Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Iva Autina Cavalcante Lima
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_47b4aad074e57afdb9c6467d9d68d520
oai_identifier_str oai::346868
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da InternetInformática na educaçãoLetramento digitalInternet na educaçãoLetramentoAprendizagemInformatics in educationDigital literacyInternet in educationLiteracyLearningOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Numa sociedade ligada à modernidade tecnológica, a população analfabeta fica distante das novas demandas culturais e isso compromete sua cidadania. Com o objetivo de investigar o processo de apropriação de uso da Internet por indivíduos analfabetos, partindo da perspectiva do letramento digital, este estudo procurou analisar as estratégias utilizadas por duas adultas analfabetas na prática de uso da Internet. A base teórica utilizada articula três eixos temáticos: Internet na Educação, Educação e Letramento. A idéia que norteia essa pesquisa é que um indivíduo analfabeto, através do letramento oferecido pelos eventos de uso da Internet, seria capaz de iniciar um processo de apropriação de uso e, conseqüentemente, a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados analisados evidenciaram que essa apropriação é possível, porém há necessidade de uma mediação, através de pistas, que propiciem a associação da linguagem digital aos seus cotidianos. A linguagem digital, no contexto de uso da Internet, deve oferecer um sentido mais representativo para o usuário analfabeto, favorecendo uma apropriação mais eficiente das formas de comunicação e dos recursos relacionados à interface da Internet. Pôde-se observar, diante das dificuldades apresentadas pelas participantes, que o suporte dado pela linguagem metafórica apresentada pelos ícones e legendas nem sempre possibilitou um sentido adequado às suas funções, como também se apresenta de forma distante de suas realidades. Em termos das estratégias de apropriação, os usos de metáforas e analogias foram essenciais para a compreensão e a interpretação dos eventos. Em suma, os letramentos exigidos, para uma utilização mais autônoma da Internet pelos analfabetos, não só dependem do fator de saber ler e escrever. Este pode favorecer uma apropriação mais rápida, mas ainda faz-se necessária a instauração da junção do interesse 'significativo' com uma interface humano-computador que lhes dê as condições necessárias à sua apropriação, como também, o estabelecimento da possibilidade ao acesso cotidiano dessas tecnologiasAbstract: In a society linked to technological modernity, the unschooled population is excluded from new cultural demands and this affects their citizenship. With the objective of investigating the process of appropriating the Internet by unschooled individuals, utilizing the digital literacy perspective, this study tried to analyze the strategies used by two unschooled adults in the practical use of the Internet. The theoretical basis considers three thematic axes: Internet in Education, Education and Literacy. The hypothesis is that an unschooled individual, through literacy offered by the use of the Internet, would be able to begin an appropriation process of this technology and, consequently, the learning process of reading and writing. The analysis of the data shows that this appropriation is possible, however, it is necessary to mediate the interaction through hints that facilitate association of the digital language with the subjects¿ everyday life. The ¿digital language¿, in the Internet use context, should offer a more representative meaning for the unschooled, facilitating a more efficient appropriation of its communication forms and resources regarding the Internet interfaces. It could be observed, as the subjects faced difficulties, that the support given by metaphoric language presented by icons and captions did not always trigger an adequate meaning to their functions and were distant to the subjects¿ realities. In terms of appropriation strategies, the metaphors and analogies used were essential for events' comprehension and interpretation. In short, literacy demanded for a more autonomous utilization of the Internet by the unschooled person, does not only depend on knowing how to read and to write. This can favor a faster appropriation, but it is still necessary to have the combination of significant interest with a human-computer interface that gives them the necessary terms for their appropriation as well as the possibility of everyday access of these technologiesMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Iva Autina Cavalcante Lima20052005-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346868porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-11T17:19:26Zoai::346868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2016-02-11T17:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
title Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
spellingShingle Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima
Informática na educação
Letramento digital
Internet na educação
Letramento
Aprendizagem
Informatics in education
Digital literacy
Internet in education
Literacy
Learning
title_short Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
title_full Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
title_fullStr Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
title_full_unstemmed Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
title_sort Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
author Santos, Iva Autina Cavalcante Lima
author_facet Santos, Iva Autina Cavalcante Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Iva Autina Cavalcante Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Letramento digital
Internet na educação
Letramento
Aprendizagem
Informatics in education
Digital literacy
Internet in education
Literacy
Learning
topic Informática na educação
Letramento digital
Internet na educação
Letramento
Aprendizagem
Informatics in education
Digital literacy
Internet in education
Literacy
Learning
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577
SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet. 2005. 176p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
176p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188927127420929