Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790 |
Resumo: | Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
id |
UNICAMP-30_454714b5aabd05662422a1dee1dd02d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1165945 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentosTeaching prototypes in multiliteracies timesMaterial didáticoMultimídia interativaLíngua maternaMultiletramentosLetramentoDigital interactive coursewareInteractive multimediaNative languageMultiliteraciesNew literaciesOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa propõe-se a analisar, por meio da metodologia pesquisa-ação, uma experiência de utilização de material didático digital interativo, produzidos sob a perspectiva de Protótipos de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b), inserindo-a num conjunto de reflexões acadêmicas que, guardadas suas especificidades, objetivam discutir a constituição de elementos da prática docente nesse contexto. Este estudo consiste na continuidade da investigação da implementação desse tipo de material realizada em Lopes (2015). A pesquisa de 2015 debruçou-se sobre o contexto de escola privada, já a presente tem seu foco no contexto de escola pública de tempo integral. Para fundamentar a constituição dos Protótipos de ensino quanto às suas estruturas pedagógicas e a seus objetos de ensino, buscou-se, inicialmente, descrever o contexto contemporâneo mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, cujas práticas sociais, nos mais diversos âmbitos da vida humana, tornam-se cada vez mais permeadas por multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]) por e novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), e apresentar a concepção da pedagogia dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006 [2000]). Os resultados da análise da experiência de implementação de Protótipos de ensino foram divididos em duas etapas: as questões tecnológicas e as questões pedagógicas. A partir delas, foi possível construir algumas reflexões necessárias para constituição e implementação de um web currículo (ALMEIDA, 2014a, 2014b, 2019) e para o trabalho com tecnologias da informação e comunicação e com os gêneros contemporâneos em sala de aula. Ao término do estudo, constatou-se que a disponibilidade, manutenção e proficiência de uso tecnológico são questões fundamentais para a realização eficaz de um trabalho nos moldes propostos pelos Protótipos de ensino. Em relação às questões pedagógicas, o estudo evidenciou a relação entre a constituição dos materiais e a materialização do processo de ensino. Além disso, foi possível compreender aspectos importantes que necessitam de atenção na construção de materiais didáticos voltados para um web currículo para que, assim, o ensino neles baseados seja capaz proporcionar práticas que atendam às demandas contemporâneas de educação linguísticasAbstract: This research proposes to analyze through participant observation research methodology, the processes and conduct of teaching practice mediated interactive digital didactic material, produced from the perspective of teaching prototypes (ROJO, 2013, 2017a, 2017b). This study consists of the continuation of the investigation of the implementation of this kind of material carried out by Lopes (2015). The 2015 survey focused on the context of a private school, whereas this one focuses on the context of a full-time public school. To support the constitution of teaching prototypes regarding their pedagogical structures and teaching objects, we initially sought to describe the contemporary context mediated by new information and communication technologies, whose social practices, in the most diverse areas of human life , become increasingly permeated by multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]) and new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), and to present the concept of multiliteracies pedagogy (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006 [2000] ). The results of the analysis of the experience of implementing teaching prototypes were divided into two stages: technological issues and pedagogical issues. From them, it was possible to construct some reflections necessary for the constitution and implementation of a web curriculum (ALMEIDA, 2014a, 2014b, 2019) and for working with information and communication technologies and contemporary genres in the classroom. At the end of the study, it was found that the availability, maintenance, and proficiency of technological use are fundamental issues for the effective realization of a work along the lines proposed by the teaching prototypes. Regarding pedagogical issues, the study showed the relationship between the constitution of materials and the materialization of the teaching process. In addition, it was possible to understand important aspects that need attention in the construction of teaching materials aimed at a web curriculum so that, thus, the teaching based on them can provide practices that meet the contemporary demands of language educationDoutoradoLinguagem e EducaçãoDoutor em Linguística AplicadaCAPES001[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Barbosa, Jacqueline PeixotoPinheiro, Petrilson AlanCosta, Liliane Pereira da SilvaAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Jezreel Gabriel, 1987-20212021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (253 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165945Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-21T16:12:26Zoai::1165945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-21T16:12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos Teaching prototypes in multiliteracies times |
title |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
spellingShingle |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos Lopes, Jezreel Gabriel, 1987- Material didático Multimídia interativa Língua materna Multiletramentos Letramento Digital interactive courseware Interactive multimedia Native language Multiliteracies New literacies |
title_short |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
title_full |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
title_fullStr |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
title_full_unstemmed |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
title_sort |
Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos |
author |
Lopes, Jezreel Gabriel, 1987- |
author_facet |
Lopes, Jezreel Gabriel, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952- Barbosa, Jacqueline Peixoto Pinheiro, Petrilson Alan Costa, Liliane Pereira da Silva Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jezreel Gabriel, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Multimídia interativa Língua materna Multiletramentos Letramento Digital interactive courseware Interactive multimedia Native language Multiliteracies New literacies |
topic |
Material didático Multimídia interativa Língua materna Multiletramentos Letramento Digital interactive courseware Interactive multimedia Native language Multiliteracies New literacies |
description |
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-05-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790 LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790 |
identifier_str_mv |
LOPES, Jezreel Gabriel. Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos. 2021. 1 recurso online (253 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641790. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165945 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (253 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189175130324992 |