several controversies surrounding the theme, only one was adopted for comparing with the work of Antonio Patricio, because it is through a comparative study that we can analyze the work critically. The work analyzed here is the play Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido (2005), Saramago's experience in retelling the legend of Don Juan, now in a comic key. The present study will establish the proper relations between the theater of Antonio Patricio and the historical-literary context of his production, to understand the specific components of the play in question, which is, the thematic and formal choices of the playwright, as well as the preference given to the tragic aura which involves its protagonist and contribute to the expansion of Antonio Patricio's critical fortune - a great author usually associated with Portuguese Symbolism -, which in Brazil is still very small. To conclude, during more than these three hundred years, the values and beliefs that made the first D. Juan born have changed substantiallyMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestra em Teoria e História LiteráriaCAPES001[s.n.]Lopes, Marcos Aparecido, 1968-Carneiro, Alexandre SoaresMaerki, ThiagoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGervino, Marina Trevisoli, 1989-20222022-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257269Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T11:16:47Zoai::1257269Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-21T11:16:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago Rupture of tradition in the character of Don Juan in António Patrício and José Saramago |
title |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
spellingShingle |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago Gervino, Marina Trevisoli, 1989- Don Juan (Personagem lendário) na literatura Teatro português Literatura portuguesa Portuguese drama Portuguese literature Don Juan (Legendary character) in literature |
title_short |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
title_full |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
title_fullStr |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
title_full_unstemmed |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
title_sort |
Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago |
author |
Gervino, Marina Trevisoli, 1989- |
author_facet |
Gervino, Marina Trevisoli, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Marcos Aparecido, 1968- Carneiro, Alexandre Soares Maerki, Thiago Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gervino, Marina Trevisoli, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Don Juan (Personagem lendário) na literatura Teatro português Literatura portuguesa Portuguese drama Portuguese literature Don Juan (Legendary character) in literature |
topic |
Don Juan (Personagem lendário) na literatura Teatro português Literatura portuguesa Portuguese drama Portuguese literature Don Juan (Legendary character) in literature |
description |
Orientador: Marcos Aparecido Lopes |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896 GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896 |
identifier_str_mv |
GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257269 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185992523776 |