A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, Jorge Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113
Resumo: Orientador: Silvana Mabel Serrani
id UNICAMP-30_45f6ff1d521a2a1240b07cde88bf4e6b
oai_identifier_str oai::775670
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivaLiterature and the teaching of spanish to brazilian students : dram as the center of multidimensional-discursive practicesCurriculo multidimensional-discursivoLíngua espanhola - Estudo e ensinoLiteratura e ensino de línguasTeatro e ensino de línguasFormação de professoresMultidimensional-discursive curriculumTeaching of spanishLiterature and teaching of languagesDrama and teaching of languagesTeacher trainingOrientador: Silvana Mabel SerraniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Em nossa dissertação examinamos a apresentação de textos literários (tipos, quantidade e modos de exposição), em livros didáticos de Língua Espanhola para brasileiros (utilizados - e/ou indicados oficialmente para uso - no Ensino Médio), em função de um enfoque discursivo da linguagem (PECHEUX, 1990; ORLANDI, 1988 & 2008a; 2008b). Esse exame está pautado nos critérios curriculares multidimensional-discursivos e na perspectiva que sustenta a não dicotomia língua-literatura nas práticas de ensino de línguas (STERN, 1993; SERRANI, 2005, entre outros). Enfocando especialmente a presença do gênero teatral na análise, constatamos que o mesmo está ausente no corpus que analisamos e discutimos a pertinência de elementos específicos desse gênero como base para práticas verbais no ensino de língua estrangeira, em geral, e em espanhol para brasileiros, em particular. Assim, discutimos tópicos para a complementação de materiais didáticos de língua espanhola, conforme critérios multidimensional-discursivos, ilustrando especialmente com obras de teatro argentino. Constatamos em nossa investigação que, para a realização de uma prática de ensino conforme o currículo multidimensional-discursivo, tal incorporação do gênero teatral propicia mobilizações específicas do sujeito-aprendiz que possibilitam abordagens não estereotipadas ou descontextualizadas de conteúdos culturais no ensino de língua espanhola. Nas conclusões, apontamos conseqüências do estudo para cursos de capacitação continuada de professores de espanhol como língua estrangeiraAbstract: In this dissertation we examine the presentation of literary texts (types, amount and ways of exposition) in course books for the teaching of Spanish to brazilian students. We focus on books which are used or officially indicated to be used by Brazilian Senior High Schools. Our study is based on a discursive perspective of language (PECHEUX, 1990; ORLANDI, 1988 & 2008a; 2008b). The analysis is outlined by multidimensional-discursive curriculum criteria and by the perspective that defends non-dichotomy between language and literature in language teaching practices (STERN, 1993, SERRANI, 2005). Our analysis focussed especially on the presence of the theatrical genre in the course books, and we found out that this genre is not present in the corpus we analysed. We discuss the relevance of specific elements of theater as the basis for the development of verbal practices to the teaching of foreign languages in general, and Spanish to brazilians, more specifically. Thus, we discuss topics to the complementation of Spanish teaching materials, through multidimentional-discursive criteria, and we illustrate the proposal especially with dramatic works from Argentine theater. We found out that in order to achieve teaching practices in accordance with a multidimensional-discursive curriculum, the incorporation of the theatrical genre triggers especific mobilizations of the learning-subject. This enables non-stereotyped or decontextualized approaches to the teaching of Spanish. In our conclusions, we point out consequences of this study to in-service training courses for teachers of Spanish as a foreign languageMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Serrani, Silvana Mabel, 1955-Celada, María TeresaCastellanos Pfeiffer, Claudia ReginaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza Júnior, Jorge Rodrigues de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775670porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:46Zoai::775670Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
Literature and the teaching of spanish to brazilian students : dram as the center of multidimensional-discursive practices
title A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
spellingShingle A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
Souza Júnior, Jorge Rodrigues de
Curriculo multidimensional-discursivo
Língua espanhola - Estudo e ensino
Literatura e ensino de línguas
Teatro e ensino de línguas
Formação de professores
Multidimensional-discursive curriculum
Teaching of spanish
Literature and teaching of languages
Drama and teaching of languages
Teacher training
title_short A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
title_full A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
title_fullStr A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
title_full_unstemmed A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
title_sort A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
author Souza Júnior, Jorge Rodrigues de
author_facet Souza Júnior, Jorge Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Celada, María Teresa
Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, Jorge Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculo multidimensional-discursivo
Língua espanhola - Estudo e ensino
Literatura e ensino de línguas
Teatro e ensino de línguas
Formação de professores
Multidimensional-discursive curriculum
Teaching of spanish
Literature and teaching of languages
Drama and teaching of languages
Teacher training
topic Curriculo multidimensional-discursivo
Língua espanhola - Estudo e ensino
Literatura e ensino de línguas
Teatro e ensino de línguas
Formação de professores
Multidimensional-discursive curriculum
Teaching of spanish
Literature and teaching of languages
Drama and teaching of languages
Teacher training
description Orientador: Silvana Mabel Serrani
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113
SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113
identifier_str_mv SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
209 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189039156232192