A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113 |
Resumo: | Orientador: Silvana Mabel Serrani |
id |
UNICAMP-30_45f6ff1d521a2a1240b07cde88bf4e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::775670 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivaLiterature and the teaching of spanish to brazilian students : dram as the center of multidimensional-discursive practicesCurriculo multidimensional-discursivoLíngua espanhola - Estudo e ensinoLiteratura e ensino de línguasTeatro e ensino de línguasFormação de professoresMultidimensional-discursive curriculumTeaching of spanishLiterature and teaching of languagesDrama and teaching of languagesTeacher trainingOrientador: Silvana Mabel SerraniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Em nossa dissertação examinamos a apresentação de textos literários (tipos, quantidade e modos de exposição), em livros didáticos de Língua Espanhola para brasileiros (utilizados - e/ou indicados oficialmente para uso - no Ensino Médio), em função de um enfoque discursivo da linguagem (PECHEUX, 1990; ORLANDI, 1988 & 2008a; 2008b). Esse exame está pautado nos critérios curriculares multidimensional-discursivos e na perspectiva que sustenta a não dicotomia língua-literatura nas práticas de ensino de línguas (STERN, 1993; SERRANI, 2005, entre outros). Enfocando especialmente a presença do gênero teatral na análise, constatamos que o mesmo está ausente no corpus que analisamos e discutimos a pertinência de elementos específicos desse gênero como base para práticas verbais no ensino de língua estrangeira, em geral, e em espanhol para brasileiros, em particular. Assim, discutimos tópicos para a complementação de materiais didáticos de língua espanhola, conforme critérios multidimensional-discursivos, ilustrando especialmente com obras de teatro argentino. Constatamos em nossa investigação que, para a realização de uma prática de ensino conforme o currículo multidimensional-discursivo, tal incorporação do gênero teatral propicia mobilizações específicas do sujeito-aprendiz que possibilitam abordagens não estereotipadas ou descontextualizadas de conteúdos culturais no ensino de língua espanhola. Nas conclusões, apontamos conseqüências do estudo para cursos de capacitação continuada de professores de espanhol como língua estrangeiraAbstract: In this dissertation we examine the presentation of literary texts (types, amount and ways of exposition) in course books for the teaching of Spanish to brazilian students. We focus on books which are used or officially indicated to be used by Brazilian Senior High Schools. Our study is based on a discursive perspective of language (PECHEUX, 1990; ORLANDI, 1988 & 2008a; 2008b). The analysis is outlined by multidimensional-discursive curriculum criteria and by the perspective that defends non-dichotomy between language and literature in language teaching practices (STERN, 1993, SERRANI, 2005). Our analysis focussed especially on the presence of the theatrical genre in the course books, and we found out that this genre is not present in the corpus we analysed. We discuss the relevance of specific elements of theater as the basis for the development of verbal practices to the teaching of foreign languages in general, and Spanish to brazilians, more specifically. Thus, we discuss topics to the complementation of Spanish teaching materials, through multidimentional-discursive criteria, and we illustrate the proposal especially with dramatic works from Argentine theater. We found out that in order to achieve teaching practices in accordance with a multidimensional-discursive curriculum, the incorporation of the theatrical genre triggers especific mobilizations of the learning-subject. This enables non-stereotyped or decontextualized approaches to the teaching of Spanish. In our conclusions, we point out consequences of this study to in-service training courses for teachers of Spanish as a foreign languageMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Serrani, Silvana Mabel, 1955-Celada, María TeresaCastellanos Pfeiffer, Claudia ReginaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza Júnior, Jorge Rodrigues de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775670porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:46Zoai::775670Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva Literature and the teaching of spanish to brazilian students : dram as the center of multidimensional-discursive practices |
title |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
spellingShingle |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva Souza Júnior, Jorge Rodrigues de Curriculo multidimensional-discursivo Língua espanhola - Estudo e ensino Literatura e ensino de línguas Teatro e ensino de línguas Formação de professores Multidimensional-discursive curriculum Teaching of spanish Literature and teaching of languages Drama and teaching of languages Teacher training |
title_short |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
title_full |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
title_fullStr |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
title_full_unstemmed |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
title_sort |
A literatura no ensino de espanhol a brasileiros : o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva |
author |
Souza Júnior, Jorge Rodrigues de |
author_facet |
Souza Júnior, Jorge Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrani, Silvana Mabel, 1955- Celada, María Teresa Castellanos Pfeiffer, Claudia Regina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Jorge Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculo multidimensional-discursivo Língua espanhola - Estudo e ensino Literatura e ensino de línguas Teatro e ensino de línguas Formação de professores Multidimensional-discursive curriculum Teaching of spanish Literature and teaching of languages Drama and teaching of languages Teacher training |
topic |
Curriculo multidimensional-discursivo Língua espanhola - Estudo e ensino Literatura e ensino de línguas Teatro e ensino de línguas Formação de professores Multidimensional-discursive curriculum Teaching of spanish Literature and teaching of languages Drama and teaching of languages Teacher training |
description |
Orientador: Silvana Mabel Serrani |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113 SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113 |
identifier_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de. A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursiva. 2010. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613113. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 209 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189039156232192 |