Avaliação da capacidade de suporte de solos "in situ" em obras viarias atraves do Cone de Penetração Dinamica : estudo experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Carolina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602801
Resumo: Orientador: Cassio Eduardo Lima de Paiva
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spelling Avaliação da capacidade de suporte de solos "in situ" em obras viarias atraves do Cone de Penetração Dinamica : estudo experimentalEvaluation of in-situ bearing capacity of soils in road buildngs through the Dynamic Cone Penetrometer : experimental studyPavimentosSolos tropicaisMecânica do soloPenetrometroEstradas - Projetos e construçãoRodoviasEngenharia rodoviáriaPesquisa rodoviariaSistema viárioLateritaPavementsTropical soilSoil mechanicsPenetrometerRoad constructionRoadsRoad engineeringRoad researchSystem roadwayLateriteDCPCBRSubgradeStrenghtOrientador: Cassio Eduardo Lima de PaivaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Esta pesquisa procurou estabelecer uma correlação entre os valores de capacidade de suporte resultantes dos ensaios CBR (Califórnia Bearing Ratio) versus DCP (Dynamic Cone Penetrometer), realizados com o solo proveniente de vias não-pavimentadas dentro do Campus da UNICAMP, situado em Campinas, São Paulo. O Cone de Penetração Dinâmica (DCP) é caracterizado como um equipamento simples, portátil e de baixo custo, cujo ensaio revela ser praticamente não-destrutivo. Com ele é possível determinar o perfil de resistência de camadas de solo compactadas ou em seu estado natural, controlar a execução de obras viárias e avaliar estruturas de pavimentos. Uma investigação do solo através de ensaios DCP e CBR conduziu ao desenvolvimento de modelos de regressão, correlacionando a capacidade de suporte obtida através de ensaios ¿in situ¿ com o auxílio do DCP, e ensaios de laboratório utilizando o ensaio de CBR e DCP. Através das informações contidas na literatura técnica, dos procedimentos experimentais efetuados e das análises de regressão realizadas, ficou evidenciado o relacionamento entre o DCP e o CBR, validando as correlações estabelecidas e propondo modelos próprios, aumentando a confiabilidade dos resultados dos ensaios DCP para avaliação da capacidade de suporte de solosAbstract: This research establishes a correlation among the strength or supporting values of the tests: CBR (California Bearing Ratio) versus DCP (Dynamic Cone Penetrometer), accomplished with the soil originating from no-paved roads inside of the Campus of UNICAMP. The Cone of Dynamic Penetration (DCP) it is characterized as an equipment simple, portable and of low cost, whose tests reveals to be practically no-destructive. DCP test determines the profile of resistance of soil layers compacted or in your natural state, to control the execution of road buildings and to evaluate structures of pavements. An investigation of the soil through DCP and CBR tests led to the development of regression models, correlating the strength measures obtained through in-situ tests with the aid of DCP and laboratory tests using the CBR and DCP. Through the information contained in the technical literature, of the made experimental procedures and of the regression analyses accomplished, the relationship was evidenced between DCP and CBR, validating the established correlations and proposing own models, increasing the reliability of the results of the DCP tests for determining strength values of soilsMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-Fortes, Rita MouraTriches, GlicerioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBerti, Carolina20052005-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602801BERTI, Carolina. Avaliação da capacidade de suporte de solos "in situ" em obras viarias atraves do Cone de Penetração Dinamica: estudo experimental. 2005. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602801. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368791porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:33:18Zoai::368791Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:33:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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