Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200 |
Resumo: | Orientadores: Vânia Maria Nunes dos Santos, Fernanda Keila Marinho da Silva |
id |
UNICAMP-30_4805e52c0c9452452c47d5e53f82f7ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::847307 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental IIProduction the narrative text is described by geosciences activities with students of elementaryEducação - Trabalhos de campoProdução de textosNarrativasField workProduction of textsNarrativesOrientadores: Vânia Maria Nunes dos Santos, Fernanda Keila Marinho da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O presente estudo pretende analisar as narrativas sobre o local de vivência que foram produzidas por crianças/alunos que tiveram a oportunidade de participar de um projeto com temática ambiental. O objetivo principal é investigar em que medida e de que maneira a produção de textos, com ênfase em narrativas e descrições propiciadas por trabalhos de campo, contribuiu para a compreensão da realidade socioambiental local. Esta pesquisa foi realizada por estudantes do 6º ano, do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Campinas, SP. Pretende-se também, ressaltar a importância da contextualização dos conteúdos articulando-os com o local de vivência dos alunos, possibilitando a compreensão dos conceitos científicos e cotidianos. Consideramos também, as discussões e reflexões sobre os trabalhos de campo realizado como mais um procedimento metodológico importante em sala de aula.Tecemos consideração sobre o referencial teórico em diálogo com a prática sobre a pesquisa ação colaborativa, concepção do professor reflexivo e a interdisciplinaridade. O olhar para a linguagem nesse contexto possibilitou trazer elementos da Língua Portuguesa para que possamos refletir um pouco mais sobre o ensino interdisciplinar, neste caso com as Geociências, para a educação básica. Isso significa ampliar as possibilidades para o tratamento dos enfrentamentos dos problemas socioambientais de forma mais integrada na escola. Por considerar que essa reflexão é social e ocorre na interação dos sujeitos, este estudo está alicerçado na perspectiva sócio histórica do desenvolvimento humano. E por fim, apontamos contribuição da Teoria de Dialogismo e Enunciação de Bakhtin, para as produções de texto na escola o estatuto da narração e da descrição para os estudos do local/ambiente. Este trabalho vincula-se ao projeto FAPESP Ensino Público intitulado, "Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Politicas Públicas"Abstract: The present study aims to analyze the narratives about the place of living that were produced by children / students who have had the opportunity to participate in a project focusing on environmental issues. The main objective is to investigate to what extent and how the production of texts, with emphasis on narratives and descriptions offered by field work, contributed to the understanding of local socio-environmental reality. This research was conducted by students of the 6th year of elementary school II of a public school in Campinas. The aim is also to emphasize the importance of contextualization of the content linking them with the experience of local students, enabling the understanding of scientific concepts and every day. We also consider the discussions and reflections on the fieldwork carried out as a more important methodological approach in the classroom. We made assumptions about the theoretical framework in dialogue with the practice of collaborative action research, design and interdisciplinary of the reflective teacher. The look at the language in this context allowed to bring elements of the Portuguese language so that we can reflect a little more about the interdisciplinary education, in this case with the Geosciences, for basic education. This means broadening the possibilities for the treatment of clashes of social and environmental problems in a more integrated school. Considering that this process is social and occurs in the interaction of the subjects, this study is grounded in socio-historic perspective of human development. Finally, we point out the contribution of Enunciation and dialogical theories of Bakhtin, for the production of school text on the status of narration and description to the site studies / environment. This work is linked to the FAPESP Public Education entitled, "Developing knowledge and school curriculum related to science, society and the environment in primary education with emphasis on regionalization from the results of project public policyMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Santos, Vânia Maria Nunes dos, 1961-Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Bacci, Denise de La CorteSalvi, Rosana FigueiredoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Valdete Ramos de Oliveira, 1974-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200MELO, Valdete Ramos de Oliveira. Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847307porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:26Zoai::847307Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II Production the narrative text is described by geosciences activities with students of elementary |
title |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II Melo, Valdete Ramos de Oliveira, 1974- Educação - Trabalhos de campo Produção de textos Narrativas Field work Production of texts Narratives |
title_short |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
title_full |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
title_sort |
Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II |
author |
Melo, Valdete Ramos de Oliveira, 1974- |
author_facet |
Melo, Valdete Ramos de Oliveira, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Vânia Maria Nunes dos, 1961- Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975- Bacci, Denise de La Corte Salvi, Rosana Figueiredo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Valdete Ramos de Oliveira, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Trabalhos de campo Produção de textos Narrativas Field work Production of texts Narratives |
topic |
Educação - Trabalhos de campo Produção de textos Narrativas Field work Production of texts Narratives |
description |
Orientadores: Vânia Maria Nunes dos Santos, Fernanda Keila Marinho da Silva |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200 MELO, Valdete Ramos de Oliveira. Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200 |
identifier_str_mv |
MELO, Valdete Ramos de Oliveira. Produção de textos narrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II. 2011. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617200. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 136 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189070970028032 |