Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Livia Andreosi, 1984-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818
Resumo: Orientador: Denise de La Corte Bacci
id UNICAMP-30_46baeee03bd07fb32660a6fb0e419ca0
oai_identifier_str oai::1014624
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogosNatural sciences geoscientific knowledge and pedagogical practices in the initial education of pedagoguesFormação inicial do professorPedagogia universitáriaEnsino de ciênciasEnsino superiorGeociênciasInitial educationPedagogyScience teachingCollege teachingScientific literacyOrientador: Denise de La Corte BacciTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa está inserida no contexto da formação inicial de licenciandos em Pedagogia, de uma faculdade privada no município de Osasco (SP), com foco em sua formação na área de Ciências Naturais. A proposta visou compreender, ao longo de dois anos, como os estudantes do curso de Pedagogia apreenderam técnicas e conceitos do ensino de Ciências Naturais para os anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa abordou as disciplinas formadoras na área de Ciências, oferecidas durante os três anos e meio de graduação, sendo elas: Biologia Educacional e Meio Ambiente; Educação, Meio Ambiente e Sociedade; Saúde e Educação; e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Ao planejar as aulas e atividades das disciplinas, a professora-pesquisadora tomou como base os pressupostos da alfabetização científica e do ensino por investigação, procurando envolver os estudantes em reflexões sobre conteúdos e formas de abordagem dos conhecimentos científicos. Ao planejar e realizar sua própria prática pedagógica, a professora-pesquisadora também se tornou uma agente relevante da pesquisa, pois a metodologia adotada derivou da sua formação em Geociências e Educação Ambiental, bem como dos saberes experenciais da prática docente, que se tornaram referenciais para a elaboração das aulas de Ciências no curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa apontam para uma grande deficiência na formação inicial de pedagogos na área de Ciências Naturais, no que se refere tanto aos conhecimentos específicos quanto didáticos deste campo do conhecimento. A pesquisa também procura indicar caminhos para superar tais deficiências na formação de pedagogosAbstract: The present research project is inserted in the context of initial education for Pedagogy graduates of a private college in the city of Osasco, SP and their education in the Natural Sciences area. The proposal aimed at understanding, over a two-year period, how the Pedagogy graduates digested teaching techniques and concepts for the early years of Natural Sciences fundamental education. The research approached the composing subjects in the Sciences area which were offered during the three-year graduation period, such as: Educational Biology and Environment, Education, Environment and Society, Health and Education, and Natural Sciences Teaching Methodology. For the classes and subject activities planning, the researcher teacher based herself on the assumptions of Scientific Literacy, and Investigative Teaching, trying to engage the students in reflections over contents and means of approaching scientific knowledge. While planning and carrying out her pedagogical practice, the researcher teacher also became a relevant agent of the research, because the adopted methodology derived from her graduation in Geosciences and Environment Education, as well as from the teaching practice experiential knowledge, which were taken as reference for the elaboration of Science classes for the Pedagogy students. The research results indicate a wide deficiency in the primary education of pedagogues in the Natural Sciences area with regard to the specific and didactic apprehension of that knowlegde field. The research also aims at indicating ways of overcoming such deficiencies in the education of pedagoguesDoutorado[s.n.]Bacci, Denise de La Corte, 1968-Gonçalves, Pedro WagnerPiranha, Joseli MariaMegid Neto, JorgeNeira, Marcos GarciaSilva, Rosana Louro FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSalvador, Livia Andreosi, 1984-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 221 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818SALVADOR, Livia Andreosi. Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos. 2018. 1 recurso online ( 221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014624Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T01:03:33Zoai::1014624Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-12-04T01:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
Natural sciences geoscientific knowledge and pedagogical practices in the initial education of pedagogues
title Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
spellingShingle Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
Salvador, Livia Andreosi, 1984-
Formação inicial do professor
Pedagogia universitária
Ensino de ciências
Ensino superior
Geociências
Initial education
Pedagogy
Science teaching
College teaching
Scientific literacy
title_short Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
title_full Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
title_fullStr Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
title_full_unstemmed Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
title_sort Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos
author Salvador, Livia Andreosi, 1984-
author_facet Salvador, Livia Andreosi, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bacci, Denise de La Corte, 1968-
Gonçalves, Pedro Wagner
Piranha, Joseli Maria
Megid Neto, Jorge
Neira, Marcos Garcia
Silva, Rosana Louro Ferreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Livia Andreosi, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial do professor
Pedagogia universitária
Ensino de ciências
Ensino superior
Geociências
Initial education
Pedagogy
Science teaching
College teaching
Scientific literacy
topic Formação inicial do professor
Pedagogia universitária
Ensino de ciências
Ensino superior
Geociências
Initial education
Pedagogy
Science teaching
College teaching
Scientific literacy
description Orientador: Denise de La Corte Bacci
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818
SALVADOR, Livia Andreosi. Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos. 2018. 1 recurso online ( 221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818
identifier_str_mv SALVADOR, Livia Andreosi. Conhecimentos geocientíficos e práticas pedagógicas em ciências naturais na formação inicial de pedagogos. 2018. 1 recurso online ( 221 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633818. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014624
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 221 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189125900730368