A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112 |
Resumo: | Orientador: Régis Henrique dos Reis Silva |
id |
UNICAMP-30_44641b6ae247799c90b7671ad5717233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1380528 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-críticaThe ideology of freedom in Brazilian educational policies from 2016 to 2018 : an analysis in the light of historical-critical pedagogyMovimento Escola Sem Partido (Brasil)LiberdadeEnsino médioBase Nacional Comum CurricularPedagogia histórico-críticaFreedom; High schoolNon-Partisan School (Brazil)Common National Curriculum BaseHistorical-critical pedagogyOrientador: Régis Henrique dos Reis SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo, de caráter histórico-filosófico, foi desenvolvido a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", precisamente a partir das linhas de pesquisa História das Políticas Educacionais no Brasil e Pedagogia Histórico-Crítica e Trabalho Educativo. Subvencionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a pesquisa se dedica às políticas educacionais que entraram em vigor durante o governo de Michel Temer (2016 a 2018) e a sua relação com a ideologia da liberdade relativa ao pensamento (neo) liberal. Consubstanciada na Pedagogia Histórico-Crítica, esta pesquisa analisa a categoria liberdade e suas diferentes acepções. Para tanto, considera a contrariedade entre o ideário (neo) liberal e o materialismo histórico-dialético, e toma como referência a liberdade materialista para desvelar o caráter mistificador da liberdade abstrata (idealista), própria da sociabilidade burguesa. Avalia que, diante do aprofundamento da crise do modo de produção capitalista, os representantes da ordem vigente reativam a ideologia da liberdade como dispositivo discursivo de convencimento da classe trabalhadora, a fim de intensificar as privações a que ela está submetida. À vista disso, a liberdade aparece associada à defesa de reformas tidas como indispensáveis à recomposição da hegemonia burguesa. A pesquisa observa, ainda, o caráter estrutural da atual crise do capital e a sua relação com a crise brasileira e, ao fazê-lo, evidencia as implicações da liberdade como ideologia nas reformas educacionais colocadas em curso após o golpe de 2016. Em suma, este estudo demonstra que a liberdade proclamada nas políticas educacionais atuais tem como objetivo produzir liberdade para o capital e privações para o trabalhador. O estudo considera, a partir do referencial do materialismo histórico-dialético, e do levantamento de fontes documentais e bibliográficas, que o "Novo" Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e o movimento Escola "Sem Partido" são partes importantes das reformas do Estado que tencionam a conformação social e a reprodução do mais-valor. As críticas explicitadas neste texto visam contribuir com as lutas pela superação do quadro estabelecido pelas políticas educacionais em evidência, bem como colaborar com um projeto de educação que, tal como sugere a pedagogia histórico-crítica, defenda a conquista da liberdade materialistaAbstract: This research, of a historical-philosophical nature, was developed from the Study and Research Group "History, Society and Education in Brazil", precisely from the lines of research History of Educational Policies in Brazil and Historical-Critical Pedagogy and Educational Work. Supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, the research is dedicated to the educational policies that came into force during Michel Temer's government (2016 to 2018) and their relationship with the ideology of freedom related to (neo) liberal thought.Embodied in Historical-Critical Pedagogy, this research analyzes the category of freedom and its different meanings. To this end, it considers the contradiction between (neo) liberal ideas and historical-dialectical materialism, and takes materialist freedom as a reference to reveal the mystifying character of abstract (idealist) freedom, typical of bourgeois sociability. It is noted that, faced with the deepening crisis of the capitalist mode of production, the representatives of the current order reactivate the ideology of freedom as a discursive device for convincing the working class, in order to intensify the deprivations to which it is subjected. From this point on, freedom appears associated with the defense of reforms seen as indispensable to the restoration of bourgeois hegemony.The research also observes the structural character of the current crisis of capital and its relationship with the Brazilian crisis and, in doing so, highlights the implications of freedom as an ideology in the educational reforms put in place after the 2016 coup. In short , this study argues that the freedom proclaimed in current educational policies aims to produce freedom for capital and deprivation for the worker. The study considers, based on the reference of historical-dialectic materialism, and the survey of documentary and bibliographical sources, that the "New" Secondary Education, the National Common Curricular Base and the "No Political Party" School movement are important parts of the reforms of the State that intends social conformation and the reproduction of surplus value. The criticisms explained in this text aim to contribute to the struggles to overcome the situation established by the educational policies in evidence and to collaborate with an education project that, as suggested by historical-critical pedagogy, defends the achievement of materialist freedomAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978-Saviani, DermevalLombardi, José ClaudineiAlves, Lidiane Teixeira XavierDuarte, NewtonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Robson, 1989-20232023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (382 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112MACHADO, Robson. A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2023. 1 recurso online (382 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380528Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380528porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T21:44:28Zoai::1380528Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-06T21:44:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica The ideology of freedom in Brazilian educational policies from 2016 to 2018 : an analysis in the light of historical-critical pedagogy |
title |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica Machado, Robson, 1989- Movimento Escola Sem Partido (Brasil) Liberdade Ensino médio Base Nacional Comum Curricular Pedagogia histórico-crítica Freedom; High school Non-Partisan School (Brazil) Common National Curriculum Base Historical-critical pedagogy |
title_short |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018 : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica |
author |
Machado, Robson, 1989- |
author_facet |
Machado, Robson, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Régis Henrique dos Reis, 1978- Saviani, Dermeval Lombardi, José Claudinei Alves, Lidiane Teixeira Xavier Duarte, Newton Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Robson, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Escola Sem Partido (Brasil) Liberdade Ensino médio Base Nacional Comum Curricular Pedagogia histórico-crítica Freedom; High school Non-Partisan School (Brazil) Common National Curriculum Base Historical-critical pedagogy |
topic |
Movimento Escola Sem Partido (Brasil) Liberdade Ensino médio Base Nacional Comum Curricular Pedagogia histórico-crítica Freedom; High school Non-Partisan School (Brazil) Common National Curriculum Base Historical-critical pedagogy |
description |
Orientador: Régis Henrique dos Reis Silva |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112 MACHADO, Robson. A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2023. 1 recurso online (382 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Robson. A ideologia da liberdade nas políticas educacionais brasileiras de 2016 a 2018: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2023. 1 recurso online (382 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17112. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380528 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (382 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189196930220032 |