Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577 |
Resumo: | Orientador: Jose Armando Valente |
id |
UNICAMP-30_47b4aad074e57afdb9c6467d9d68d520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::346868 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da InternetInformática na educaçãoLetramento digitalInternet na educaçãoLetramentoAprendizagemInformatics in educationDigital literacyInternet in educationLiteracyLearningOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Numa sociedade ligada à modernidade tecnológica, a população analfabeta fica distante das novas demandas culturais e isso compromete sua cidadania. Com o objetivo de investigar o processo de apropriação de uso da Internet por indivíduos analfabetos, partindo da perspectiva do letramento digital, este estudo procurou analisar as estratégias utilizadas por duas adultas analfabetas na prática de uso da Internet. A base teórica utilizada articula três eixos temáticos: Internet na Educação, Educação e Letramento. A idéia que norteia essa pesquisa é que um indivíduo analfabeto, através do letramento oferecido pelos eventos de uso da Internet, seria capaz de iniciar um processo de apropriação de uso e, conseqüentemente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados analisados evidenciaram que essa apropriação é possível, porém há necessidade de uma mediação, através de pistas, que propiciem a associação da linguagem digital aos seus cotidianos. A linguagem digital, no contexto de uso da Internet, deve oferecer um sentido mais representativo para o usuário analfabeto, favorecendo uma apropriação mais eficiente das formas de comunicação e dos recursos relacionados à interface da Internet. Pôde-se observar, diante das dificuldades apresentadas pelas participantes, que o suporte dado pela linguagem metafórica apresentada pelos ícones e legendas nem sempre possibilitou um sentido adequado às suas funções, como também se apresenta de forma distante de suas realidades. Em termos das estratégias de apropriação, os usos de metáforas e analogias foram essenciais para a compreensão e a interpretação dos eventos. Em suma, os letramentos exigidos, para uma utilização mais autônoma da Internet pelos analfabetos, não só dependem do fator de saber ler e escrever. Este pode favorecer uma apropriação mais rápida, mas ainda faz-se necessária a instauração da junção do interesse 'significativo' com uma interface humano-computador que lhes dê as condições necessárias à sua apropriação, como também, o estabelecimento da possibilidade ao acesso cotidiano dessas tecnologiasAbstract: In a society linked to technological modernity, the unschooled population is excluded from new cultural demands and this affects their citizenship. With the objective of investigating the process of appropriating the Internet by unschooled individuals, utilizing the digital literacy perspective, this study tried to analyze the strategies used by two unschooled adults in the practical use of the Internet. The theoretical basis considers three thematic axes: Internet in Education, Education and Literacy. The hypothesis is that an unschooled individual, through literacy offered by the use of the Internet, would be able to begin an appropriation process of this technology and, consequently, the learning process of reading and writing. The analysis of the data shows that this appropriation is possible, however, it is necessary to mediate the interaction through hints that facilitate association of the digital language with the subjects¿ everyday life. The ¿digital language¿, in the Internet use context, should offer a more representative meaning for the unschooled, facilitating a more efficient appropriation of its communication forms and resources regarding the Internet interfaces. It could be observed, as the subjects faced difficulties, that the support given by metaphoric language presented by icons and captions did not always trigger an adequate meaning to their functions and were distant to the subjects¿ realities. In terms of appropriation strategies, the metaphors and analogies used were essential for events' comprehension and interpretation. In short, literacy demanded for a more autonomous utilization of the Internet by the unschooled person, does not only depend on knowing how to read and to write. This can favor a faster appropriation, but it is still necessary to have the combination of significant interest with a human-computer interface that gives them the necessary terms for their appropriation as well as the possibility of everyday access of these technologiesMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Iva Autina Cavalcante Lima20052005-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346868porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-11T17:19:26Zoai::346868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2016-02-11T17:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
title |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
spellingShingle |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet Santos, Iva Autina Cavalcante Lima Informática na educação Letramento digital Internet na educação Letramento Aprendizagem Informatics in education Digital literacy Internet in education Literacy Learning |
title_short |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
title_full |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
title_fullStr |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
title_full_unstemmed |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
title_sort |
Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet |
author |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima |
author_facet |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, José Armando, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Letramento digital Internet na educação Letramento Aprendizagem Informatics in education Digital literacy Internet in education Literacy Learning |
topic |
Informática na educação Letramento digital Internet na educação Letramento Aprendizagem Informatics in education Digital literacy Internet in education Literacy Learning |
description |
Orientador: Jose Armando Valente |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577 SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 176p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188927127420929 |