Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juz, Breno de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613742
Resumo: Orientador: José Alves de Freitas Neto
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spelling Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)Cinematic representationsof the crisis in Argentina (1999-2004)Cinema argentino - História - 1999-2004Cinema e históriaRepresentação cinematográficaCultura no cinemaArgentine cinema - History - 1999-2004History and moving-picturesCinematic representationCulture in motion picturesOrientador: José Alves de Freitas NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma exemplar e instigante renovação da linguagem. A isso se soma a viabilização de produção independente calcada no baixo orçamento. A retomada da produção vivida pelo cinema argentino na virada de século XXI foi simultânea à crise social, econômica e institucional ocorrida a partir de dezembro de 2001. Este fato potencializou as significações do nuevo cine argentino devido à capacidade de diálogo que certas obras apresentaram em relação ao momento histórico vivido pelo país. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de obras referenciais, as representações da Argentina no cinema argentino contemporâneo, investigando quais as estruturas narrativas e estilos cinematográficos foram utilizados na construção dessas obras e da crise por elas representadas. Busca-se também perceber os sujeitos, tramas, relações com os espaços e instituições escolhidos no constructo da Argentina contemporânea e sua crise. Com isso, é possível analisar a historicidade dessa cinematografia, e os desdobramentos implicados nas representações construídas pela escrita cinematográficaAbstract: In the late 1990s and early twenty-first century, the Argentine cinema has experienced a vigorous recovery in its national production in which there was the emergence of new filmmakers who won several awards at festivals and got a wide world repercussions and notoriety. This cinema has attracted the interest from critics and audiences for a variety of factors, among which we highlight an exemplary and exciting renewal of its language. In addition, the viability of independent production grounded on low costs. This resumption of production experienced by the Argentine cinema at the turn of the century was simultaneously a social, economic and institutional crisis occurred in December 2001. This fact has enhanced the meanings of Argentine nuevo cine because of the capacity of dialoguing that certain works presented in relation to the historical moment experienced by the country. Thus, this dissertation aims to analyze, using reference works, the representations of contemporary Argentine cinema in Argentina, investigating which narrative structures and cinematographic styles were used in the construction of these works and the crisis that they represent. The aim is also to understand the subjects, plots, spaces and relations with the institutions selected in the construct of contemporary Argentina and its crisis. Thus, it is possible to analyze the historicity of this cinema, and the ramifications involved in the representations constructed by cinematographic writingMestradoHistória CulturalMestre em História[s.n.]Freitas Neto, José Alves de, 1971-Schiavinatto, Iara LísSilva, Paulo Renato daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJuz, Breno de Souza2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613742JUZ, Breno de Souza. Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004). 2010. 170 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613742. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779611porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:37Zoai::779611Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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