Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gervino, Marina Trevisoli, 1989-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896
Resumo: Orientador: Marcos Aparecido Lopes
id UNICAMP-30_4338630684ffcd69fdae2af8b3b024b3
oai_identifier_str oai::1257269
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José SaramagoRupture of tradition in the character of Don Juan in António Patrício and José SaramagoDon Juan (Personagem lendário) na literaturaTeatro portuguêsLiteratura portuguesaPortuguese dramaPortuguese literatureDon Juan (Legendary character) in literatureOrientador: Marcos Aparecido LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho é um estudo da figura lendária do personagem Don Juan na literatura mundial. Em cerca de 1620, surge a primeira aparição do mito, com a comédia espanhola El burlador de Sevilla y el convidado de piedra, atribuída a Tirso de Molina. Desde então, esse mito vem sendo recontado de geração em geração, em todo o mundo, cada autor ressaltando uma qualidade ou um defeito. Iremos analisar a peça do autor português António Patrício (1878-1930), Dom João e a Máscara, de 1924, identificando os motivos que fazem com que ela quebre com a tradição e seu protagonista se difira de todos os outros. Para realizar uma análise crítica, faremos um estudo comparado entre a obra de Patrício e a peça Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido, de 2005, de Saramago, em que o autor reconta a lenda de Don Juan em chave cômica. Iremos estabelecer as devidas relações entre o teatro de António Patrício e o contexto histórico-literário da sua produção, para compreender os componentes específicos da peça em questão, isto é, as escolhas do dramaturgo, bem como a preferência dada à aura trágica que envolve o seu protagonista, contribuindo para a ampliação da fortuna crítica de António Patrício – autor habitualmente vinculado ao Simbolismo português –, que, sobretudo no Brasil, ainda é diminuta. O que podemos concluir é que, durante esses mais de trezentos anos, os valores e as crenças que fizeram com que o primeiro D. Juan nascesse se modificaram substancialmenteAbstract: The aims of this dissertation is to present a study about the legendary figure of the character Don Juan in the global literature. Since his first appearance in 1620, in the Spanish comedy El burlador de Sevilla y el convidado de piedra, attributed to Tirso de Molina, the myth has been reintroduced from generation to generation, all over the world, each author emphasizing a quality or a defect. This dissertation will also analyze the play, by the portuguese author Antonio Patricio (1878-1939), Dom João e a Máscara, from 1924, and perform a critical reading, identifying and evaluating the reasons which made it break with tradition and its protagonist differs from all the others. As there are several controversies surrounding the theme, only one was adopted for comparing with the work of Antonio Patricio, because it is through a comparative study that we can analyze the work critically. The work analyzed here is the play Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido (2005), Saramago's experience in retelling the legend of Don Juan, now in a comic key. The present study will establish the proper relations between the theater of Antonio Patricio and the historical-literary context of his production, to understand the specific components of the play in question, which is, the thematic and formal choices of the playwright, as well as the preference given to the tragic aura which involves its protagonist and contribute to the expansion of Antonio Patricio's critical fortune - a great author usually associated with Portuguese Symbolism -, which in Brazil is still very small. To conclude, during more than these three hundred years, the values and beliefs that made the first D. Juan born have changed substantiallyMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestra em Teoria e História LiteráriaCAPES001[s.n.]Lopes, Marcos Aparecido, 1968-Carneiro, Alexandre SoaresMaerki, ThiagoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGervino, Marina Trevisoli, 1989-20222022-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257269Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T11:16:47Zoai::1257269Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-12-21T11:16:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
Rupture of tradition in the character of Don Juan in António Patrício and José Saramago
title Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
spellingShingle Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
Gervino, Marina Trevisoli, 1989-
Don Juan (Personagem lendário) na literatura
Teatro português
Literatura portuguesa
Portuguese drama
Portuguese literature
Don Juan (Legendary character) in literature
title_short Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
title_full Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
title_fullStr Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
title_full_unstemmed Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
title_sort Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago
author Gervino, Marina Trevisoli, 1989-
author_facet Gervino, Marina Trevisoli, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Marcos Aparecido, 1968-
Carneiro, Alexandre Soares
Maerki, Thiago
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gervino, Marina Trevisoli, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Don Juan (Personagem lendário) na literatura
Teatro português
Literatura portuguesa
Portuguese drama
Portuguese literature
Don Juan (Legendary character) in literature
topic Don Juan (Personagem lendário) na literatura
Teatro português
Literatura portuguesa
Portuguese drama
Portuguese literature
Don Juan (Legendary character) in literature
description Orientador: Marcos Aparecido Lopes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896
GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896
identifier_str_mv GERVINO, Marina Trevisoli. Ruptura da tradição na personagem de Don Juan em António Patrício e José Saramago. 2022. 1 recurso online (84 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6896. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257269
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (84 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189185992523776