Deus nunca me abandonou : uma leitura de Miserere, de Adélia Prado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640275 |
Resumo: | Orientadores: Marcos Aparecido Lopes, Alex Vicentim Villas Boas |
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Deus nunca me abandonou : uma leitura de Miserere, de Adélia PradoGos has never left me : a reading of Adelia Prado's MisererePrado, Adélia, 1935-. Miserere : poemasPoesia brasileiraO SagradoPrado, Adélia - Miserere : poemsBrazilian poetryThe SacredOrientadores: Marcos Aparecido Lopes, Alex Vicentim Villas BoasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho de pesquisa versa sobre a mais recente obra de Adélia Prado, Miserere, cuja publicação se deu no ano de 2013.Partindo de uma leitura de poemas selecionados, buscamos desenhar as temáticas mais recorrentes e essenciais à apreensão da composição poética particular ao livro, destacando o que lhe é mais central. A priori, o título já carrega consigo muito do sentido dos versos, remontando ao caráter de prece: o miserere nobis, recorrente nos rituais católicos, transborda os limites da religião e permite uma apreensão da humanidade enquanto comunidade que experiencia as alegrias e dissabores da vivência terrena. Diante deste panorama, a voz do poema clama, em seu nome e em favor dos demais integrantes desta coletividade, por Misericórdia, atributo divino relacionado à compaixão, ao auxílio e ao cuidado relacionados a um sentido redentor, além de figurar como auxílio ao cotidiano das vivências que, não raramente, mostra-se custoso. Assim, a prece perpassa todo o livro, num gesto litúrgico, aqui assumido como um fazer poético que traz à baila as relações com o Divino e de traços Sacramentais, já que seu cerne está no Mistério e em sua presença. Partindo destes pressupostos a pesquisa constrói-se como um percurso no qual serão analisadas cada uma das seções, a fim de destacar os fios condutores temáticos em cada uma delas. Em Sarau, é a vida que se coloca em palco, por meio de memórias vívidas e capazes de gerar profundas reflexões existenciais. Homônima ao livro em estudo, Miserere: a súplica por excelência, com sua simbologia da cruz e proximidade da morte, enxergada na dubiedade de ausência e encontro eterno. Após a tempestade, pacificação e encontro em Pomar, cujos versos são repletos de cores e, sobretudo, sabores, manifestações da presença corpórea do Sagrado na vivência: o Deus silencioso que demonstra sua presença por meio das suas criaturas. Por fim, no forte poema apocalíptico, Aluvião está a entrega completa de si junto do reconhecimento do pecado como possiblidade de Graça e aproximação. Longe de esgotar sentidos ou desvendar a obra, buscou-se oferecer um percurso possível de leitura, a partir do olhar atento às composições poéticas, com especial atenção aos recursos poéticos empregados, os dizeres e os silêncios, as escolhas lexicais, os possíveis diálogos bíblicos, e os caminhos possíveis de interpretação, relacionando-os a eixos condutores de sentido. Em suma, observou-se uma escrita que muito se aproxima da mística, no sentido de comunhão profunda e apaixonada pela Face Sagrada, num convite à contemplação das manifestações cotidianas que permitirão ao eu-lírico confirmar: Deus nunca me abandonouAbstract: This research work deals with the most recent work by Adélia Prado, Miserere, published in 2013. Starting from a reading of selected poems, we seek to design the most recurrent and essential themes for the apprehension of the poetic composition particular to the book, highlighting what is most central to it. At first, the title already carries much of the meaning of the verses, bringing the character of prayer: the miserere nobis, recurrent in Catholic rituals, goes beyond the limits of religion and allows an apprehension of humanity as a community that experiences the joys and troubles of the experience earthly. That said, the voice of the poem calls, in his name and in favor of the other members of this community, for Divine Mercy, a sacred attribute related to compassion, help and care; all these characteristics related to a redeemer meaning, and also as an aid to the daily life of the experiences that, often, proves to be hard. Thus, prayer permeates the entire book, in a liturgical gesture, here assumed as a poetic act that brings up the relationship with the Divine and Sacramental features, since its core is in the Mystery and in its presence. Based on these assumptions, the research is constructed as a path in which each of the sections will be analyzed, in order to highlight the thematic conductors in each of them. In Sarau, it is life that takes place on stage, through vivid memories, capable of generating profound existential reflections. Homonymous with the book studied Miserere: the supplication par excellence, with its symbolism of the cross and proximity to death, seen in the dubiousness of absence and eternal encounter. After the storm, pacification and meeting in Pomar, whose verses are full of colors and, above all, flavors, manifestations of the corporeal presence of the Sacred in the experience: the silent God who shows his presence through his creatures. Finally, in the strong apocalyptic poem, Aluvião is the complete surrender of himself along with the recognition of sin as a possibility of Grace and closeness. Far from exhausting the senses or unraveling the work, we sought to offer a possible path of reading, based on an attentive look at poetic compositions, with special attention to the poetic resources employed, the sayings and the silences, the lexical choices, the possible biblical dialogues ,and the possible paths of interpretation, relating them to guiding axes of meaning. In short, there was a writing that is very close to mystique, in the sense of deep and passionate communion with the Sacred Face, in an invitation to contemplate the daily manifestations that will allow the lyrical self to confirm: God has never abandoned meMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestra em Teoria e História LiteráriaCAPES001[s.n.]Lopes, Marcos Aparecido, 1968-Villas Boas, AlexBingemer, Maria Clara LucchettiCano, JeffersonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariano, Julia Maria Terra, 1994-20202020-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 90 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640275MARIANO, Julia Maria Terra. Deus nunca me abandonou: uma leitura de Miserere, de Adélia Prado. 2020. 1 recurso online ( 90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640275. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1158084Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-08T14:52:20Zoai::1158084Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-08T14:52:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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