Identificação e localização de danos em estruturas de concreto por meio de análise modal, experimental e numérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Lopes, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633734
Resumo: Orientador: Leandro Mouta Trautwein
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Paralelamente, desenvolveu-se uma formulação empírica, por meio de simulações em modelos numéricos, capaz de localizar danos em estruturas biapoiadas. O método denominado Diferença das Somatórias das Acelerações (DSA), baseou-se na diferença das amplitudes de aceleração entre estruturas intactas e com dano. Foram elaborados modelos experimentais e numéricos, representando a estrutura de uma ponte biapoiada. Estes são placas de concreto com 5 cm de altura, 150 cm de comprimento e largura de 50 cm, fixados nas extremidades sobre apoios de borracha. O modelo numérico foi elaborado no software de elementos finitos SAP2000® e calibrado com base nos resultados dos ensaios dos materiais e da monitoração dinâmica. Os modelos experimentais, intactos e com danos, foram submetidos à monitoração dinâmica e seus resultados foram analisados, por meio de funções de decomposição de sinais no domínio da frequência e do software ARTeMIS®. Através da comparação entre as respostas dinâmicas, experimentais e numéricas, dos modelos intactos e com dano, utilizando-se das técnicas de detecção de danos, foi possível determinar a existência e localização aproximada de um ou mais danos. O método desenvolvido (DSA), baseado na alteração da amplitude de aceleração, apresentou bons resultados na localização de um único dano e de danos múltiplosAbstract: This work presents the use of identification and localization damages techniques, by means of experimental and numerical dynamic analysis. For this purpose, were used a damage identification technique, based on the natural frequency changes, and the damage locating method through the Modal Curvature Difference (MCD). In parallel, an empirical formula was developed, by simulations in numerical models, able to locate damages in simply supported structures. The method called Acceleration Summation Difference (ASD) was based on the amplitude acceleration differences between intact and damage structures. Experimental and numerical models were elaborated, representing a structure of a simply supported bridge. These were a slab with 150 cm of span, 50 cm of width and 5 cm of thickness, made with reinforced concrete and supported on rubber bearing. The finite element model was developed by using SAP2000® software and calibrated based on the results of the material testing and dynamic monitoring. The experimental models, intact and damaged, were subjected to dynamic monitoring and their results were analyzed by means of signal decomposition functions in the frequency domain and with the ARTeMIS® software. By comparing the experimental and numerical dynamic responses, of intact and damaged models, using the damage detection techniques, it was possible to determine the existence and approximate location of one or more damages. The developed method (ASD), based on acceleration amplitude changes, presented good results in the location of single and multiple damagesMestradoEstruturas e GeotécnicaMestre em Engenharia Civil[s.n.]Trautwein, Leandro Mouta, 1977-Almeida, Luiz Carlos deSouza, Rafael Alves deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Rodrigo Lopes, 1986-20182018-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633734SILVA, Rodrigo Lopes. Identificação e localização de danos em estruturas de concreto por meio de análise modal, experimental e numérica . 2018. 1 recurso online ( 175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633734. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1010154Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-21T14:38:18Zoai::1010154Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-21T14:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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